A Semínima (1/4) vale um quarto do inteiro, sendo a metade da Mínima (1/2), que por sua vez, é a metade da Semibreve (1/1). A duração da figura depende do andamento (velocidade) da música, já a relação das figuras entre si é sempre a mesma.
Assim, uma Mínima é a metade de uma Semibreve, uma Semínima é metade da mínima, uma colcheia é metade de Semínima e assim por diante. Todos esses símbolos representam a duração das notas de uma música em particular.
COMPASSO QUATERNÁRIO: se o numerador for 4 o compasso tem 4 tempos. Nesse compasso poderemos ter 1 semibreve (que sozinha preenche todo o compasso), 2 mínimas, 4 semínimas e suas combinações.
PARTITURA PARA INICIANTES - RITMO #1 - Figuras Rítmicas
Quanto vale 1 semínima?
Podemos também relacionar as figuras rítmicas ao cálculo de porcentagem, sendo a semibreve 100% (1 inteiro), a mínima 50% (1/2 – meio), a semínima 25% (1/4 – um quarto), a colcheia 12,5% (1/8 – um oitavo) e a semicolcheia 6,25% (1/16 – um dezesseis avos).
A Mínima (1/2), por exemplo, vale a metade da Semibreve (1/1) e o dobro da Semínima (1/4). Ao todo são 7 figuras de duração e cada uma possui uma representação para som e silêncio.
Breve é a nota musical que tem duração equivalente ao dobro da semibreve. A nota foi utilizada até a Idade Média, sobretudo no Canto gregoriano. Durante este período, a breve era a nota mais curta - daí o seu nome.
Mínima é a figura musical cuja duração é metade de uma semibreve. duas mínimas (abaixo e acima da terceira linha) e sua pausa correspondente. Em fórmulas de compasso em que o denominador é um 2 (como 2/2, 4/2, 6/2), a mínima é a unidade de tempo. A mínima é representada por um círculo vazio com haste.
Da mais longa para a mais curta, temos a semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa. Fonte: Adaptado de “Teoria da Música”, de Bohumil Med – 4ª ed. (1996). Fonte: Adaptado de “Teoria da Música”, de Bohumil Med – 4ª ed.
A colcheia, portanto, vale ½ tempo ou 0,5. Para tocarmos meio tempo usando a batida do pé podemos dizer que a descida do pé é uma colcheia, a subida é outra. Correspondente a colcheia podemos destacar a pausa da colcheia, a pausa de ½ tempo.
A escala musical é dividia em 12 notas com a distância entre duas notas consecutivas é iguas a 1/2 TOM ou 1 SEMITOM. O intervalo de 2 SEMITOMS é chamado de 1 TOM. Com isso podemos medir qualquer intervalo numa oitava! Normalmente temos como referência a nota Lá como 440Hz.
Fusa é a Nota musical cuja duração é metade de uma semicolcheia e o dobro de uma semifusa. A fusa é representada por um círculo preenchido com haste e três bandeirolas.
Colcheia (♪) é a figura musical cuja duração é de 1/8 de uma semibreve ou metade de uma semínima. A colcheia é representada por uma elipse (conhecida como "cabeça da nota"), preenchida com haste e uma bandeirola (também conhecida como "colchete").
Semifusa é a Nota musical cuja duração é de 1/64 de uma semibreve ou metade de uma fusa. A semifusa é representada por um círculo preenchido com haste e quatro bandeirolas.
A semibreve é uma figura musical que representa a duração mais longa em notação musical. Ela é representada por uma nota oval preenchida com uma haste vertical que pode ter ou não uma cauda. A semibreve equivale a quatro tempos em um compasso de 4/4, sendo a unidade básica de medida de tempo na música.
Em seu sentido mais literal, uma melodia é uma combinação de tom e ritmo, enquanto mais figurativamente, o termo pode incluir outros elementos musicais, como cor tonal. É o primeiro plano para o acompanhamento de fundo. Uma linha ou parte não precisa ser uma melodia de primeiro plano.
Um compasso 3/4 é constituído por três quartos de semíbreve : terá três valores no compasso, e cada valor é um quarto de semíbreve. O compasso 4/4 pode ser abreviado por um C. O compasso 2/2 pode ser abreviado por um C cortado verticalmente.