A boneca Susi nasceu em 1966. Inspirada nas bonecas gringas Tammy e Sindy, dos Estados Unidos e da Inglaterra, respectivamente, ela faz parte dos brinquedos da Estrela e tinha o conceito de ser uma fashion doll. Por isso, usava roupas que eram tendências da moda.
Susi chegou às principais lojas de brinquedo somente sete anos depois de Barbie, em 1966, mas fez muito sucesso no Brasil nos primeiros anos de lançamento.
E, se o brinquedo da Mattel tem o Ken, a Estrela não podia ficar de fora. Em 1974, a empresa lançou Beto, o namorado da Susi. Quase 50 anos após a chegada do personagem, ele virou assunto nas redes sociais, por sua aparência um tanto quanto diferenciada.
A Susi foi vendida continuamente até 1985, mas saiu do mercado com a chegada de sua maior concorrente: a Barbie, que foi lançada no Brasil em 1982. A boneca ficou fora do mercado até 1997, quando foi relançada com um novo visual, mais moderno.
“Barbie” é um dos lançamentos mais esperados da indústria cinematográfica de 2023, tendo tornado a boneca loira de mesmo nome relevante novamente para uma nova geração, mais de 60 anos após sua estreia nas lojas de brinquedos.
O acordo previa que a Estrela fabricasse a Barbie no Brasil já que as importações eram proibidas. As duas bonecas conviveram entre 1982 e 1985, até que a Susi saiu do catálogo. Segundo Tilkian, a Mattel queria favorecer o produto americano, afirma.
Neste sábado (09), a Barbie completa 65 anos. Mesmo sendo atemporal, a linha de bonecas da Mattel ganhou ainda mais destaque após o filme de Greta Gerwig e Margot Robbie, que dominou as bilheterias e arrecadou US$ 1 bilhão em todo o mundo com três semanas de exibição.
A boneca Susi foi lançada no Brasil em 1966, pela Estrela e foi licenciada pela Ideal Toys Corp. Havia um modelo em que a Susi foi inspirada e, originamente, era registrada com o nome de Sindy ou Tammy.
Foi então que a fashionista Susi juntou-se ao descolado (para os padrões dos anos 1970) Beto. Com o sucesso do recém-lançado filme da Barbie, fotos antigas de Susi e Beto viralizaram.
Susi é uma boneca brasileira fabricada pela Estrela, competindo com a Barbie pela preferência das meninas. No entanto, apesar de ser considerada uma boneca genuinamente brasileira, ela foi licenciada pela americana Ideal Toy Company: Tammy era o nome da boneca nos Estados Unidos.
O Programa Estudo de Institutos Americanos (SUSI) para Líderes estudantis universitários são programas académicos intensivos cujo objectivo é proporcionar uma melhor compreensão da sociedade americana e simultaneamente incrementar as suas habilidades de liderança.
Indígena brasileira é uma das homenageadas da Mattel em aniversário de 65 anos da Barbie. A Barbie celebra 65 anos em 2024, e para comemorar a data, a Mattel anunciou uma homenagem global a oito mulheres, que são inspiração para as gerações futuras.
Entre as diversas referências ao mundo real que aparecem no longa, está, como não poderia deixar de ser, a homenagem à criadora da boneca, Ruth Handler e à "verdadeira" Barbie, Barbara Handler, filha dela. A empresária Ruth Handler, que faleceu em 2002 aos 85 anos, foi co-fundadora e presidente da Mattel.
CEO da Brinquedos Estrela, que criou a boneca brasileira, Carlos Tilkian revelou o desejo de produzir um longa da Susi, apesar de ainda não haver planos fechados para isso. “Fazer filmes baseado no sucesso de alguns brinquedos nossos sempre está no nosso radar.
A brasileira queria ser indenizada em R$ 64,4 milhões após a americana romper a parceria no final dos anos 1990, o que a teria deixado no prejuízo. A Estrela alegou ter sido obrigada a retirar a sua boneca Susi do mercado para não atrapalhar as vendas da Barbie.
O contrato com a Mattel, o fabricante americano da boneca, dono da marca, foi rompido no ano passado, abrindo espaço para a Susi, cujas formas se aproximam muito mais do padrão da mulher brasileira, explica Fernandes. Na sua reestréia, a coleção Susi vendeu 500 mil unidades em 97.
A Mojo Dojo Casa House é, nada mais, nada menos, que a própria Casa dos Sonhos da Barbie (a Barbie's DreamHouse), acredita? Cansado do rosa e de todas as referências deixadas pela Barbie, Ken transforma o espaço em uma verdadeira expressão da suposta masculinidade.
Juntos, o casal passou por inúmeras aventuras retratadas em brinquedos e animações, porém, no ano de 2004, a Mattel anunciou que, após 43 anos juntos, Barbie e Ken estavam se separando, pois havia “chegado o momento de passarem alguns bons tempos separados”.