De acordo com um estudo recente publicado na GeoScienceWorld Elements e divulgado pela Science Alert, a água do nosso planeta tem 4,5 bilhões de anos, a mesma idade da Terra, e a evidência para a afirmação está no conteúdo de água pesada presente na Terra (composto também chamado de água deuterada e quimicamente ...
A origem da água ocorreu na junção do hidrogênio com o oxigênio, inicialmente no formato de vapor de água. Com a solidificação da superfície dos planetas, como a da Terra aproximadamente 4,6 bilhões de anos atrás, esse gás ficou aprisionado em suas atmosferas.
Uma pesquisa publicada no journal Elements, da GeoScienceWorld, sugere que a água existe há cerca de 4,5 bilhões de anos, o mesmo tempo de existência do planeta Terra.
Eram grãos de espinélio formados durante a explosão de uma estrela que deu origem a uma supernova. E esta existiu antes mesmo de o nosso Sistema Solar – incluindo a sua estrela máxima, o Sol – ter se formado.
Ou seja, de acordo com essa teoria, a água sempre esteve aqui - primeiro presa nas pedras que criaram nosso planeta, depois libertada pelo aquecimento e pelos fluxos do manto terrestre.
As primeiras bacias oceânicas datam do Arqueano, entre 3,6 e 3,9 bilhões de anos, ou seja, cerca de 1 bilhão de anos após a formação do planeta. É importante observar que os primeiros oceanos deviam ter composição bastante distinta da atual, na medida em que refletiam parcialmente a composição da atmosfera.
Uma nascente pode surgir a partir de chuvas, lagos, derretimento de geleiras ou então serem oriundas de aquíferos. A água desses reservatórios subterrâneos, é proveniente da chuva, que passa pelos poros do solo e das rochas, até ficar acumulada em uma camada menos permeável, dando origem às nascentes como conhecemos.
É ainda mais surpreendente quando lembramos que o Sol tem 4,6 bilhões de anos e a Terra, 4,5 bilhões. A descoberta foi descrita na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.
A água é composta por dois elementos químicos: o hidrogênio e o oxigênio. Para formar uma molécula dessa substância são necessários dois átomos de hidrogênio e apenas um de oxigênio, que se ligam por ligações covalentes (H-O-H). Nesse tipo de ligação, os elétrons dos átomos são compartilhados.
A maior parte do oceano formou-se sob o apoio de atividades vulcânicas, que soltaram vapores de água nas camadas externas do planeta. Esse vapor, ao longo de milhares de anos, resfriou-se e depois se condensou, gerando água na crosta terrestre.
A quantidade de sal que entra é igual à quantidade que é retirada. Parte dos sais dissolvidos precipitam e são depositados como sedimentos no fundo do mar, formando novos minerais. Este processo, juntamente com a absorção de minerais pelos organismos marinhos, ajuda a manter estável o nível de salinidade.
De acordo com um estudo recente publicado na GeoScienceWorld Elements e divulgado pela Science Alert, a água do nosso planeta tem 4,5 bilhões de anos, a mesma idade da Terra, e a evidência para a afirmação está no conteúdo de água pesada presente na Terra (composto também chamado de água deuterada e quimicamente ...
A luz do sol é composta por várias cores, mas a água absorve mais rapidamente os comprimentos de onda vermelhos e alaranjados, enquanto os azuis e violetas se espalham, deixando o mar com aquele tom característico. 💙✨
A água que chega até nós pode ter diferentes origens, sendo proveniente principalmente de rios, lagos, represas e aquíferos subterrâneos. No entanto, a responsabilidade pela conservação desse recurso não se limita apenas às entidades encarregadas do tratamento da água.
As moléculas de água foram levadas provavelmente no pó que existiu em um disco ao redor de nosso Sol antes de os planetas se formarem", explica no estudo a líder da pesquisa, Lydia Hallis. Com o tempo, esse pó rico em água foi secando e se compactando lentamente para formar o planeta, indica a pesquisa.
Sabemos hoje que o primeiro ser vivo foi provavelmente muito semelhante aos micro-organismos procariontes modernos, classificados como bactérias e arqueias.
Segundo a classe de cientistas a Terra está datada de 4,5 a 5,0 bilhões de anos. Ao longo de sua formação o planeta já possuiu diferentes características em consistência e principalmente em temperatura, houve períodos com temperaturas extremamente elevadas, e supostamente o planeta passou por processo de glaciação.
Por meio dessa técnica, encontrou-se a rocha e o mineral mais antigo do planeta, que têm cerca de 4,3 bilhões de anos. A partir desse dado, foi feita a estimativa da idade da Terra. O Universo tem idade estimada em 13,8 bilhões de anos. O Sol tem a mesma idade do Sistema Solar, que é de 4,6 bilhões de anos.
A principal teoria de formação da Lua é de 1975 e considera que um corpo celeste do tamanho de Marte, chamado Theia, colidiu com a Terra há cerca de 4,5 bilhões de anos, quando nosso planeta ainda estava em formação e era uma grande bola pastosa e quente. Um pedaço do globo terrestre teria se soltado e formado a Lua.
O Sol opera com um processo completamente diferente, chamado fusão nuclear, que ocorre sem a necessidade de oxigênio. No núcleo solar, onde a temperatura chega a 15 milhões de graus Celsius e a pressão é extraordinariamente alta, os átomos de hidrogênio se fundem para criar hélio.