A expectativa de vida de uma cobra-real é de cerca de 20 anos. Trata-se de uma das espécies de serpente de que mais facilmente se diferenciam os sexos. As cobras-rei são sexualmente dimórficas em tamanho e em cor.
Devido a seu tamanho, é difícil ver píton reticulada em um ambiente controlado. No entanto, ela pode viver mais anos em cativeiro do que na natureza. A píton reticulada mais longeva conhecida a viver em cativeiro tinha 32 anos.
Na velhice, com o sistema imunológico mais lento, surgem doenças (como tumores, por exemplo). Uma serpente com oito a dez anos já está ficando idosa, às vezes adoece, começa a diminuir a alimentação e para de engordar. Jararacas vivem em média nove ou dez anos. Cascavéis podem chegar a 15 anos em média.
Zaher e vários pesquisadores do exterior já estudaram vestígios de serpentes mais antigas e primitivas, como a Haasiophis terrasanctus, uma cobra com patas, com idade aproximada de 95 milhões de anos, que foi descoberta em Israel.
História 2: Ao tentar matar uma serpente, se ela não morrer, ela voltará para se vingar. Fake de novo! As serpentes não têm essa capacidade de lembrar da sua carinha e nem têm esse desejo de vingança, pode ficar tranquilo! Mais uma vez: elas só vão atacar caso se sintam ameaçadas.
Aves de rapina como águias, falcões, corujas e aves secretário se alimentam de serpentes, assim como seriemas e emas. Embora muitas aves ocasionalmente se alimentem de serpentes, as espécies verdadeiramente especializadas são raras: todas pertencem ao grupo das aves de rapina.
A sabedoria popular afirma que é possível adivinhar a idade da serpente através da contagem dos anéis que formam o guizo – cada anel equivaleria a um ano de vida da cobra.
Analisando vértebras encontrados na Índia, cientistas estimam que a Vasuki indicus poderia chegar aos 15 m – o que a tornaria a maior cobra que já existiu. Você provavelmente já deve ter ouvido falar na Titanoboa, a gigantesca cobra sul-americana que é considerada hoje a maior serpente que já existiu.
Elas não têm pálpebras por isso os olhos não se fecham como outros animais. Porém, acredita-se que elas durmam aproximadamente 18 horas por dia”, esclarece.
A fecundação ocorre dentro do corpo da cobra, mas o desenvolvimento do filhote pode acontecer tanto dentro, quanto fora de seu corpo. Algumas espécies de cobras botam o ovo fecundado e o filhote se desenvolve fora do corpo da mãe. Mas o filhotinho só sai do ovo depois de terminado o seu desenvolvimento.
Os gambás nem sentiam e seguiam devorando as serpentes. Para mostrar que esta proteção é natural do gambá, os especialistas fizeram o mesmo teste em filhotes de gambás e de cobras. O resultado foi o mesmo, provando que esse comportamento já está incorporado geneticamente: os filhotes já nascem imunes.
A coral verdadeira é a mais venenosa, embora cause apenas 1% dos acidentes com cobras no país. Em segundo lugar, está a cascavel; em terceiro, a surucucu pico-de-jaca; e, em quarto, a jararaca, responsável por mais de 80% dos acidentes no Brasil.
Fazer a poda de plantas arbustivas e remover folhas secas caídas do jardim são ótimas práticas para espantar cobras. Dessa maneira, você evita que elas tenham espaços para fazer ninhos e se entocarem, o que torna mais difícil encontrá-las. Além disso, evite deixar sacos de lixo acumulados no exterior da casa.
Cobras detestam plantas com cheiro forte, e o capim-limão ou capim santo com certeza possui essa característica. Arbustivo, ele é bem fácil de cuidar. Além de se proteger das cobras, é possível fazer um chá delicioso com essa planta!
Existem alguns indicadores que podem nos orientar se tem cobra por perto, pois não é simples identificar seu rastro. Como saber se tem cobra no seu quintal ou casa? Uma maneira de saber é quando encontramos restos de pele, que mantém a forma do animal após realizar a troca de pele.
Até então, diz o biólogo, a maior sucuri já registrada tinha 5,21 metros. Geralmente, as sucuris adultas têm entre 4 e 5 metros e pesam de 80 a 100 quilos.
Seguindo essa lógica, a cobra mais venenosa do mundo, segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NLM, na sigla em inglês), conhecida como taipan-do-interior, ou taipan-ocidental (Oxyuranus microlepidotus), é natural do país continental.
Assim, eles se tornam amigos inseparáveis dos tutores e podem viver por até 30 anos! Isso mesmo: são três décadas, por isso, só escolha ter uma serpente caso você esteja disposto a passar todos esses anos ao lado dela.