Agora, sejamos justos, a decisão de descrever José como um idoso a fim de resguardar a virgindade e a pureza de Maria, seja na pregação, nos escritos ou na arte, realmente funcionou. Como um exemplo extremo disso, um antigo texto copta sobre a vida de S. José o apresenta com 91 anos quando se casou com Maria.
Não é possível dizer com precisão, mas alguns textos apócrifos dão a entender que Maria era muito jovem, não tinha ainda vinte anos, enquanto José já era um homem de idade mais avançada. Tanto é que lemos nos evangelhos que Maria já era viúva desde muito cedo.
Eles possivelmente tinham cerca de dezesseis e dezoito anos respectivamente. Esta era a norma para os recém-casados judeus naquela época “. A apresentação de José como um homem ancião parece estar ligada a objetivos apologéticos: tornar mais verossímil a virgindade perpétua de Maria. Porém, apresenta alguns problemas.
"A Igreja Ortodoxa aceita que ele tenha tido um casamento antes. Porque, de fato, seria muito estranho um homem mais velho ainda não ter se casado. Por essa narrativa, ele teria tido filhos antes e, nesse sentido, Jesus poderia ter irmãos, mantendo a virgindade de Maria", afirma.
Qual era a idade de Maria quando engravidou de Jesus?
Resumindo então, com certeza podemos dizer que Maria tinha mais de 12 anos, por causa do contexto histórico e, por tradição apócrifa, podemos afirmar que tinha 14, o que faz sentido, pois ela já era maior de idade (para a cultura judaica).
QUANTOS ANOS TINHA JOSÉ QUANDO SE CASOU COM MARIA?
Qual era a idade de Maria quando se casou com José?
Ela se casou com José e o acompanhou a Belém, onde Jesus nasceu. De acordo com o costume judaico, o noivado teria ocorrido quando ela tinha cerca de 12 anos, o nascimento de Jesus aconteceu cerca de um ano depois.
De acordo com alguns relatos apócrifos, São José teria aos 40 anos de idade casado com uma mulher chamada Melcha, com quem viveu 49 anos e de quem teve seis filhos, um dos quais era Tiago, o Menor, "o irmão do Senhor".
Ou seja, São José casou-se com Maria com o intuito de honrar, ao longo do casamento, a virgindade consagrada dela. Pelo texto do Evangelho segundo São Mateus fica claro que Maria já era casada com São José na época da Anunciação, mas que São José ainda não a tinha acolhido em sua casa.
Quantos filhos tinha José antes de casar com Maria?
José, tradicionalmente, é tido como solteiro e não teve filhos biológicos antes de se casar com a Virgem Maria, e nem é possível dizer a sua idade. No evangelho apócrifo em questão, ele é encarregado de cuidar de uma virgem, chamada Maria.
Quando ele soube que Maria teria um bebê, ficou sem saber o que fazer. Como o bebê não era seu, ele pensou que não deveria se casar com ela. Certa noite, um anjo apareceu a José num sonho e disse-lhe que o bebê de Maria era o Filho de Deus. O anjo disse a José que se casasse com Maria e que chamasse o bebê de Jesus.
Johnson, diz que a Sagrada Família permaneceu no Egito por cerca de quatro anos, segundo a tradição, e que em sua viagem “percorreram mais de 2 mil quilômetros”.
Boaz ficou tão impressionado, ainda mais do que antes. Boaz disse a Rute: “Você é uma bênção. Você sabe que eu sou velho e você é jovem,” ( Rute tinha apenas 40 anos) “mas você quer que eu continue o casamento de seu falecido marid, em vez de você sair para se casar com um jovem da sua idade.
Quando Gabriel aparece, Maria é uma jovem que estava noiva de José (ver Lucas 1:27). Embora não saibamos a idade de Maria na época, na antiguidade era possível que os contratos de casamento fossem arranjados antes mesmo da puberdade.
Qual era a idade de José quando se casou com Maria?
Agora, sejamos justos, a decisão de descrever José como um idoso a fim de resguardar a virgindade e a pureza de Maria, seja na pregação, nos escritos ou na arte, realmente funcionou. Como um exemplo extremo disso, um antigo texto copta sobre a vida de S. José o apresenta com 91 anos quando se casou com Maria.
A jovem Maria, que foi escolhida para ser a mãe de Jesus Cristo, era de Nazaré e descendente de Davi. Os profetas do Velho Testamento tinham predito que o Messias viria por meio da linhagem real de Davi (ver, por exemplo, Isaías 11:1). Como a única progenitora terrena de Jesus, Maria deu a Ele essa linhagem.
Onde está escrito na Bíblia que Maria teve outros filhos?
Mateus 1:25 diz que José não conheceu a Maria ATÉ que deu à luz seu filho, PRIMOGÊNITO; e pôs-lhe por nome JESUS. “Até que” significa que ele a conheceu depois. E primogênito significa “primeiro”, portanto ela teve outros. Mateus 13:55 é muito claro também.
Não só o paralelo do casamento de José com a filha do sacerdote On e de Moisés com a filha do sacerdote madianita, como acenava Tillesse, mas diver- sos paralelos confirmam sua hipótese além de encontrar nas palavras de José em Gn 50,24-25 o “coroamento” deste nexo entre a promessa aos patriarcas e o Êxodo.
Jó era antes da época de Moisés e a Lei, pois ele mesmo oferecia os holocaustos a Deus para o perdão dos pecados, Jó 1:5. Êxodo: Moisés nasceu e a saída do Egito e Aliança feita no Sinai com bênçãos ou maldições.
A Tradição da Igreja – desde os apóstolos até os Santos Padres – e posteriormente os Santos Doutores da Igreja, afirmam que a Virgem Maria não teve outros filhos, e que ela permaneceu Virgem antes, durante e depois do parto do Filho de Deus.
No momento da concepção Maria se tornou tabernáculo de Deus, o Espírito Santo veio sobre ela como a nuvem da shekinah e a presença e Glória de Deus gerou em seu ventre a Jesus.
Quantos meses Isabel estava grávida quando Maria chegou?
Quando Isabel estava no sexto mês de gravidez, Deus enviou o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. O anjo levava uma mensagem para uma virgem que tinha casamento contratado com um homem chamado José, descendente do rei Davi. Ela se chamava Maria. O anjo veio e disse: — Que a paz esteja com você, Maria!