Cidade gaúcha mantém a chama crioula acesa há mais de 30 anos: "Motivo de orgulho", diz idealizador. A pequena Eugênio de Castro, de 2,6 mil habitantes no noroeste gaúcho, faz questão de manter a chama crioula acesa há 33 anos de forma ininterrupta, e não só durante os festejos farroupilhas.
A Chama Crioula, que teve seu início em 1947 com o acendimento do primeiro candieiro crioulo, representa a coragem e o amor pelo solo rio-grandense. A celebração da Semana Farroupilha reflete a solidariedade do povo gaúcho, especialmente em tempos de adversidade, como as recentes enchentes que afetaram o estado.
Marcando o início da Semana Farroupilha 2024, a Chama Crioula será acesa no sábado (14/9), às 9h, em cerimônia no Palácio Piratini. O ato finaliza o percurso de distribuição da centelha da chama gerada em Alegrete, em 18 de agosto, para as 30 Regiões Tradicionalistas.
Gaúcho que conta a história da chama crioula... Lauvir
O que acontece se a Chama Crioula apagar?
A chama é levada pelos cavaleiros. Mas, para caso o fogo apague, normalmente vai um lampião com a chama dentro de um carro ou caminhão. Uma equipe vai na frente dos cavaleiros, de carro ou caminhão, para montar os acampamentos e preparar as refeições.
Os tradicionalistas Paixão Cortes, Cyro Ferreira e Fernando Vieira foram responsáveis por retirar uma centelha do fogo simbólico da pátria e acender o primeiro candeeiro crioulo em Porto Alegre, representando a história, a tradição e a alma da sociedade gaúcha.
“Neste ano, além de celebrar a cultura e a história gaúcha, o 20 de Setembro é marcado também por homenagens àqueles que pereceram nos recentes eventos meteorológicos e aos voluntários, muitos anônimos, que foram fundamentais.
Conduzido pelo vice-governador Gabriel Souza, o ato de acendimento marca oficialmente o início dos Festejos Farroupilhas deste ano. Os Sentinelas da Chama, cavalarianos da 1ª Região Tradicionalista, entregaram a chama para a presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Ilva Goulart.
🇨🇬 O que representa a Chama Crioula. O fogo simboliza a fertilidade, o calor, claridade, ardor , paixão, hospitalidade e coragem. Por sua vez a chama crioula representa tudo isso e mais, a tradição gaúcha e o próprio gaúcho idealizado no espírito heróico dos farroupilhas.
A "Chama Crioula" foi acesa, neste sábado (14), em Porto Alegre, marcando o início dos Festejos Farroupilhas. O evento celebra o aniversário da Guerra dos Farrapos, iniciada em 20 de setembro de 1835.
Todos os anos a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, difunde temas de interesse nacional e da sociedade, uma vez que o fogo também representa o saber e o conhecimento. É de vital importância, pois, resgata o senso cívico e o orgulho de ser brasileiro.
Como surgiu o grupo dos oito e por quem era formado Chama Crioula?
Sob a liderança de Paixão Cortes, foi formado o Piquete da Tradição, também conhecido como Grupo dos Oito, integrado por Antonio João de Sá Siqueira, Fernando Machado Vieira, João Machado Vieira, Cilso Araújo Campos, Ciro Dias da Costa, Orlando Jorge Degrazzia, Cyro Dutra Ferreira e João Carlos Paixão Cortes.
Quem instituiu o Dia do Gaúcho? Por meio da lei de número 4.850 de 11/12/1964, promulgada pela Assembleia Estadual do Rio Grande do Sul, oficializou-se a Ronda Gaúcha, que passou a ser chamada de Semana Farroupilha. Por isso, em 1996, o dia 20 de setembro, foi oficializado como Dia do Gaúcho.
Essa revolta, que contou com nomes como Bento Gonçalves e David Canabarro, foi a maior revolta provincial de todo o período monárquico brasileiro, pois teve duração de 10 anos. Os farrapos foram derrotados, em grande parte pela ação do Barão de Caxias, um dos grandes nomes do Exército brasileiro no século XIX.
Porque o Rio Grande do Sul comemora a Semana Farroupilha?
Essa semana comemora a Revolução Farroupilha, também conhecida como Guerra dos Farrapos, um conflito armado que teve início em 20 de setembro de 1835 e se estendeu até 1º de março de 1845.
Qual é o verdadeiro significado da Semana Farroupilha?
De caráter regional, a Revolução Farroupilha adquiriu também um grande significado na esfera nacional. A data de 20 de setembro assinala o início da Guerra dos Farrapos, quando os farroupilhas venceram o confronto da Ponte da Azenha e entraram na província de Porto Alegre, liderados por Bento Gonçalves.
Mais de 100 anos depois do fim da guerra, em meados da década de 40, João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes, um dos principais nomes do tradicionalismo gaúcho, e um grupo de jovens criaram o primeiro grupo de escoteiros tradicionalistas, dando início às celebrações da Semana Farroupilha.
A tradição da chama crioula teve origem em 1947, quando os tradicionalistas Paixão Cortes, Cyro Ferreira e Fernando Vieira retiraram uma centelha do fogo simbólico da pátria e acenderam o primeiro candeeiro crioulo, em Porto Alegre, representando a coragem, a união dos povos e o amor do gaúcho pela sua terra.
Chama Crioula é acesa em Alegrete, dando início aos Festejos Farroupilhas 2024. A 75ª Geração e Distribuição da Chama Crioula ocorreu na noite desta sexta-feira (16) e marcou o início dos Festejos Farroupilhas 2024.
Otambor de crioula ou, simplesmente, o tambor é uma forma de expressão afro-brasileira que envolve música e dança de roda. Sua musicalidade é baseada na percussão de três tambores acompanhada pela percussão de matracas, num ritmo forte e envolvente que acelera o coração e toma conta do corpo e da alma dos brincantes.
1 Diz-se de ou indivíduo descendente de europeus, nascido em uma das colônias de ultramar. 2 Que ou aquele que nasceu escravo em países sul-americanos, por oposição aos africanos que já chegaram escravizados a esses países. 3 Diz-se de ou indivíduo da raça negra nascido na América, por oposição ao originário da África.