Quando armazenado corretamente em um recipiente hermético em local fresco e seco, a carne seca pode durar por até um mês. Na geladeira, a carne seca pode ser armazenada por até 6 meses, e no congelador dura até 1 ano.
O processo de secagem da carne-seca (também chamada de charque ou jabá) inclui – veja só – uma etapa em que as mantas de carne são estendidas ao sol. Graças à extrema desidratação, ela pode durar até 4 meses em temperatura ambiente, contra os 4 dias da carne-de-sol.
Quando embalado à vácuo, o charque tem durabilidade de 180 dias. A cor é mais amarronzada do que a carne-de-sol. E nas diversas regiões do Brasil, o nome é o mesmo? O charque e a carne-seca são amplamente consumidos no Brasil e têm nomes diferentes conforme a região.
JERKY BEEF | COMO CONSERVAR CARNE POR 20 ANOS OU MAIS | HOMESTEADING E AUTOSSUFICIÊNCIA
Como saber se a carne seca está ruim?
A carne seca deve ter um leve aroma salgado. Evite produtos com odor desagradável ou muito forte, pois isso pode ser um sinal de que a carne está estragada ou mal conservada.
Evite guardar a carne em locais quentes ou expostos à luz solar direta. Armários fechados, despensas ou qualquer lugar que seja fresco e com baixa umidade são ideais para preservar a qualidade da carne.
Se o seu objetivo é permitir que a carne dure por um longo período, a solução pode ser a tradicional salmoura. Para isso, você só vai precisar de água e sal não iodado. De quebra, o sal absorvido pelas fibras musculares da carne a deixa mais suculenta para a hora do preparo.
Verifique a cor da carne, pois este é um dos principais elementos que irão alertá-lo se a carne está estragada ou não. Ela não precisa ter passado a data de validade para que esteja ruim, a cor te dá este norte. A maioria das pessoas associam a carne fresca picada com uma cor vermelho brilhante.
O charque tem um processo de salga muito semelhante ao da carne seca, porém ele fica ainda mais tempo exposto ao sol. Isto confere ao charque uma textura mais firme que a carne seca, que é mais maleável. Por conta disso, o charque precisa de muito tempo de molho para a dessalga.
Alimentos refrigerados como carnes, iogurtes, leites, creme de leite, leite condensado e requeijão, por exemplo, são exemplos de produtos que não devem ser consumidos após o vencimento e suas características devem ser avaliadas mesmo quando dentro do prazo.
No fundo, a data assinalada é mais importante nos alimentos que têm a menção “consumir até” – são, por norma, alimentos perecíveis, como a carne e o peixe. Depois dessa data, o alimento é tido como “não seguro” e não deve ser consumido.
O médico não recomenda o consumo de carne crua. Isso porque pode haver contaminação por bactérias em várias etapas do processo de abate dos animais e processamento da carne, ou mesmo após a saída da indústria, no comércio varejista ou no processo de preparo pelo consumidor, na manipulação e armazenamento inadequados.
4 Meses. Estocar em local fresco e arejado. Após aberto consumir em até 10 dias e antes do preparo dessalgar o produto. Carne bovina, Sal, Conservantes Nitrito de Sódio e Nitrato de Sódio, Estabilizante Tripolifosfato de Sódio, Antioxidante Eritorbato de Sódio.
Cheiro. Essa é a forma mais fácil de identificar se a carne está estragada, pois ela geralmente apresenta um cheiro forte de mofo ou um odor azedo. Quando você abre o pacote, sente esse cheiro desagradável e rançoso de longe. Cada carne tem um cheiro característico, então preste atenção nisso.
Nossas carnes resfriadas após serem manipuladas (desossadas, limpas, fatiadas) têm 3 dias de validade. Portanto, como todos os dias estamos com cortes novos, indicamos ao consumidor utilizar dentro desse período após a compra.
Por exemplo, carne fresca, quando embalada a vácuo e armazenada adequadamente, pode durar de duas a três semanas na geladeira, enquanto a carne embalada de forma tradicional pode começar a deteriorar-se após apenas alguns dias.
E não deixe de observar a validade na etiqueta. Com a garantia de que o produto está dentro do padrão de qualidade, como saber o tempo de armazenamento da carne crua na geladeira com segurança? Você deve considerar de 3 a 5 dias para a carne bovina, vitela, cordeiro ou porco na geladeira.
Em relação a carne seca, pode ser congelada em porções de cubos, cozida e sem temperos. Quando for descongelar as carnes, deixe na geladeira por cerca de 12 horas, a depender do tamanho da peça, para que volte ao seu estado natural lentamente.
Observe com atenção se estiver pegajosa, com uma consistência diferente, como se tivesse uma camada espessa em sua superfície. Isso é porque as bactérias já estão agindo no processo de decomposição e isso vale para todos os tipos de carne.
A melhor maneira de armazenar as carnes é em embalagens a vácuo, contudo, às vezes compramos carnes que não são embaladas dessa forma e não temos esse recurso disponível em casa, então a melhor opção é utilizar embalagens que contenham o mínimo possível de ar e claro, sempre fechadas para evitar que a carne fique ...
A carne-seca é a mais salgada entre as três, chegando a possuir 15% de sal. Ela passa por um processo de desidratação mais longo e muito mais intenso. As mantas de carne são empilhadas em ambientes secos para desidratar e depois são levadas ao sol para terminar de curar.