Israel também se destaca com seus 345 aviões de combate, dentre eles, 315 caças. O Irã tem 312 (sendo 260 caças). Os israelenses têm um dos maiores arsenais de mísseis da região, balísticos e de cruzeiro. A maioria é de curto alcance, mas tem uma linha mais potente.
A Força Aérea israelense tem 39 caças F-35 e foi o primeiro país do mundo a operar esse modelo, fabricado pelos EUA. "Israel controla os céus do Oriente Médio desde a Guerra dos Seis Dias [conflito entre Israel e países árabes em 1967].
Israel é o único país do Oriente Médio que possui F-35, considerado o caça mais eficiente do mercado atualmente. O país recebeu seus dois primeiros aparelhos em 2016 e com essas novas aquisições, Israel passaria a ter 75 caças.
Além disso, Israel tem uma base industrial de defesa que pode desenvolver armas para uso doméstico e exportação, incluindo veículos blindados, sistemas aéreos não tripulados e mísseis guiados.
A estratégia OCULTA de Pablo Marçal nos DEBATES | Caio Coppolla revela
Quem tem mais poder de fogo Hamas ou Israel?
O poder bélico de Israel é consideravelmente maior que o do Hamas. O porte de sua Força Aérea, seus drones armados e sofisticados sistemas de inteligência e coleta de informação permitem que o país atinja praticamente qualquer alvo em Gaza.
Este e os números abaixo são da edição mais recente, de 2023, do levantamento do GFP (Global Firepower), que mede as forças militares pelo mundo. Segundo o índice, Israel tem 173 mil militares ativos. Em números absolutos, é o 29º maior efetivo do mundo enquanto o Brasil é o 15º, com cerca de 360 mil na ativa.
Israel tem forças mais modernas e é um país mais militarizado (1.720 militares por 100 mil habitantes, ante 701 por 100 mil dos iranianos), mas Teerã comanda mais homens (610 mil, mais 350 mil reservistas), tem uma formidável força de mísseis balísticos e o sexto maior orçamento de defesa nominal do mundo.
Sukhoi SU-35 - Este caça russo é uma adaptação feita em 2007 do antigo SU-27 (de 1988), com velocidade máxima de 2.390 km/h e carregado com canhão, mísseis e bombas. Tem sensores que ajudam a reduzir sua visibilidade diante dos adversários.
O Lockheed Martin F-35 Lightning II, popularmente conhecido como F-35, é um caça multifunção supersônico furtivo desenvolvido pela empresa Lockheed Martin em programa com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
Em relação à capacidade aérea e terrestre, o exército israelense conta com 601 aeronaves, 126 helicópteros, 2.200 tanques de guerra — muitos deles vistos na fronteira com Gaza — e 56.290 veículos blindados.
O programa de mísseis do Irã é considerado o maior e mais diversificado do Oriente Médio. Em 2022, o general Kenneth McKenzie, do Comando Central dos EUA, disse que o Irã tinha “mais de 3.000” mísseis balísticos. De acordo com o Projeto de Defesa contra Mísseis CSIS, Israel também exporta mísseis para vários países.
O Irã considerou o ataque a Israel um sucesso. Mas, segundo o pesquisador iraniano e diretor do Centro de Estudos Árabe-Iranianos, com sede em Londres, Ali Nouri Zadeh, a ofensiva não rendeu pontos ao Irã. Ele diz que, pelo contrário, revelou fraqueza no regime iraniano ao não atingir nenhum alvo dentro de Israel.
Com muito menos força bélica (entre o que é conhecido), o Hamas, por sua vez, se infiltrou em territórios e sequestrou reféns, seguindo estratégias já utilizadas antes, mas incrementadas no ataque de sábado. Uma guerra marcada por táticas que ajudam a contornar essa diferença de forças.
Segundo o Diretório Mundial de Navios de Guerra Militares Modernos, o Irã tem 67 unidades em seu inventário naval, e a idade média do casco é de 32,7 anos. Já israel conta com 59 unidades.
No entanto, o Brasil ainda não possui armas nucleares, enquanto que Reino Unido já possui um arsenal dessas armas (oficialmente, cerca de 225 ogivas nucleares) e é um dos cinco "Estados com armas nucleares" de acordo com o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares.
Rússia e Estados Unidos possuem cerca de 92% dessas armas, mas têm reduzido mutuamente seus armamentos atômicos desde a dissolução da União Soviética. Por outro lado, relatórios recentes do Pentágono revelam a ampliação gradual do arsenal nuclear da China, Índia, Paquistão e Coreia do Norte.
1º lugar - ESTADOS UNIDOS - Tem 1,3 milhão de soldados, 13.300 aeronaves, 303.553 veículos blindados de combate e 484 embarcações. Orçamento anual de US$ 760 bilhões. 2º lugar - RÚSSIA - Tem 830 mil soldados, 4.182 aeronaves, 151.641 veículos blindados de combate, 598 embarcações. Orçamento anual de US$ 82,6 bilhões.
Israel tem uma economia de mercado com tecnologia fortemente desenvolvida. É dependente de importação de grãos, carnes e petróleo. Apesar dos escassos recursos naturais (85% de terras desérticas), Israel desenvolveu intensamente sua agricultura e indústria, exportando tecnologia nestas áreas.