A diferença de desempenho do motor 170 TSI para o 200 TSI é logo percebida. O carro é menos arisco na arrancada. Aceleração em tempo razoável, mas a estilingada ou fôlego do turbo dura pouco. As retomadas (ultrapassagem) são mais lentas.
O motor 200 TSI Total Flex desenvolve potência de 128 cv com etanol e de 116 cv com gasolina. Seu nome faz referência ao torque de 200 Nm (20,4 kgfm). O motor 250 TSI Total Flex equipa a versão Highline e gera potência de até 150 cv, com gasolina ou etanol. O torque é de 250 Nm (25,5 kgfm).
Dotado de turbocompressor e injeção direta, ele dispensa o uso de tanque auxiliar com gasolina nas partidas a frio. A denominação 200TSI se refere ao torque máximo gerado pelo motor. São 200 Nm (Newton-metro), ou 20,4 kgfm, o maior da categoria.
Ainda não há dados técnicos disponíveis, mas a aposta é que a versão receba, finalmente, o motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 mkgf, assim como o Polo GTS.
A categoria T200 refere-se a queimadura da cabeça e do pescoço, grau não especificado e faz parte do grupo entre T20 e T25 e do Capítulo XIX do livro CID 10.
Junto com o motor, que resgata a sigla 170 TSI, vem o câmbio manual de cinco marchas. Pois foi justamente a versão TSI que aceleramos neste primeiro contato. Com preço de R$ 92.990, esta é a primeira opção da linha 2023 do hatch com o motor 1.0 turbo de 116 cv e a transmissão manual.
Os motores TSI apresentam uma eficiência maior no que se refere ao aproveitamento de energia, que normalmente é dispensada pelo escapamento dos carros aspirados.
O motor em questão ainda é o 1.0 TSI, mas em versão que rende no máximo 116 cv e 16,8 kgfm, e é combinado com uma versão do câmbio automático de seis marchas mais adequada ao motor com menos torque. Isso porque as versões intermediárias do Nivus 2025 manterão o motor 200 TSI, o 1.0 TSI com 128 cv e 20,4 kgfm.
A atração da noite foi a revelação do inédito Nivus GTS. O carro foi mostrado na cor branca e virá equipado com o motor 250 TSI 1.4, de 150 cv de potência, também com câmbio automático de 6 marchas.
A Volkswagen anuncia a linha 2025 do Nivus, trazendo atualizações em design e conectividade, além de uma versão esportiva inédita: a GTS. O SUV cupê parte de R$ 136.990 na versão Comfortline e R$ 153.990 na Highline, com chegada prevista para as lojas em novembro deste ano.
O 1.4 turbo segue o mesmo conhecido, com 150 cv e 25,5 kgfm de torque, assim como seu par, o câmbio automático de 6 marchas, assim como o restante do SUV, como suspensão e direção.
O T-Cross é um SUV crossover compacto (segmento B) urbano produzido pela montadora alemã Volkswagen, baseado no Volkswagen Polo VI. Foi apresentado em 25 de outubro de 2018, e comercializado no Brasil a partir de 19 de abril de 2019.
A sigla TSI, que significa "Turbocharged Stratified Injection" ou Turbo com Injeção Estratificada em tradução livre, é uma das mais comuns na linha de motores Volkswagen. Esta tecnologia combina turbocompressor com injeção direta de combustível o que oferece uma solução equilibrada entre desempenho e sustentabilidade.
No caso do 200 TSI, por exemplo, são 200 Nm, ou 20,4 kgfm, tanto com gasolina quanto com etanol. A história é exatamente a mesma com o 250 TSI e o 350 TSI. O primeiro, 1.4 turbo, desenvolve 25,5 kgfm (com gasolina ou etanol), enquanto no segundo são 35,7 kgfm (apenas com o derivado do petróleo).