Em cativeiro, algumas vivem por aproximadamento 9 anos, tempo variável de acordo com a espécie, mas sabe-se que na natureza, devido ao maior número de predadores, o tempo de vida é muito menor.
A expectativa de vida de uma lagartixa pode variar entre três a cinco anos. Além das casas humanas, a espécie arbórea e terrestre habita árvores e é solitária e territorial.
Isso porque, ter lagartixa livremente nas paredes de sua casa é um bom sinal. Elas são uma grande aliada para o controle de pragas domésticas, já que o réptil se alimenta de aranhas, traças, baratas e mosquitos.
Durante o dia ela esconde-se em uma rachadura na parede e tetos ou atrás dos móveis, para fugir do calor. À noite ela sai para sua caçada, passeia pelas paredes, portas e janelas a procura de suas presas.
Uma ótima dica para afastar lagartixas de casa é usar o aroma de óleos essenciais. Um dos melhores e mais eficazes é a citronela, que espanta também insetos com bastante eficácia.
As lagartixas são animais que adoram locais úmidos e escuros para se esconderem. Por isso, é importante fazer a vedação de fissuras e rachaduras nas paredes. Além disso, vedar frestas em portas e janelas ajuda a manter o animal do lado de fora da sua casa.
A reprodução das lagartixas é ovípara. Geralmente, as fêmeas põe entre um ou dois ovos. Na natureza, elas depositam seus ovos entre cascas de árvores ou na terra. Nas casas, qualquer fresta um pouco úmida, como pequenas fissuras ou frestas de janelas, já é local adequado.
A presença destes animais em casa pode ser observado como algo positivo. Ao visitarem o seu lar, elas levam energias positivas, limpas e saudáveis, que pode ser um prenúncio de que as coisas vão bem para você e sua família.
Apesar do mito que as acompanha, as lagartixas não são sugadoras de sangue e nem representam risco aos seres humanos. Pelo contrário, se alimentam de frutas, aranhas, escorpiões e insetos, como os mosquitos (até mesmo o da dengue), moscas e baratas, controlando essas populações.
A visão dessa espécie é bastante especializada, fazendo com que os animais consigam enxergar longe. Aliás, é importante dizer que os lagartos enxergam mais cores do que os seres humanos. Estes animais possuem quatro tipos de cones, as células que diferenciam as cores na visão.
A reprodução é ovípara. Geralmente, as fêmeas põe entre 1 ou 2 ovos e guardam em cascas de árvores ou fendas em pedras. Existem mais de 400 espécies de lagartixas nas regiões quentes do mundo.
Existem diversos repelentes que podem ser utilizados para espantar lagartixas sem causar danos a elas. Por exemplo, o uso de óleos essenciais como o de hortelã-pimenta, citronela e lavanda pode ser eficaz para afastar esses répteis.
Quando a lagartixa dá um passo, há um deslocamento de elétrons entre os átomos da pata da lagartixa e os átomos da superfície parede, gerando uma força de atração intermolecular que a mantém grudada na vertical. Esta força de adesão da lagartixa é a seco.
Uma lagartixa caça e se alimenta de centenas de moscas e mosquitos em apenas uma noite. Os insetos tendem a ficar próximos à luz, então, é muito comum observá-la bem perto desse local, já que terá um farto banquete ali.
Naftalina: Pelo menos motivo das cebolas, elas espantam a lagartixa devido ao odor. Água Gelada: A água gelada é um agente paralisante da lagartixa. Ela fica imobilizada por tempo suficiente para que você se livre dela. Penas de Pavão: Para as lagartixas, se trata da possibilidade de haver um predador natural no local.
A lagartixa gosta de lugares quentes, pois não consegue manter a temperatura em seu corpo, que é sempre igual à do ambiente ao qual se encontra. Elas vivem até 8 anos, e sua reprodução pode ocorrer mais de uma vez por ano, onde cada fêmea da origem a 2 ovos com cerca de 10mm de diâmetro por ninhada.
Lagartixas têm veneno? A lagartixa doméstica não possui veneno. Respondendo a outra dúvida muito comum, elas também não mordem nem atacam seres humanos e outros animais, contando com uma estratégia bastante peculiar para se defenderem de predadores. Por isso, não precisa ter medo!
"Pelo contrário, as lagartixas são animais que trazem benefícios, pois se alimentam de insetos como moscas, pequenas mariposas, traças e mosquitos - inclusive o mosquito transmissor da dengue", afirma.
Ao contrário do que muita gente pensa, essa habilidade não tem nada a ver com o mecanismo das "ventosas". Na verdade, quando as patas das lagartixas entram em contato com superfícies lisas, ocorre um tipo de "magnetismo" natural, controlado pelo animal.
Rico em óleos essenciais, o manjericão repele alguns animais indesejados. A pequena lagartixa, por exemplo, não suporta o cheiro da erva e fica bem longe dela.
O que é a Platinosomose? A "doença da lagartixa" é uma parasitose comum em felinos, resultante do hábito natural de caça. O parasita causador é o Platinosoma, que é transportado por répteis, como lagartixas e sapos, que não adoecem com a infecção, mas o carregam em seu organismo e o disseminam através de suas fezes.