O Orkut não foi a primeira experiência de rede social no Brasil, mas foi a primeira que se tornou popular no país. A rede operou por 10 anos, de 2004 a 2014, e deixou marcas na construção de um comportamento virtual e muitas histórias de usuários para contar.
O Orkut foi encerrado em 30 de dezembro de 2014, mas a empresa deixou de receber novos cadastros ainda em junho daquele ano. Até setembro de 2016, era possível exportar informações do perfil, mensagens de comunidades e fotos através do Google Takeout.
O Orkut foi encerrado em 2014 basicamente porque a rede social já não era tão famosa quanto antes. Na ocasião, o Google anunciou que a desativação ocorria por conta do crescimento de outros serviços da empresa. A verdade é que, depois da chegada Facebook, cada vez menos usuários estavam no Orkut.
Orkut foi uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de janeiro de 2004 e desativada em 30 de setembro de 2014. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkökten, engenheiro turco do Google.
Em 2014, o Orkut foi desativado e deixou muitos usuários saudosos. O Orkut não foi a primeira rede social que surgiu no mundo, porque a internet já conhecia o Friendster, o Hi5 e o MySpace, por exemplo.
O Orkut foi oficialmente desativado no dia 30 de setembro de 2014, mas você pode ver as discussões de comunidades públicas no Arquivo de Comunidades. Para excluir todas as suas postagens, será necessário remover o Orkut da sua Conta do Google. Acesse a página Excluir um serviço do Google .
Por que o Orkut acabou? Na versão oficial do Google, o fim do Orkut foi motivado por uma mudança de estratégia da empresa. Eles queriam focar em outras plataformas como YouTube, Blogger e Google+.
É oficial: o Orkut vai voltar. Ou, ao menos, uma rede social muito similar. Orkut Buyukkokten, fundador da rede que fez sucesso no Brasil há 20 anos atrás, anunciou que lançará uma nova rede social com “resgate de valores” do até então falecido Orkut.
Facebook. O Facebook nasce no mesmo contexto que o Orkut, durante o boom da Internet 2.0. Mark Zuckerberg e seus amigos da universidade desenvolveram a rede como um serviço para uso interno, mas a plataforma se expandiu e foi liberada para qualquer pessoa maior de 13 anos e se tornou a maior rede social do mundo.
O Orkut foi precursor dos formatos de mural e linha do tempo com os recursos de recados e depoimentos. Os usuários podiam acessar os perfis e deixar mensagens na forma de scraps (como eram chamados os recados devido à versão original da plataforma em inglês) ou escrever depoimentos sobre alguém.
"Orkut.com" pertencia ao próprio Orkut Büyükkökten. O Google o convenceu e sua rede social foi denominada Orkut. Em 2016, ele lançou uma nova rede social, chamada Hello. O site pode ser personalizado em três idiomas - inglês, francês e português.
O Orkut foi fundado 24 de janeiro 2004, pelo criador Orkut Büyükkökten, mas após 10 anos, no dia 24 de setembro de 2014, após o avanço da internet e das plataformas de comunicações, a primeira rede social do Brasil foi desativada.
A terceira grande mudança veio em 2011, com um novo logotipo e uma leve mudança visual. Mas o auge do Orkut já tinha passado, e em agosto de 2011 segundo o Ibope Nielsen, o Facebook virou a maior rede social do Brasil depois de sete anos de hegemonia.
Sucesso no Brasil, plataforma ficou famosa pelas comunidades inusitadas, mas foi descontinuada em 2014 após ter sido comprada pelo Google. Em janeiro de 2004, o mundo, ou melhor, algumas pessoas ligadas em tecnologia, conheciam o Orkut.
Embora não tenha chegado com força ao Brasil, que tinha todas as atenções voltadas para o Orkut, a plataforma chegou a ter 300 milhões de usuários registrados em 2007. O êxito foi tamanho que, apenas dois anos depois de ser lançado, o site foi comprado pelo conglomerado de mídia News Corp. por US$ 580 milhões.
No entanto, a primeira rede social — que nasceu nos moldes do que se espera de uma — foi a Classmates.com, fundada em 1995, nos primórdios dos porões da internet. A Classmates.com foi uma rede criada com o intuito de conectar pessoas, em especial amigos dos tempos de escola, que separaram com o passar dos anos.
No início, o Orkut era tão limitado que cada pessoa só podia ter uma dúzia de fotos! E aí todo mundo gastava um tempão tentando definir os 12 retratos ideais para deixar o perfil “perfeito”. Ainda bem que, com o tempo, esse limite desapareceu – e foi possível criar álbuns.