O edifício do Louvre é dividido em 5 andares, classificados pelas numerações -2, -1, 0, 1 e 2. As principais peças em exposição estão nos andares -1, 0 e 1, mas há atrações e serviços por todo o museu. As obras de arte do Louvre estão dispostas em três diferentes alas: Sully, Denon e Richelieu.
O Museu do Louvre é gigantesco. Poderíamos passar 10 dias lá sem ter visto tudo. Para visitar as principais obras do Museu, reserve pelo menos 2 horas. Uma visita de meio dia é fortemente recomendada.
Construído com as mesmas proporções da pirâmide de Quéops, todo em aço e vidro, é a principal porta de entrada para o funcionário do Louvre. Ele atinge uma altura de 20,6 m e 35m é base quadrada de lado. Seus rostos são cobertos por 603 painéis de vidro e 70 de diamante triangular.
O Louvre, cujo nome derivou da palavra latina Lupara, do termo lupus, lobo, ou da palavra franca leovar ou leower, que significa lugar fortificado de acordo com o historiador francês Henri Sauval (1623-1676), foi a sede do poder na França até ao reinado de Luís XIV.
Esta pequena pintura (77cm x 53 cm) a óleo sobre madeira de álamo é uma das obras mais famosas, valiosas e visitadas em todo o mundo – certamente a mais disputada e conhecida no Louvre.
Atualmente, algumas de suas principais pinturas estão expostas no museu do Louvre, em Paris, nada menos que o maior museu de arte do mundo - que abriga a famosa Monalisa. As pinturas do artista brasileiro estão localizadas no Carroussel do acervo.
Visitar o Museu do Louvre acompanhado de um guia brasileiro é uma das escolhas mais inteligentes que você pode fazer na cidade. O museu do Louvre é gigante, são 60 mil m2, mais de 13 km de galerias de arte e 36 mil obras expostas.
Nenhuma lista de museus estaria completa sem mencionar o Louvre, em Paris. Como o museu mais visitado do mundo, o Louvre é um tesouro de arte e história, abrigando mais de 35.000 obras, incluindo a famosa Mona Lisa, de Leonardo da Vinci e a Vênus de Milo, estátua de Alexandre de Antioquia.
Toda primeira sexta-feira do mês a entrada no Louvre é de graça e são quatro horários disponíveis a partir das seis horas da tarde. Os ingressos pra essa sexta-feira no dia quatro já estão disponíveis no site onde você precisa fazer a reserva do seu ingresso. Quatro horários ainda tem disponibilidade.
As baixas temperaturas mantidas dentro destes locais não servem unicamente para agradar os visitantes, mas também para manter as obras preservadas. No museu do Louvre, na França, há um sistema de refrigeração subterrânea que utiliza água do rio Sena para manter o clima estável.
Dessas, a principal é Mona Lisa, obra-prima de Leonardo da Vinci, que atrai 20 mil visitantes por dia. Já a obra mais antiga do Louvre tem 9 mil anos de idade: uma estátua do sítio arqueológico de Aïn Ghazal, na Jordânia.
A distância entre o Louvre e a Torre Eiffel é de aproximadamente 4,3 km. Essa distância é ideal para quem deseja explorar a cidade a pé, aproveitando para admirar as paisagens deslumbrantes ao longo do caminho, como o rio Sena e diversos pontos turísticos.
O Museu do Louvre foi a sede do governo monárquico francês desde a época dos Capetos medievais até o reinado de Luís XIV. A transformação do complexo de edifícios em museu iniciou em 1692, quando Luís XIV ordenou a criação de uma galeria de esculturas antigas na Sala das Cariátides.
Os museus raramente as vendem e, como tal, elas são literalmente inestimáveis. O Guinness World Records lista a Mona Lisa como tendo o maior valor de seguro para uma pintura na história. Em exibição permanente no Museu do Louvre em Paris, a Mona Lisa foi avaliada em 100 milhões de dólares em 14 de dezembro de 1962.
No acervo estão também obras de grandes nomes Paul Cézanne, Edgar Degas, Antoni Gaudí, Vincent Van Gogh, Gustav Klimt, Claude Monet, Camille Pissaro e muitos outros.
Qual é o nome da obra de arte mais famosa que está no Museu do Louvre localizado na França?
Mona Lisa é uma pintura de Leonardo da Vinci e, provavelmente, o trabalho mais famoso desse artista. Atualmente é parte do acervo do Museu do Louvre, em Paris.
Mas onde estão as múmias? Quando o departamento egípcio foi fundado, em 1827, era muito difícil manter intactas as múmias encontradas nas escavações arqueológicas. Esta é a razão pela qual só se pode ver uma múmia no Museu do Louvre, apesar de muitas outras terem sido sepultadas.
Qual seu valor de mercado? Apesar de não poder ser vendida por conta de uma lei de proteção do patrimônio francês, em 2014 especialistas estimaram o valor de mercado da obra em US$2,5 bilhões, algo em torno de 13 bilhões de reais.