Agiota é aquele que empresta dinheiro a juros exorbitantes. Uma pesquisa feita pela Folha em diversos desses escritórios revela que há agiotas cobrando até 46,3% ao mês, ou 9.492% ao ano. Na melhor das hipóteses o menor juro cobrado fica em 15,1%, ou 437,8% ao ano.
Além de lucrar com empréstimos irregulares, com condições estipuladas por ele e sem nenhum respaldo judicial e autorização do Banco Central, a agiotagem é entendida como prática contra a economia popular, extorsão, enriquecimento ilícito, etc.
O agiota é a pessoa que empresta dinheiro sem pedir comprovação de renda ou outros documentos que bancos e instituições financeiras pedem. A rapidez de todo o processo acaba atraindo muitas pessoas que precisam de dinheiro rápido.
O agiota exige uma garantia de pagamento que pode ser um imóvel, um carro, cheques em branco ao portador ou notas promissórias assinadas pelo devedor. E, como o tomador não consegue mais crédito pelas vias tradicionais, aceita o acordo.
AGIOTA: ÓTIMO INVESTIMENTO EMPRESTAR DINHEIRO A JUROS trabalhar EM CASA
Quanto um agiota cobra de juros por dia?
Essa modalidade de crime, segundo ele, é conhecida como "agiotagem colombiana" ou "agiotagem gota-a-gota". "Em regra, começam com 20%, mas podem chegar a 40% caso haja inadimplência por parte do devedor.
De acordo com o magistrado, os limites legais do empréstimo entre particulares são estabelecidos em 1% ao mês, na forma dos artigos 406 e 591 do Código Civil (CC) e 161, §1º, do Código Tributário Nacional (CTN).
A pena prevista é de 6 meses a 2 anos de detenção e multa. O termo agiotagem também é utilizado como sinônimo de usura, todavia, a cobrança de ágios, dentro dos limites legais não é considerado crime, é exatamente o que os bancos fazem quando emprestam dinheiro. Lei nº 1.521, de 26 de dezembro de 1951.
Pode ser extorsão, ameaça e até violência física, com lesões nas pessoas”, alerta o juiz. Nos casos em que se é vítima de agiotagem, o primeiro passo é procurar uma delegacia o quanto antes para denunciar e, após esse primeiro procedimento, apresentar as provas para as autoridades policiais verificarem.
Os agiotas muitas vezes utilizam táticas intimidadoras e ameaçadoras para garantir o pagamento das dívidas. Isso pode incluir ameaças físicas, abuso verbal e até mesmo violência. A relação com agiotas pode colocar a segurança pessoal e a de seus parentes e amigos em risco.
Agiotas chegam a cobrar 40% de juros ao mês para emprestar o dinheiro. Como o valor é muito alto, fica difícil que alguém saia da dívida e, com isso, eles acabam pressionando para fazer outras renegociações que serão desvantajosas para você, além de muito arriscadas.
Agiotas são pessoas físicas que oferecem empréstimos de dinheiro em troca de juros, multas ou taxas abusivas, acima do que é permitido por lei e sem a autorização do Banco Central.
O que tem chamado a atenção das investigações policiais são os chamados “Agiotas Pix”. Com a facilidade da contratação de empréstimos ilegais online, que caem instantaneamente na conta das pessoas, além da falta de limites por operação, eles vão ganhando força e atraem cada vez mais clientes.
Conclusão. Em resumo, a Lei da Usura estabelece um limite máximo de 12% ao ano para a cobrança de juros em empréstimos e financiamentos entre particulares. Caso a taxa de juros cobrada seja superior a esse limite, é possível contestar judicialmente as condições do contrato e buscar a restituição do valor pago a mais.
Em alguns casos, agiotas podem exigir bens pessoais ou propriedades como garantia para o empréstimo. Se o devedor não conseguir pagar a dívida, esses bens podem ser confiscados.
As primeiras Comunidades cristãs, segundo o Evangelho de Mateus, já alertavam sobre as falsas promessas e para a necessidade de prática libertadora: “Cuidado com os falsos profetas: eles vêm a vocês vestidos em peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes” (Mateus 7,15).
O MoneyMan oferece empréstimos pessoais de baixo valor para fornecer dinheiro urgente nos momentos de dificuldade financeira. Se você está buscando um empréstimo pessoal, você só precisa preencher seu formulário de pedido pela internet após fazer sua simulação online com nossa calculadora.
Essa resposta varia de acordo com a sua taxa de juros e com a oferta dos bancos. Por exemplo: Em nossas simulações para pagamento em 48 vezes, verificamos que o valor da parcela pode variar de de R$ 791 até R$ 6.349!
1 Que se dedica à agiotagem. 2 Que empresta com usura; usurário, onzenário. 1 Pessoa que empresta dinheiro a juros excessivos: “Deus lhe enviava para dar combate a essa sociedade corrompida e vingar os sentimentos nobres escarnecidos pela turba dos agiotas” ( SEN ) .
A Agiotagem ou também conhecida PRÁTICA ONZENÁRIA é a prática de empréstimos de dinheiro a juros extorsivos, com o objetivo de obter lucros altos! Emprestar dinheiro, mediante cobrança de juros, sem autorização do Banco Central, é prática criminosa prevista na Legislação Pátria, como vimos acima.
– você pode ser preso por Justiça; Emprego está difícil e as falsidade ideológica e Não formalizar acordo de empresas estão muito falsificação de documen- pagamento de dívidas seletivas. Com o nome tos.