Como acabar com a barriga inchada de endometriose?
Para aliviar os sintomas da endometriose, é interessante praticar atividade física, aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega-3, aplicar compressas mornas na região abdominal e fazer uso de remédios analgésicos que podem ser indicados pelo médico.
A prática regular de exercícios físicos, como yoga e pilates, que promovem o fortalecimento do núcleo (core) e a flexibilidade, pode oferecer alívio significativo para a dor abdominal e liberação de contraturas musculares que ocorrem de forma secundária à inflamação causada pela endometriose.
Quando os níveis de estrogênio são alterados, podem aparecer modificações no sistema de retenção de líquidos e no acúmulo de gorduras no organismo. Por esse motivo, é possível que a mulher com endometriose tenha uma predisposição maior para o ganho de peso em comparação às mulheres que não possuem essa doença.
Assim, a mulher pode consumir alguns chás com propriedades analgésicas e antiespasmódicas como o chá de gengibre com camomila e o chá de lavanda, por exemplo.
Nessa categoria enquadram-se os AINEs (medicamentos anti-inflamatórios não esteroides), como o ibuprofeno e a nimesulida. Esses medicamentos atuam no corpo amenizando os focos de inflamação e assim reduzindo as dores.
A paciente fica com a barriga bastante inchada e com sensação de estar cheia. Muitas vezes esse inchaço é doloroso. É comum as mulheres relatarem que essa distensão aparece em um certo momento do ciclo menstrual, mas pode também não ter relação com tal período.
O tratamento para a adenomiose pode ser feita com uso de medicamentos ou por meio de procedimentos cirúrgicos para remover o excesso de tecido ou o útero todo. O tipo de tratamento varia de acordo com a idade da mulher e gravidade dos sintomas, sendo recomendado nos casos mais leves apenas o uso de medicamentos.
Compressas quentes relaxam os músculos e aliviam as cólicas da endometriose. “Compressas de água morna costumam diminuir a dor causada pela endometriose por meio da vasodilatação e do relaxamento muscular que elas promovem”, afirma a ginecologista e obstetra Elisabete Pinheiro.
Como acabar com a barriga inchada da endometriose?
Para aliviar os sintomas da endometriose, é interessante praticar atividade física, aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega-3, aplicar compressas mornas na região abdominal e fazer uso de remédios analgésicos que podem ser indicados pelo médico.
O tratamento para endometriose intestinal é feito pelo ginecologista e pode variar de acordo com a gravidade dos sintomas e extensão da endometriose, podendo ser indicada a realização de cirurgia para remoção dos focos de endometriose no intestino e o uso de remédios para aliviar os sintomas.
Qual o melhor exercício para quem tem endometriose?
Alguns exercícios de flexibilidade, difíceis de serem realizados em terra firme, são praticados com maior facilidade na água, promovendo maior conforto aos iniciantes. Pilates, dança, treinos funcionais e musculação também são recomendados para mulheres com endometriose.
Há uma ideia comum de que endometriose engorda. Mas será que há alguma relação entre a doença e o aumento de peso? A verdade é que não há essa ligação direta. Isso significa que a endometriose propriamente dita não favorece o ganho de peso.
Essa distensão acontece, pois os focos de endometriose liberam substâncias inflamatórias que irritam as alças intestinais. Isso as faz acumular gases e dilatar.
O tratamento da endometriose intestinal pode incluir medicamentos para alívio da dor, supressão hormonal para inibir o crescimento do tecido endometrial, cirurgia laparoscópica para remover os implantes de endometriose e tratamento cirúrgico mais extenso, como a ressecção do intestino afetado.
Beber água regularmente e praticar exercícios físicos também são estratégias eficazes para manter o sistema digestivo saudável e reduzir o inchaço. Além disso, parar de fumar pode levar a melhorias significativas no inchaço e na saúde geral.
O que tomar antes de dormir para desinchar a barriga?
Canela e gengibre podem ajudar a limpar o organismo, então aposte em uma xícara de chá para desinchar a barriga antes de ir se deitar. O chá de menta também pode ajudar a aliviar o mal estar no estômago, então lembre-se dessa opção se precisar aliviar o organismo depois do jantar.
Alguns estudos têm mostrado que uma alimentação baseada em compostos antioxidantes, como ômega-3 e vitaminas C, D e E, impacta na diminuição da dor pélvica e na redução dos marcadores inflamatórios. É o que chamamos de dieta anti-inflamatória.
No início do ciclo, por exemplo, o chá de camomila ajuda na limpeza uterina. Já o chá de anis possui efeito analgésico, ou seja, ideal para quem sofre com terríveis cólicas. A cúrcuma é uma opção para quem tem endometriose e também cólicas mais fortes pois tem ação anti-inflamatória.
Ainda sobre a alimentação, as nutricionistas Dolores Milaré e Maria da Conceição Damasceno apontam que a ingestão de alimentos industrializados, frituras, carboidratos refinados e açúcar devem ser excluídos da rotina da mulher com endometriose.