Para medir-se distâncias menores, existem os submúltiplos do metro, que são: decímetro: 10 decímetros correspondem a 1 metro. centímetro: 100 centímetros corresponde a 1 metro. milímetro: 1000 milímetros corresponde a 1 metro.
Realizamos a divisão de 100 por 16. O resultado é 6 e o resto é 4. O resto 4 corresponde a 4 décimos = 40 centésimos, razão pela qual colocamos outro zero (0) à direita do número 4.
Para medir-se a distância, por exemplo, entre duas cidades, é mais conveniente usar-se quilômetros em vez de metros. Para medir-se distâncias menores, existem os submúltiplos do metro, que são: decímetro: 10 decímetros correspondem a 1 metro.
As três primeiras posições são chamadas décimos, centésimos e milésimos. Estas partes são o resultado de dividir as unidades em dez, cem e mil partes iguais, respectivamente. Se você dividir um milésimo por dez, obtém décimo de milésimo, isto porque no total são dez mil destas partes em uma unidade.
Portanto, o metro vale 100 centímetros e o centímetro vale um centésimo do metro (0,01 m). Se dividimos o metro por 1 000, obtemos o milímetro. Portanto, o metro vale 1 000 milímetros e o milímetro vale um milésimo do metro (0,001 m). O milímetro não é a menor unidade que podemos utilizar.
Um ponto vale 10 décimos, pois o décimo é a décima parte de um inteiro. Esta questão está relacionada com fração. A fração é uma maneira de representar a operação de divisão, onde temos um numerador e um denominador.