Considerando-se que a sobrevida do portador de demência com corpos de Lewy é em torno de cinco anos26, é esperado que o tempo de cuidador não seja longo.
A demência com corpos de Lewy se apresenta com declínio cognitivo, alucinações visuais recorrentes, flutuação no estado cognitivo, sinais parkinsonianos extrapiramidais, sensibilidade aumentada ao uso de neurolépticos. Ao exame neuropatológico, presença de corpos de Lewy em regiões corticais e subcorticais.
Nos estágios iniciais, os sintomas de demência podem ser mínimos, mas pioram conforme a doença causa mais danos ao cérebro. A taxa de progresso da doença é variável conforme a pessoa, contudo, pessoas portadoras de Alzheimer vivem em média até oito anos após o início dos sintomas.
O que é a Demência de Corpos de Lewy? A Demência de Corpos de Lewy é causada pela degeneração e morte das células nervosas do cérebro. O nome deriva da presença de estruturas esféricas anormais, denominadas por corpos de Lewy, que se desenvolvem dentro das células nervosas.
Importante: Nos casos mais graves do Alzheimer, a perda da capacidade das tarefas cotidianas também aparece, resultando em completa dependência da pessoa. A doença pode vir ainda acompanhada de depressão, ansiedade e apatia.
Medicamentos. Os mesmos medicamentos utilizados para tratar a doença de Alzheimer, particularmente a rivastigmina, podem ser utilizados para tratar a demência por corpos de Lewy e a demência da doença de Parkinson. Esses medicamentos podem melhorar a função mental.
A velocidade de progressão varia muito. As pessoas com Alzheimer vivem, em média, oito anos, mas algumas pessoas podem sobreviver por até 20 anos. O curso da doença depende, em parte, da idade da pessoa quando a doença foi diagnosticada e se a pessoa possui outros problemas de saúde.
As pessoas em estado terminal e seus familiares também devem ser preparados para os sinais físicos característicos que a morte se aproxima. A consciência pode diminuir. Os membros começam a esfriar e ganham uma coloração azulada ou com manchas. A respiração pode ficar irregular.
As causas não estão totalmente esclarecidas. Mas a exaustão no final do dia faz com que a pessoa com demência fique mais cansada e agitada ao entardecer. A doença também altera o raciocínio e o relógio biológico, o que dificulta diferenciar o dia da noite.
O termo demência refere-se geralmente a perturbações cerebrais que impedem o pensamento claro e funcional. É caraterizada por um declínio crónico que afeta uma ou várias capacidades como a linguagem, consciência espacial e implica um funcionamento cognitivo alterado que acaba por afetar a vida quotidiana das pessoas.
Na fase inicial, uma pessoa com demência pode ainda ser capaz de viver de forma independente. Pode ainda ser capaz de conduzir, trabalhar e socializar. No entanto, provavelmente vão existir lapsos de memória, como esquecer palavras familiares ou a localização de objetos do quotidiano.
Qual a diferença entre Parkinson e corpos de Lewy?
Também, os sintomas extrapiramidais diferem daqueles da doença de Parkinson: na fase inicial da demência por corpos de Lewy não ocorre tremor precoce, mas há rigidez axial com instabilidade de marcha e, além disso, os deficits tendem a ser simétricos. Quedas repetidas são comuns.
Demência com corpos de Lewy (ou 'demência corpuscular de Lewy') é uma forma comum de demência em que proteínas anormais se desenvolvem dentro das células do cérebro. Esta condição geralmente afeta adultos mais velhos. É o segundo tipo mais comum de demência progressiva, após a doença de Alzheimer.
Ou seja, devido ao fato de os pacientes com Alzheimer serem menos capazes de controlar seus estímulos, por vezes agem de forma inadequada ou disruptiva (por exemplo: gritando, se jogando, se debatendo ou errantes).
Atualmente, não há cura para o transtorno da demência, mas existem abordagens de tratamento destinadas a gerenciar os sintomas, retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Os ansiolíticos, como clorpromazina, alprazolam ou zolpidem, algumas vezes podem ser indicados no tratamento da doença de Alzheimer para controlar sintomas, como agitação e dificuldade para dormir.
No estágio final da doença, os sintomas demenciais são severos. Os indivíduos perdem a capacidade de responder ao seu ambiente, de manter uma conversa e, eventualmente, de controlar os movimentos. Podem falar palavras ou frases soltas, mas a comunicação é extremamente difícil ou impossível.
Quando a pessoa com Demência vive sozinha, existe um risco acrescido. No entanto, é necessário que a família, cuidadores e profissionais façam uma avaliação regular da situação, para verificar se o risco continua a ser aceitável. Os desejos e as preocupações da pessoa devem, também, ser sempre considerados.
O que se passa na cabeça de uma pessoa com demência?
A perda de memória costuma ser o primeiro sintoma observado, que se agrava à medida que a doença avança e é acompanhada de desorientação, mudanças de humor e comportamento, confusão sobre eventos, tempo e lugares e, em seus estágios avançados, dificuldade para falar, engolir e andar.
A demência com corpos de Lewy, é uma doença degenerativa do cérebro, que compromete regiões responsáveis por funções como a memória, o pensamento e o movimento, e é causada pelo acúmulo de proteínas, conhecidas como corpos de Lewy, no tecido cerebral.
Um idoso com demência pode apreciar um passeio ou caminhada, mesmo que não se lembre onde esteve. O importante é que o momento seja vivido de forma agradável, mesmo que a experiência possa ser rapidamente esquecida. Os exercícios simples e sem pressa são as melhores opções.
INTRODUÇÃO: A síndrome de Lewis-Sumner (LSS) é uma alteração nervosa periférica de origem autoimune, tipificada por uma fraqueza assimétrica, acometendo especialmente os membros superiores. Quando escolhido apropriadamente, o tratamento resulta na melhora expressiva da qualidade de vida do paciente.