A criança, fruto do casamento do cantor com a empresária Ingra Soares, nasceu no fim de julho de 2023 e foi diagnosticado com uma malformação congênita decorrente da síndrome da trissomia do cromossomo 13 — também conhecida como síndrome de Patau. O bebê ficou internado por quase dez meses, até que recebeu alta.
“A criança [com a síndrome de Patau] nasce com três cópias de um dos cromossomos, que é o cromossomo 13”. É justamente nos momentos em que o DNA é replicado para dar origem a novas células que ocorrem falhas como a trissomia cromossômica que afeta o filho do cantor Zé Vaqueiro.
Zé Vaqueiro falou pela primeira vez sobre a morte do filho, Arthur, que faleceu em 9 de julho, aos 11 meses. O cantor compartilhou com os fãs os desafios dele e de sua esposa, Ingra Soares, durante o tempo em que cuidaram do recém-nascido, que passou quase todo o tempo de vida no hospital.
O bebê sofria com malformação congênita da síndrome de Patau e morreu no dia 9 de julho. Em um longo desabafo através de seu perfil do Instagram, o cantor afirmou que se afastou das redes para processar o luto ao lado de sua família.
Síndrome de Patau: Entenda malformação do filho de Zé Vaqueiro
Qual a expectativa de vida de uma criança com síndrome de Patau?
Geralmente, a expectativa média de vida de bebês com síndrome de Patau é de 7 a 10 dias. No entanto, de acordo com a gravidade da síndrome, alguns bebês podem viver até 2 anos.
Bebês com síndrome de Patau se desenvolvem de forma mais lenta no útero e, normalmente, apresentam baixo peso ao nascer, além de uma série de problemas médicos classificados como graves. Os números mostram que mais de nove em cada dez crianças nascidas com a doença morrem ao longo do primeiro ano de vida.
Arthur, filho de Zé Vaqueiro e Ingra Soares, morreu no início do mês, aos 11 meses, de disfunção múltipla dos órgãos. Criança nasceu em julho de 2023, com uma malformação congênita decorrente da síndrome da trissomia do cromossomo 13. A morte foi confirmada pelo casal por meio de uma publicação nas redes sociais.
Ingra Soares é influenciadora e empresária, e ficou nacionalmente famosa por ser casada com o músico Zé Vaqueiro. Ingra e Zé se casaram no religioso em outubro de 2021, um ano após a oficialização da cerimônia no civil.
Zé Vaqueiro e Ingra Soares também são pais de Daniel, de 3 anos, além da filha mais velha da influenciadora, Nicole, de 13 anos, fruto de um relacionamento anterior.
Quantos anos tem o filho do Zé Vaqueiro que está na UTI?
O cantor Zé Vaqueiro, 25, usou suas redes sociais para celebrar o aniversário de 11 meses do filho Arthur, que nasceu com a síndrome de Patau. Fruto do relacionamento do artista com a influenciadora Ingra Soares, 32, o bebê segue internado na UTI.
O bebê partiu... O cantor Zé Vaqueiro e sua esposa Ingra Soares revelaram a causa da partida de seu filho Arthur aos 11 meses de idade. O bebê partiu na noite de segunda-feira (8). O pequeno nasceu com a Síndrome de Patau que é muito rara e causa uma série de complicações.
Pouco tempo depois, eles anunciaram que esperavam mais um filho. Ingra tem três filhos: Nicole, de 13 anos, fruto de um relacionamento anterior, e dos meninos Daniel, de 3 anos, e Arthur, que nasceu no dia 24 de julho de 2023 e morreu nesta segunda-feira, 8 de julho.
Qual era a doença do filho do Zé Vaqueiro? A Síndrome de Patau, também chamada de trissomia 13, é definida pela presença de uma cópia adicional do cromossomo 13 em todas ou na maioria das células de uma pessoa.
Zé Vaqueiro, fenômeno do forró e piseiro no Brasil, se casou em 25 de outubro deste ano, aos 22 anos de idade, com a namorada Ingra Soares, de 31 anos. Os dois estão juntos há dois anos e já têm um filho, Daniel Martin.
Além de Arthur, o artista também é pai de Daniel, de 3 anos, que também é fruto do relacionamento com Ingra. Zé Vaqueiro também tem uma enteada, Nicole, de 13 anos, que é filha de um relacionamento anterior de Ingra. Porém, o cantor tem um carinho enorme pela menina e a trata como se fosse sua filha.
Quais são as causas da síndrome de Patau? A causa da síndrome de Patau está relacionada com a trissomia do cromossomo 13. Ou seja, todos os seres humanos possuem 46 cromossomos, divididos em 23 pares. A síndrome de Patau ocorre quando o paciente possui uma falha genética e apresenta 3 cromossomos no grupo 13.
Quantos anos vive uma criança com síndrome de Patau?
A Síndrome de Patau é causada por uma alteração nos cromossomos que gera problemas de má-formação no rosto, nos membros e nos sistemas nervoso, cardíaco e urinário. Segundo o neurocientista Fabiano de Abreu Agrela, a expectativa de vida dos pacientes geralmente não ultrapassa os 10 anos.
Qual a aparência de uma criança com síndrome de Patau?
Ela resulta em uma gama de anomalias físicas, como fenda labial/palatina, dedos extras e baixo tônus muscular. Além disso, afeta órgãos internos, incluindo o sistema gastrointestinal e o coração, levando a dificuldades alimentares e insuficiência cardíaca.
É possível prevenir a Síndrome de Patau? A única forma de prevenção seria antes da gravidez através da realização dos Testes Genéticos Pré-Implantacionais (PGT-A ou PGT-SR). Com esses testes genéticos é possível fazer um rastreio em todos cromossomos.
No pré-natal, por meio do ultrassom de rotina, é possível identificar anomalias sugestivas da síndrome de Patau. O médico pode sugerir a realização do NIPT, um teste genético não invasivo que quantifica o DNA pelo sangue materno e analisa se o bebê tem a possibilidade de desenvolver alguma trissomia.