A renovação do exame toxicológico passará a ser obrigatória a cada período de 02 anos e 06 meses para os motoristas das categorias C, D e E com idade inferior a 70 anos. Motoristas acima de 70 anos não precisarão renovar o exame toxicológico antes do vencimento da sua CNH.
EXAME – O exame toxicológico é obrigatório para motoristas com CNH nas categorias C, D ou E desde 2015, no momento da renovação e periodicamente, a cada dois anos e seis meses.
Como saber se o exame toxicológico está vencido ou não?
Acesse a área do condutor da CDT; Clique no botão “Exame toxicológico”; Verifique se o prazo para realização está vencido; Em caso positivo, busque um dos laboratórios credenciados e faça a coleta para a realização do exame toxicológico.
De acordo com as novas regras, a partir do dia 01 de agosto de 2024 as empresas precisam informar o exame toxicológico ao e-Social. O exame deve ser realizado previamente à admissão do empregado, periodicamente (no mínimo a cada dois anos e seis meses) e em caso de desligamento.
Qual o último dia para fazer o exame toxicológico 2024?
A tabela do exame toxicológico prevista na deliberação do CONTRAN, se trata do faseamento da regulamentação do Toxicológico Periódico, que tem como objetivo oferecer um prazo razoável para os motoristas realizarem o exame e não serem multados. Anteriormente, o prazo expirava em 28 de janeiro de 2024.
EXAME TOXICOLÓGICO - QUANDO VENCE, QUAL A VALIDADE? A VALIDADE É DE 2 ANOS E MEIO OU 90 DIAS?
Quanto custa o exame toxicológico 2024?
O valor pode variar de acordo com a região e o laboratório escolhido para a realização, mas segundo a Associação Brasileira de Toxicologia (Abtox), o exame custa, em média, R$135. Os custos ficam a cargo das empresas contratantes dos motoristas ou dos próprios condutores, caso sejam autônomos.
É verdade que o exame toxicológico foi suspenso até 2025?
Condutores com validade da CNH entre janeiro e junho terão até 31 de março de 2024 para realizar o exame toxicológico; Condutores com validade da CNH entre julho e dezembro terão até 30 de abril de 2024 para realizar o exame toxicológico.
Quem precisa fazer o exame toxicológico com a nova Lei?
Os motoristas de veículos de carga, ônibus e afins que não realizarem exames toxicológicos a cada dois anos e seis meses serão punidos com infração gravíssima e multa multiplicada por cinco.
Portanto, a partir de janeiro de 2022, todos os motoristas poderão ser fiscalizados caso não tenham regularizado o exame toxicológico, independentemente da categoria e validade da CNH.
Quanto tempo posso andar com toxicológico vencido?
Com a medida, aqueles com exame toxicológico vencido por mais de 30 dias serão multados a partir de 1º de maio, caso a validade da CNH expire entre janeiro e junho, ou a partir de 31 de maio, para os condutores com CNH vencendo entre julho e dezembro.
Pode dirigir carro pequeno com o toxicológico vencido?
Sim. De acordo com a nova Lei Federal 14.599/23, o condutor que estiver conduzindo qualquer veículo, independente da categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com o Exame Toxicológico Periódico vencido, será penalizado.
Como consultar a validade do exame toxicológico pelo CPF?
Você sabe verificar a validade do Exame Toxicológico? É muito simples: baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito na Play Store, se cadastre, acesse a página "Habilitação" e verifique o prazo de validade do seu exame.
O que acontece se não renovar o exame toxicológico?
De acordo com a Lei Federal nº 14.599/23, o motorista será autuado caso deixe de realizar o Exame Toxicológico Periódico (Exame a cada 2 anos e 6 meses) recebendo as seguintes penalizações: Infração gravíssima, gerando 7 pontos na CNH – Carteira Nacional de Habilitação) Pagamento de multa no valor de R$ 1.467,35.
A renovação do exame toxicológico passará a ser obrigatória a cada período de 02 anos e 06 meses para os motoristas das categorias C, D e E com idade inferior a 70 anos. Motoristas acima de 70 anos não precisarão renovar o exame toxicológico antes do vencimento da sua CNH. Atenção!
Qual o último prazo para fazer o exame toxicológico?
Os motoristas profissionais com a CNH nas categorias C, D e E, com prazos de validade entre janeiro e junho, precisam atualizar o exame toxicológico até esta terça-feira (30), que é o fim do prazo de tolerância de 30 dias, dado aos condutores que não realizaram o exame laboratorial até 31 de março.
"Art. 10. Os condutores das categorias C, D e E deverão comprovar resultado negativo em exame toxicológico de larga janela de detecção para a obtenção e a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), incluídas mudanças para estas categorias, nos termos do art. 148-A do CTB.
Quem precisa fazer exame toxicológico até 28 de dezembro?
Ele precisa ser efetuada a cada 30 meses por motoristas das categorias C, D e E, que dirijam ônibus ou caminhões, por exemplo; É possível verificar a situação por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT);
A partir de agora, os condutores que obtiverem resultado positivo no exame toxicológico ou não realizem o exame periódico, terão suspensos o direito de dirigir por 3 (três) meses e aplicação de multa.
Condutores com validade da CNH entre janeiro e junho terão até 31 de março de 2024 para realizar o exame toxicológico; Condutores com validade da CNH entre julho e dezembro terão até 30 de abril de 2024 para realizar o exame toxicológico.
Quem tem carteira B tem que fazer exame toxicológico?
Atualmente, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), o exame toxicológico é exigido apenas de condutores nas categorias C, D e E que dirigem veículos grandes, como ônibus e caminhões, geralmente transportando pessoas ou cargas.