Dependendo da maturidade, raça e trabalho esperado, os cavalos são geralmente começam a ser treinados para serem montados entre dois e quatro anos de idade.
Muita gente gosta de montar quando o cavalo completa em torno de dois anos a dois anos e meio. De acordo com Aluísio Martins, médico veterinário e reitor da Universidade do Cavalo (UC), o ideal é começar quando os equinos chegam aos dois anos e meio para frente.
Normalmente toma-se como base 8 anos, idade que a maioria das escolas de equitação iniciam suas aulas porém é comum encontrar crianças bem menores fazendo bonito em cima de um cavalo!
Os cavalos podem se reproduzir a partir dos 18 meses de idade. Mas, a gestação em equinos jovens não é recomendada uma vez que pode prejudicar o desenvolvimento da égua.
Além disso, caso a sua escolha seja por um cavalo para competição, é importante ressaltar que o animal é considerado maduro a partir dos 5 anos. Assim, compra-lo com essa idade te garante que ele já pode participar de competições. Opte por éguas ou cavalos já castrados.
Embora a deiscência testicular possa ocorrer até dois anos de idade em cavalos, os testículos descem normalmente por ocasião do nascimento, podendo ser prontamente palpados no escroto de potrinhos com trinta dias de idade (SMITH, 1994).
Aos 18 meses, atinge-se 93% da altura de adulto (1,40 metros de 1,50 metros), aos 24 meses atinge-se 95% (1,43 metros), aos 30 meses cerca de 98% (1,48 metros), aos 36 meses cerca de 99% (1,49 metros) e alguns cavalos já alcançam a altura final aos 48 meses (no nosso exemplo, 1,50 metros).
Na monta controlada em piquete, a égua com sinais claros de cio e garanhão são colocados juntos em um piquete pequeno. Nesse sistema, um garanhão pode fazer de 1 a 2 coberturas por dia, com descanso de um dia na semana.
Enquanto algumas raças de maturação lenta continuarão crescendo, a maioria atingirá seu tamanho adulto entre quatro e cinco anos de idade. Muitos começarão a ir para a pista de provas nessa idade, entre três e quatro anos.
Isso porque, para a aparação dos cascos, faz-se necessária a retirada da ferradura, momento em que elas podem ser mais bem examinadas. O ideal será casquear e ferragear os animais a casa 5 a 6 semanas.
A altura, na raça Crioula, varia de 1,40 m (mínimo) a 1,50 m (máximo) para machos e 1,38 m a 1,48 m para fêmeas com idade superior a 24 meses, não havendo medida padrão para o comprimento de corpo.
1a MUDA – aos dois anos e meio, ocorre a erupção das pinças permanentes, com a consequente queda das pinças de leite. Elas alcançarão as opostas em 6 meses. 2a MUDA – aos três anos e meio ocorre a erupção dos médios que chegarão na altura das pinças, aos quatro anos de idade.
Geralmente, um cavalo alcança a idade adulta de um ser humano e vive, em média, de 25 a 30 anos. Entretanto, a vida útil do animal depende da raça e, principalmente, do ambiente onde ele está inserido.
Com cerca de 4 a 7 meses de idade estará se desmamando da mãe. Em sua primeira fase de vida, que vai desde o seu nascimento até cerca de 4 anos de idade, é classificado como potro. Esses jovens cavalos crescerão rapidamente durante o primeiro ano de vida.
Os cavalos jovens possuem a dentição em uma linha vertical. Após os cinco anos de idade, os dentes começam a se inclinar e se encontram em um ângulo. Já nos animais mais velhos, com 20 anos ou mais, esse ângulo de inclinação é mais agudo.
O consumo de proteína e energia é o fator nutricional que mais influencia no crescimento de potros jovens. Portanto, a ingestão de níveis adequados dessas frações nutricionais proporciona ao animal uma taxa de crescimento que lhe possibilita exteriorizar todo seu potencial genético.
Em média, um garanhão ejacula entre 10 e 100ml de sêmen e cerca de 6 bilhões de espermatozoides por ejaculado, havendo uma enorme variação entre indivíduos (MOREL, 2003).
Normalmente, testículos pequenos podem produzir pouca testosterona (hipogonadismo). Por outro lado, os maiores produzem mais. Entretanto, quando menos consistentes e mais amolecidos podem também produzir menos testosterona.
A descida dos testículos nos cavalos ocorre por ocasião do nascimento, mas sendo considerada normal para esta espécie a deiscência até os dois anos de idade. Os cavalos criptorquídicos unilaterais apresentam as mesmas características sexuais secundárias de um garanhão.
Estamos falando do “Cavalo Pônei Brasileiro“, uma raça que tem conquistado cada vez mais espaço não apenas no Brasil, mas também em outros países, graças à sua adaptabilidade e custo acessível.
Pode ser necessário um ano de treinamento (ou mais) até que você possa trotar e andar a galope com o animal em questão. Não tente acelerar o processo, já que isso poderia levar o cavalo a desenvolver medos ou vícios.