O Titanic tinha 269,10 metros de comprimento, 28 metros de largura, dez andares, a sua tonelagem bruta era 46.328 toneladas. O navio podia transportar um total de 3.547 pessoas, entre passageiros e tripulação - foi um navio transatlântico da classe Olympic operado pela White Star Line.
Navegou por 4 dias, até às 23:40h de domingo, 14 de abril. Demorou 2 horas e 40 minutos para desaparecer da superfície do oceano. 4) Nos 4 dias de navegação, o navio recebeu 21 avisos de iceberg. Só no dia do afundamento, o Titanic recebeu 6 avisos de outros navios que navegavam nessas rotas.
O gigante dos mares possui 20 andares, 365 m de comprimento e o tamanho equivalente a três campos de futebol. Ao todo, foram investidos mais de US$ 2 bilhões para ser construído.
A expedição parte de St John's, em Newfoundland, no Canadá — e cada mergulho completo até o naufrágio, incluindo a descida e a subida, leva cerca de oito horas. De acordo com o site da companhia, uma expedição está em andamento e outras duas estão planejadas para junho de 2024.
De acordo com informações fornecidas pela "National Oceanic and Atmospheric Administration" (NOAA, na sigla em inglês), a profundidade de onde estão os destroços do Titanic é de 3.657 metros abaixo da superfície oceânica.
O que acontece com o corpo humano na profundidade do Titanic?
A partir de 30 metros de profundidade, há a necessidade de um suporte respiratório específico que mistura oxigênio diluído em gás hélio. Quando ele não funciona adequadamente, o aumento do nitrogênio provoca sintomas semelhantes à intoxicação por álcool, como problemas no raciocínio, desorientação, e até mesmo euforia.
Quanto mais fundo um objeto viaja no oceano, maior a pressão da água à sua volta. No leito do oceano, a 3,8 mil metros de profundidade, a pressão sobre o Titanic e sobre tudo o que há à sua volta é de cerca de 40 MPa – 390 vezes maior que a da superfície.
A descida leva aproximadamente duas horas, mas parece um piscar de olhos”, disse o site. De acordo com a OceanGate, o Titan é um submersível de cerca de 10,4 toneladas, feito de fibra de carbono e titânio.
O Titanic foi encontroo em 1985 com a ajuda de um robô, o Argo, projetado para aguentar a pressão do fundo do mar. As pesquisas apontaram que os destroços estavam espalhados por uma área de cerca de 1.700 m² e a quase 4.000 metros de profundidade.
José Joaquim de Brito nasceu a 16 de abril de 1871 em Loulé, São Clemente, Algarve, Portugal. Era filho de Francisco José Fonseca e Maria de Brito. Tinha olhos descritos como “cinzentos” e cabelos castanhos. Sua esposa se chamava Mariana Teresa do Carmo.
E seus destroços agora repousam a cerca de 3,8 mil metros de profundidade, em um local do Oceano Atlântico a cerca de 640 km a sudeste da costa da Terra Nova, no Canadá. Até hoje, os icebergs representam risco à navegação.
No começo do século 20, o Titanic se tornou o maior navio de passageiros do mundo e ficou famoso porque entre a noite de 14 de abril e a madrugada de 15 de abril de 1912, afundou em sua viagem inaugural de Southampton, no Reino Unido, rumo a Nova York, nos EUA, após colidir com um iceberg.
E, para explicar o motivo de não existirem nem sequer ossos no navio, o explorador de águas profundas Robert Ballard explicou à emissora americana de rádio NPR que as ossadas podem ter sido dissolvidas por causa da profundidade extrema.
O pedaço de porta que salvou Rose (Kate Winslet) do naufrágio em Titanic (1998) e condenou Jack (Leonardo DiCaprio) a morrer congelado no oceano por suportar apenas uma pessoa foi leiloada nesta semana por uma bagatela de 718.000 dólares, o equivalente a 3,5 milhões de reais na cotação atual.
Desde a produção do filme 'Titanic', James Cameron realizou vários mergulhos em alto mar, em 33 ocasiões para ver os destroços do transatlântico. Uma de suas expedições mais impressionantes aconteceu em 2012, quando ele mergulhou na Fossa das Marianas, considerado o local mais profundo d…
Sem equipamentos de respiração, a mobilidade de um mergulhador é ainda mais restrita: uma pessoa aguentaria nadar, apenas, até uma profundidade de 50 metros —80 vezes menor do que a da região onde estão os destroços do Titanic.
Paul Henry Nargeolet é considerado um dos maiores especialistas do Titanic, tendo embarcado em mais de 30 expedições para estudar o navio que está naufragado. De acordo com o jornal inglês, The Guardian, o estudioso está a bordo do submarino que está desaparecido no fundo do mar após irem visitar os destroços do navio.
Então, por que o Titan implodiu, mas o Titanic não? Na verdade, algumas partes realmente implodiram, como a popa do navio, a cerca de 60 metros abaixo da superfície. Enquanto isso, algumas partes não implodiram porque o ar foi liberado de dentro, fazendo com que a pressão fosse igual no exterior e no interior.
O Titanic está em dois pedaços principais a 600 km a sudeste de Mistaken Point, Terra Nova. A proa está localizada em 41° 43′ 57″ N, 49° 56′ 49″ O e a popa por volta de 600 metros ao sul em 41° 43′ 35″ N, 49° 56′ 54″ O.
Mesmo que ocupe 70% do Planeta Terra, fatores como custo e pressão no fundo do mar dificultam as descobertas. Você já ouviu falar que “sabemos mais do espaço do que do oceano”? Esta frase faz sentido e ressalta o quão difícil é explorar o fundo do mar, visto que conhecemos apenas 1/4 do que cobre 70% do planeta Terra.