Habitat: Habitam em rios, lagos e lagoas. Alimentação: Vegetais aquáticos e caramujos. Reprodução: Ovíparo (aproximadamente 20 ovos). Expectativa de Vida em Cativeiro: Aproximadamente 90 anos.
Sua alimentação é rica em sementes, frutos, raízes, insetos, crustáceos e moluscos. Esta espécie prefere os rios de águas escuras com correntes fracas.
Os machos são menores que as fêmeas, porém com a cauda maior. As membranas entre seus dedos facilitam a natação. Esse animal habita rios de águas claras e escuras, lagos, pântanos, brejos e lagoas, passando a maior parte do tempo na água, saindo por algumas horas durante o “banho de sol” e na época da desova.
Além dos habitats, características morfológicas também distinguem estes animais: em relação aos demais, o casco do jabuti é mais alto e bastante pesado. Em contraste, tartarugas e cágados têm cascos hidrodinâmicos: mais leves e num formato que os ajuda a não afundar na água e nadar com velocidade e agilidade.
A criação de quelônios com finalidade comercial é permitida por meio da Instrução normativa IBAMA n° 169/2008. O tracajá (Podocnemis unifilis) e a tartaruga-da-Amazônia (Podocnemis expansa) são espécies com potencial para exploração zootécnica.
tudo sobre a tartaruga tracajá, explicação completa sobre a tracajá
Quantos anos vive um tracajá?
Habitat: Habitam em rios, lagos e lagoas. Alimentação: Vegetais aquáticos e caramujos. Reprodução: Ovíparo (aproximadamente 20 ovos). Expectativa de Vida em Cativeiro: Aproximadamente 90 anos.
Isso porque, enquanto na água, a maior locomoção da tartaruga facilita o consumo de pequenos peixes e crustáceos, em meio terrestre eles se alimentam principalmente de vegetais.
As fêmeas são maiores e apresentam o plastrão, inferior da carapaça, ligeiramente convexo, a fim de propiciar maior espaço aos ovos. Já nos machos o plastrão é ligeiramente côncavo, para se ajustar melhor sobre a fêmea durante o acasalamento.
🌳 O tracajá (Podocnemis unifilis) é uma espécie parente da tartaruga. No Brasil, ocorre principalmente na região Norte e em áreas das regiões Centro-Oeste e Nordeste.
Quando inicia o verão, nos meses de junho e julho, os tracajás machos e fêmeas se reúnem nos lagos, onde se pode ver muitos boiando. Quando a fêmea encontra o macho ela engravida e vai produzir ovos.
Frutas: maçã e pera, manga, tomate, goiaba, pêssego, uva, caqui, banana e mamão; Proteína de origem animal: ovo cozido, pequenos crustáceo e larvas de insetos, sempre em pequena quantidade.
verduras escuras, como o almeirão, o brócolis, a couve, e escarola, a rúcula e o espinafre; legumes, como o pepino, a abobrinha e a cenoura; frutas, como a maçã, a pera, a manga, o tomate, a banana e o mamão; proteínas, como o ovo cozido e os crustáceos.
Lembrando sempre que a base da dieta desse pet deve ser composta por verduras folhosas, como alface e rúcula. Frutas, como o tomate, devem compor apenas 10% da dieta, oferecendo um saboroso complemento rico em vitaminas e minerais.
São essencialmente herbívoros, alimentando-se de plantas aquáticas (aguapé), ervas, frutas e todo tipo de material alóctone, mas ocasionalmente comem pequenos animais, como moluscos, crustáceos, ovas de peixe e até carniça.
Em geral, a maioria das tartarugas aquáticas dormem debaixo de água entre 4 a 7 horas. Durante este tempo, a tartaruga virá à superfície por um momento, irá repor o seu suprimento de ar, e vai retomar o seu sono.
Lembre-se de deixar o espaço aquecido com luz ultravioleta. Esse espaço deve ser higienizado periodicamente, para evitar que a sujeira leve a problemas de saúde para ela. Limpe as fezes, faça a limpeza e a troca da água e retire restos de comida. Esses são pontos fundamentais sobre como cuidar de tartaruga.
Originária de uma espécie de quelônio encontrado em rios e lagos da região amazônica, o tracajá é considerado um prato exótico, especialmente apreciado por comunidades locais. Com um sabor único e textura macia, a carne de tracajá é preparada de diversas maneiras, como cozida, assada ou em caldeiradas.
As tartarugas em crescimento devem alimentar-se todos os dias, mas as adultas podem comer cada dia e meio. A forma na qual as tartarugas comem melhor é colocando a comida diretamente na água, mas pode ser bastante sujo e estragar a água do aquário.
O óleo extraído da gordura da tartaruga-da-amazônia está sendo usado para fabricar produtos de beleza, como xampus, sabonetes e hidratantes. O principal uso comercial do bicho, até agora, era a produção de carne para pratos tradicionais, como a sopa de tartaruga.