O Titanic vai sumir até 2030 – e a culpa é de uma bactéria A Halomonas titanicae, que é capaz de metabolizar óxido de ferro, encontrou nos destroços do navio o lugar perfeito para se ... Depois de 30 anos, porém, o casco está enferrujando por causa de bactérias que corroem metal.
Em 15 de abril de 1912, há exatos 112 anos, o RMS Titanic afundava no Atlântico Norte, com 2.224 passageiros e tripulantes a bordo, após ter o casco partido em dois por um iceberg, em seu quarto dia de viagem.
E, para explicar o motivo de não existirem nem sequer ossos no navio, o explorador de águas profundas Robert Ballard explicou à emissora americana de rádio NPR que as ossadas podem ter sido dissolvidas por causa da profundidade extrema.
O TITANIC VAI DESAPARECER EM BREVE!! - O Fim do Titanic
Quantos corpos afundaram no Titanic?
O naufrágio do Titanic
Em abril de 1912, quando o Titanic naufragou, a embarcação transportava cerca de 2,2 mil pessoas, divididas entre passageiros e tripulantes. Desse total, aproximadamente 1,5 mil teriam morrido. Só que apenas 340 corpos foram devidamente identificados.
A razão pela qual os corpos nunca foram encontrados
Ele continuou: “Por exemplo, no Titanic e no Bismarck, esses navios estão abaixo da profundidade de compensação do carbonato de cálcio, então, uma vez que as criaturas comem a sua carne e expõem os ossos, elas se dissolvem”.
E seus destroços agora repousam a cerca de 3,8 mil metros de profundidade, em um local do Oceano Atlântico a cerca de 640 km a sudeste da costa da Terra Nova, no Canadá. Até hoje, os icebergs representam risco à navegação.
Foi nesse percurso que o transatlântico atingiu um iceberg a sudeste da Ilha de Newfoundland, no Canadá, no Atlântico, em sua parte norte, como explica a Encyclopaedia Britannica, uma plataforma de dados do Reino Unido voltada para a educação.
O Titanic está em dois pedaços principais a 600 km a sudeste de Mistaken Point, Terra Nova. A proa está localizada em 41° 43′ 57″ N, 49° 56′ 49″ O e a popa por volta de 600 metros ao sul em 41° 43′ 35″ N, 49° 56′ 54″ O.
A expedição parte de St John's, em Newfoundland, no Canadá — e cada mergulho completo até o naufrágio, incluindo a descida e a subida, leva cerca de oito horas. De acordo com o site da companhia, uma expedição está em andamento e outras duas estão planejadas para junho de 2024.
Joseph Bruce Ismay (Crosby, 12 de dezembro de 1862 – Londres, 15 de outubro de 1937) foi um empresário britânico, presidente da companhia de navios White Star Line.
Hoje em dia o Titanic é protegido pela Unesco e é considerado um patrimônio histórico, portanto é proibida qualquer tentativa de resgate do navio. No entanto, por permanecer no fundo do mar, pesquisas mostram que nos próximos 30 anos os restos da embarcação irão lentamente sumir, devido à desintegração natural.
Joaquim José já havia trabalhado e morado em São Paulo. Nesta viagem, via Nova York, o português buscava voltar pra cá para se juntar a sua família. Infelizmente, o homem de 41 anos morreu no naufrágio.
Os restos do Titanic ficam no Oceano Atlântico Norte, cerca de 600 km a sudeste da costa da Terra Nova, no Canadá, e a cerca de 3,8 mil metros de profundidade. Os restos do naufrágio estão divididos em duas partes — com a proa e a popa separadas por cerca de 800 metros.
Navegou por 4 dias, até às 23:40h de domingo, 14 de abril. Demorou 2 horas e 40 minutos para desaparecer da superfície do oceano. 4) Nos 4 dias de navegação, o navio recebeu 21 avisos de iceberg. Só no dia do afundamento, o Titanic recebeu 6 avisos de outros navios que navegavam nessas rotas.
Foi apenas em 1985 que os destroços do Titanic foram encontrados. Isso ocorreu durante uma exploração conjunta do ex-oficial da Marinha dos EUA Robert Ballard e do oceanógrafo francês Jean-Louis Michel.
Das 2.224 pessoas a bordo, estima-se que 1.517 morreram assim que o navio afundou, menos de três horas depois de atingir o iceberg. Outras 340 foram encontradas com coletes salva-vidas na superfície do oceano, mas já sem vida. Porém, 1.160 corpos nunca foram encontrados.
Na verdade, algumas partes realmente implodiram, como a popa do navio, a cerca de 60 metros abaixo da superfície. Enquanto isso, algumas partes não implodiram porque o ar foi liberado de dentro, fazendo com que a pressão fosse igual no exterior e no interior. Ou seja: se acontece isso, não há implosão.
Porque o Titanic não conseguiu desviar do iceberg?
Esse volume de água deslocado provoca uma força sobre o navio, chamada de empuxo. Desta forma, o Titanic flutuava porque o empuxo era igual ao seu peso. A fama de ser “inafundável” se deu por conta do transatlântico ter sido construído em partes separadas, chamadas de compartimentos.
Mesmo após mais de 100 anos, nunca foram encontrados restos mortais no Titanic e não há uma única resposta para esse fato. O naufrágio do Titanic em 1912 é uma das tragédias mais conhecidas da história marítima.
"Pode haver muitos ossos deixados, mas eles estão tão dispersos dentro e ao redor dos destroços e cobertos de lodo que seria muito difícil identificá-los", apontou. A estrutura do Titanic já se encontra em estado “frágil”, uma vez que bactérias estão consumindo o ferro no casco do navio.
Quantas crianças morreram no naufrágio do Titanic?
Dos 324 viajantes de primeira classe, 201 deles sobreviveram. Enquanto isso, dos 708 excursionistas das classes mais baixas, somente 181 saíram da tragédia com vida. Os artigos de jornal sobre os meninos, que continham diversas fotografias, tiveram um papel fundamental para a revelação de suas verdadeiras identidades.