Nazaré proporciona as maiores ondas já vistas no mundo, e alguns dos maiores nomes do esporte encararam as montanhas de água gelada na pequena vila de pescadores em fevereiro deste ano. Durante o desafio do Gigantes de Nazaré, Lucas Chumbo quebrou a barreira do que era considerado impossível há alguns anos.
Qual é o país que tem as ondas mais altas do mundo?
Nazaré, em Portugal
A praia localizada em Portugal é famosa por registrar as maiores ondas já surfadas no mundo. O recorde anterior, feito em 2011, era de 23,77 metros e pertencia ao americano Garrett McNamara.
Até então, a maior onda surfada no Brasil também havia sido em Itacoatiara, em 2022, com aproximadamente 6 a 7 metros, pelo surfista Gabriel Sampaio. A onda que Felipe Cesarano surfou foi nomeada para concorrer a um prêmio mundial de onda grande, o XXL Big Wave Challenge.
Uma das ondas mais conhecidas do mundo, Pipeline também é das mais perigosas. Tubular, a onda quebra forte sobre um afiado fundo de coral, que está muito perto da superfície.
Em Portugal, Canhão de Nazaré é responsável por formar a maior onda já surfada no mundo
Qual foi a maior onda que já existiu?
O evento resultou na maior onda da história. O mega tsunami media 91,4 metros de altura, mas a onda seguinte tornou-se muito maior. À medida que a gigantesca montanha de água viajava por toda a extensão da Baía de Lituya, atingiu um pico de 524,2 metros perto da enseada Gilbert, depois destruiu tudo ao seu redor.
Jaguaruna, cidade do Sul catarinense com cerca de 20,2 mil habitantes segundo o IBGE, guarda, além de belezas naturais, as maiores ondas do Brasil. Por isso, a região é um destino popular para surfistas que buscam desafios.
Na costa da Califórnia, há mais um lugar de ondas gigantes. As águas frias, que não ultrapassam os 15 graus, e as grandes pedras no fundo do mar são características desta praia com ondas que podem chegar aos 20 metros.
Pacasmayo, também em La Libertad, é um destino privilegiado para os longboarders, oferecendo ondas longas e consistentes como “El Faro”, atraindo surfistas do mundo todo para essa encantadora localidade costeira. No norte do Peru, Máncora se destaca com suas praias ideais para surfistas de todos os níveis.
Estas correntes colidem perto da costa da Nazaré, criando condições ideais para o desenvolvimento de ondas extraordinariamente grandes. As águas quentes da Corrente do Golfo encontram as águas mais frias do Atlântico Norte, gerando grande energia que dá origem a uma onda gigantesca.
Em dias de grande swell, está é sem dúvida uma das melhores opções ainda no sudoeste da França, sendo comparada a Sunset, podendo chegar até 15 pés! A onda mais famosa dessa região é a de Parlementia. Um dos picos com maior constância de ondas.
Qual é a Praia que tem as ondas mais altas do mundo?
De acordo com a National Geographic Espanha, o Canyon de Nazaré é um vale submarino que se estende por 230 km da costa da Praia do Norte e, graças ao seu formato de funil, acaba recebendo ondas enormes que atingem alturas de até 30 metros. Um verdadeiro desafio para os surfistas radicais.
Ondas gigantes podem ser formadas quando ventos fortes batem contra correntes oceânicas, quando ondas formadas em diferentes tempestades juntam suas forças ou quando o "swell" interage de modo singular com um fundo particular.
No dia 29 de outubro de 2020, Sebastian Steudtner registrou a maior onda já surfada (26,21m), pulverizando o recorde anterior do brasileiro Rodrigo Koxa, que em 2017 registrou incríveis 24,38 metros, também em Nazaré.
Steudtner é o atual recordista mundial, superando as últimas duas marcas da brasileira Maya Gabieira, única mulher a ter o recorde reconhecido. Em 2018 ela havia dropado uma onda de 20,72 metros de altura, e em 2020, se superou, com o registro de uma onda de 22,4 metros.
Situada no centro-oeste de Portugal, ao norte de Lisboa, a cidade de Nazaré voltou às manchetes do planeta no último domingo (2), quando o encanador Andrew Cotton surfou uma onda de 80 pés (24,3 metros), o que, se confirmado, pode superar a marca do americano Garrett McNamara, obtida em 2011.
O atleta alemão é detentor do atual recorde mundial, tendo surfado uma onda de 26,21 m de altura em 2022. Após ter surfado a maior onda do mundo (26,21 m) em 2022, o surfista alemão de ondas gigantes, Sebatian Steudtner, de 38 anos, pode ter superado a própria marca.
No Nordeste do Brasil, fica uma das praias mais queridas do Ceará, a Praia do Futuro, em Fortaleza. Sol, água de coco, banho de mar e maresia, muita maresia. Afinal, o lugar é o que tem a maresia mais forte do Brasil. Resultado disso: microondas, geladeira, fogão, tudo estraga rápido.
As ondas do tsunami provocado pelo terremoto chegaram até a costa brasileira. No Brasil, essas ondas chegaram a 1,90m de altura e inundaram áreas a até 4km da costa. Os impactos foram mais sentidos entre as regiões hoje conhecidas como Paraíba e Pernambuco, mas há relatos de efeitos até no Rio de Janeiro.
O que produz as ondas na cidade portuguesa é conhecido como o famoso Canhão de Nazaré, cujo comprimento é de 230 quilômetros. Leia mais: Ondas gigantes no oceano são mais comuns do que se imaginava, diz estudo. Placas tectônicas teriam se formado a partir de bolhas ferventes nas profundezas da Terra.
Em dias de ondas grandes do inverno baiano, a Boca da Barra oferece uma das ondas mais longas do Brasil: uma direita que abre do meio do mar até o meio da longa Praia do Pontal, por cerca de 500m…