Com a medalha de prata, temos a Adidas com o valor de US$11.18 milhões de dólares. Mesmo não sendo uma marca valiosa quando olhamos no ranking de todos os setores, a empresa é poderosa como vamos para o segmento esportivo.
A adidas encerrou o ano passado com faturamento de US$ 24 bilhões, Under Armour US$ 5 bilhões e Puma US$ 4,7 bilhões. Juntas representam um faturamento de US$ 68 bilhões, ou 83% do mercado global.
O valor de mercado da Nike caiu cerca de US$ 28,43 bilhões entre quinta (27) e sexta (28), para US$ 113,74 bilhões. O volume negociado nesta sexta-feira chegou a US$ 123,3 milhões, cerca de 13 vezes a média de US$ 9,2 milhões movimentada nos últimos três meses.
A Nike é a mais valiosa do setor, em termos de valor de mercado, seguida pela rede de televisão internacional ESPN e a Adidas. Entre 2018 e 2019, o valor das ações da Nike foi duas vezes maior do que o da Adidas e quatro vezes maior do que o da Under Armour.
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Quem é o dono da Adidas?
A força da persistência: Adidas vs Puma - Blog Empreender. Adolf Dassler, fundador da Adidas, nasceu em 03 de novembro de 1900, em Herzogenaurach, Alemanha, e desde jovem compartilhava com seu irmão, Rudolf, interesse em comum pelos esportes.
Foi quando a tradicional casa de leilões Sotheby's, especializada em obras de arte e joias, colocou a arremate pela primeira vez um par de tênis esportivos: o Nike “Moon Shoes”, de 1972, comprado por US$ 437 mil, quase o triplo de seu valor inicial, de US$ 160 mil.
A Nike também lidera dentre as marcas mais procuradas, seguido da Adidas, na segunda posição, Vans na terceira e Mizuno na quarta. Ao avaliar os mais anunciados na plataforma, os três primeiros colocados se repetem: Nike, Adidas e Vans. Já no quarto lugar, estão os tênis da Puma.
Na lista da Forbes de "Marcas Mais Valiosas" de 2019 (World's Most Valuable Brands), a Gucci aparecia na 31ª posição, valendo 22,6 bilhões de dólares, com uma receita de 10,8 bilhões ao ano, atrás apenas da concorrente de luxo Louis Vuitton (9º).
Em 2017, também apareceu listada como a marca mais valiosa da França, com avaliação em 35,505 bilhões de dólares. Em 2022, a empresa lidera o ranking "Poderosos do Varejo de Luxo", da Deloitte, que reúne as 100 marcas mais relevantes do segmento no mundo.
A empresa mais valiosa do mundo em 2024 é a Apple, segundo pesquisa global de marcas mais valiosas da Brand Finance. A companhia de tecnologia vale US$ 516 bilhões em termos de marca, e também figura em primeiro lugar quando o assunto é capitalização de mercado, chegando a incríveis US$ 2,74 trilhões.
Entre elas Pepsi (US$ 91 bilhões, em 91º lugar), Colgate (US$ 18 bilhões, 95º lugar) e Pampers, na 100ª posição, com US$ 17 bilhões; 4) Duas marcas chinesas entraram na lista.
O top 10 é completado por: Google (US$ 196,8 bilhões), Samsung (US$ 74,6 bilhões), Coca-Cola (US$ 57,4 bilhões), Toyota (US$ 54,107 bilhões), Mercedes-Benz (US$ 50,8 bilhões), McDonald's (US$ 45,8 bilhões) e Disney (US$ 44,1 bilhões).
Um dos tênis mais caros da Adidas é o NMD_R1 Friends and Family, da coleção NMD. Alguns colecionadores já compraram esse modelo por um valor exorbitante de 10.000 dólares.
Yuool Kobra. Este poderia ser considerado um dos tênis mais bonitos do mundo. O Yuool Kobra é cheio de detalhes impressionantes, como o estilo de cores marcantes no solado. Foi desenvolvido em apoio ao Instituto Kobra, fundado pelo muralista brasileiro, reconhecido em todo o planeta.
Em termos de valor de mercado a Nike segue líder absoluta há alguns anos, mas a concorrente Adidas mostra-se forte em segundo lugar no ranking, mas será que em termos de qualidade, tecnologia, performance e preferência do consumidor esse placar permanece o mesmo?
Já a adidas fechou 2022 com US$ 13 bilhões em vendas de calçados e outros US$ 9,1 bilhões de sua linha têxtil. Puma obteve US$ 4.5 bilhões em tênis e US$ 3 bilhões em sua linha têxtil. E a UA depende muito das vendas de roupas, US$ 3,9 bilhões em 2022, frente a apenas US$ 1,3 bilhão em vendas de tênis.
Quando a Nike chegou ao mercado, em 1972, a Adidas era a dona do jogo. A origem da Nike remonta a 1964, quando o ex-atleta e jornalista Phil Knight fez seu MBA em Stanford e decidiu importar tênis da japonesa Onitsuka Tiger (atual Asics) e revender em solo americano, em sociedade com seu ex-treinador Bill Bowerman.
Mauro Nomura, 43 anos, entrou no mercado varejista antes de chegar aos 20 e hoje é o principal parceiro da Adidas no Brasil, controlando 29 das 90 lojas da marca no país, por meio da empresa que fundou, o grupo Nomura.