A tartaruga-gigante Jonathan, que em 2021 conquistou o título de animal terrestre mais velho do planeta, chegou aos impressionantes 191 anos de idade. O animal mais velho do planeta, porém, é o tubarão-da-Groenlândia, com cerca de 500 anos de idade.
O tempo de vida de uma tartaruga marinha pode variar bastante, como pudemos ver. O número que mais surpreende, contudo, é o da tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), a maior tartaruga do mundo. Essa verdadeira amigona pode chegar aos 300 anos, atingindo até 500 kg e 2,2 m de comprimento.
Bom, esses animais podem viver mais devido ao seu ritmo de vida mais lento, que é a mesma coisa dizer que eles têm o metabolismo mais lento. Isso significa que eles gastam muito menos energia para se manterem vivos.
No ambiente marinho, cerca de 80% dos lixos encontrados são plásticos, como garrafas PET, embalagens, armadilhas e petrechos de pesca, entre outros. No processo de decomposição, esses materiais podem até ser fragmentados, mas não biodegradados (processo que demora centenas a milhares de anos nos oceanos).
CURIOSIDADES DO CICLO DE VIDA DAS TARTARUGAS MARINHAS [Nascimento]
Quantos anos que a tartaruga morre?
As tartarugas marinhas podem viver entre 150 e 200 anos, dependendo da espécie, de acordo com um artigo publicado pela National Geographic Espanha. Seus primeiros anos de vida, no entanto, são um mistério para aqueles que estudam o animal de perto.
Reconhecida oficialmente pelo Guinness World Records, a tartaruga Jonathan recebeu o título de animal terrestre vivo mais antigo em 2021. Apesar da idade avançada, perde para o tubarão-da-Groenlândia que pode viver mais de 400 anos.
A tartaruga-gigante-das-Seychelles Jonathan, considerada o quelônio mais velho do mundo, completou 191 anos, de acordo com o Guinness World Records. Segundo o livro dos recordes, estima-se que o animal tenha nascido em 1832, mas ele pode ser ainda mais antigo.
Tartarugas, cágados e jabutis são quelônios que fazem parte da classe dos répteis e podem viver mais de um século! As espécies maiores, como as tartarugas marinhas, vivem entre 80 a 100 anos. A tartaruga-gigante, maior tartaruga terrestre, pode viver mais de 200 anos.
O aniversariante é a tartaruga Jonathan, da espécie tartaruga-gigante-das-Seychelles (Aldabrachelys gigantea hololissa), reconhecida oficialmente pelo Guinness World Records. A tartaruga de 191 anos nasceu no dia 4 de dezembro de 1832, nas ilhas Seychelles, no Oceano Índico.
De acordo com a EOL, o Triops é um fóssil vivo. Ele conviveu com os primeiros mamíferos do período Triássico, há 220 milhões de anos, tornando-se a espécie animal viva mais antiga conhecida pelo ser humano.
Depois, os pesquisadores resolveram analisar novamente, mas com mais detalhes, e descobriram que, na verdade, Ming tinha 507 anos. “Tinha” porque os pesquisadores o mataram quando resolveram abri-lo para estudar detalhadamente a sua idade.
Para animais, podemos usar uma técnica semelhante para contar os anos. Para tartarugas marinhas, podemos usar o osso fêmur para contar o número de linhas de crescimento após a morte do animal. Através dessas análises é que conseguimos estimar quantos anos uma tartaruga leva pra chegar à fase adulta.
Alagba, que significa “o mais velho”, uma tartaruga gigante, considerada a mais velha em África, morreu aos 344 anos, em outubro de 2019, numa cidade no sudoeste da Nigéria, Ogbomoso.
Tartarugas-gigantes em uma área de pastagem na Ilha Grand Terre, nas Seychelles. A tartaruga-gigante-das-Seychelles (Aldabrachelys gigantea hololissa) é atualmente considerada a tartaruga mais longeva do mundo. Isso porque um dos exemplares restantes da espécie, chamado Jonathan, completou 190 anos em 2022.
Registros. Embora Johnathan seja o animal mais velho vivo, o registro de animal de vida mais longa já descoberto é um molusco quahog, estimado em 507 anos.
Qual o animal mais antigo do mundo ainda existente?
O animal mais antigo do mundo, tubarão-da-Groelândia, reapareceu nas proximidades de Belize, no Caribe. O vertebrado é considerado o mais longevo do planeta, com uma idade aproximada de 518 anos. A espécie normalmente vive em torno de 400 anos, o dobro da idade do animal terrestre mais longevo: a tartaruga-gigante.
É que quando esses animais ficam nessa posição em superfícies lisas como numa praia, por exemplo, eles não conseguem retornar para a posição normal sozinhos. Se não for socorrido, o animal pode morrer depois de 20 dias.
Se ela estiver mole ou aparentando estar morta, você pode salvá-la: Coloque a tartaruga na sombra com a cabeça mais baixa que o corpo. Se possível, coloque um pano úmido sobre o casco. Ela pode demorar muitas horas para se recuperar.
“O réptil também está associado aos ensinamentos da paciência, resiliência, saúde, prosperidade e proteção (porque tem um casco duro que a protege)”, acrescenta a profissional, que reconhece que a tartaruga decorativa pode ser uma ótima aposta para melhorar as energias da morada.