A creatina não funciona de forma imediata — os melhores efeitos só são percebidos a partir de três semanas de consumo diário, quando o estoque no organismo é construído. A substância deve ser ingerida até nos dias que o usuário não faz atividade física.
Diferentemente de outras substâncias que têm ação imediata, a creatina leva aproximadamente três semanas para surtir efeito, isso se ingerida diariamente de forma correta. É esperado esse prazo para que haja o estoque da substância no organismo.
Com a creatina, é possível diminuir a inflamação e os danos às células causados por treinos intensos, além de reequilibrar o pH muscular. Todos esses fatores, aliados, ajudam a aumentar a massa magra.
A creatina deve ser ingerida pelo menos por um mês, sem pausas, para que o efeito seja visível. Porém, é possível passar por uma fase de saturação no começo, onde se aumenta a dosagem tomada por dia, durante um período de três a cinco dias, para ter resultados mais rápidos e potentes.
Os efeitos da creatina podem demorar algumas semanas para surgir, e algumas pessoas podem não sentir os resultados após algumas semanas de uso. Isso pode acontecer porque os músculos ficam dessensibilizados à creatina. E para resolver esses problemas os atletas encontraram uma solução, por isso que é ciclar a creatina.
Entre os pacientes que respondem bem à creatina, seus efeitos começam a ser sentidos após cerca de 1 a 2 semanas em quem fez a fase de carga rápida e em 3 a 5 semanas em quem fez a fase de carga lenta (mais adiante explicamos como se deve tomar a creatina).
Quem toma creatina tem que tomar quantos litros de água por dia?
– Verdade: A creatina não aumenta a necessidade de ingestão hídrica, o indivíduo deve continuar ingerindo a mesma quantidade de uma pessoa “normal”, sugere-se consumir 35 ml a 50 ml/kg de peso ao dia.
Qual o melhor horário para tomar creatina para emagrecer?
A creatina pode ser tomada em qualquer horário do dia, antes ou após os treinos. No entanto, para ser melhor absorvida, a creatina deve ser ingerida de preferência com um alimento ou suplemento fonte de proteínas, como frango, ovo ou whey protein, e carboidratos, como banana, aveia, uva ou maltodextrina, por exemplo.
Por que a creatina incha a barriga? A creatina pode causar inchaço na barriga devido à retenção de água nas células musculares. Esse efeito é temporário, e geralmente acontece quando se faz uso excessivo do suplemento. Por isso, é importante seguir a dose recomendada pelo seu médico ou nutricionista de confiança.
Algumas pessoas optam por iniciar a suplementação de creatina com uma fase de saturação, para aumentar rapidamente os níveis de creatina nos músculos. A fase de saturação dura cerca de 5 a 7 dias e a recomendação é consumir uma dose diária mais alta, em torno de 20 gramas por dia, dividida em 4 doses de 5 gramas.
Estimulantes do Sistema Nervoso Central (SNC), como é o caso da cafeína, têm o poder de retardar o cansaço e interferir na qualidade do sono. Entretanto, a creatina não atua no estímulo de energia à nível de SNC, sua atuação ocorre diretamente no tecido muscular e, portanto, não há interferência no sono.
A creatina isolada, sem realização de exercícios não trará o efeito desejado. Não terá benefício nem malefício. Sabemos que com a idade ocorre perda de massa muscular, portanto é de extrema importância a realização de atividade física e fortalecimento muscular nesta faixa etária.
Manutenção da Pele Saudável: Ao melhorar o metabolismo energético das células da pele, a creatina contribui para a manutenção de uma pele saudável. Conservação da Resistência da Pele: A creatina pode ajudar a pele a resistir aos sinais visíveis de envelhecimento, como linhas finas e rugas.
Memória e cognição: A creatina aumenta a produção de energia no cérebro, otimizando funções como memória, aprendizado e atenção. Estudos demonstram melhora na memória de curto prazo, fluência verbal e raciocínio em indivíduos não-atletas.
“A creatina ajuda a emagrecer no sentido de melhorar a capacidade muscular, o que gera mais hipertrofia e ganho de massa muscular. Quanto mais massa muscular, maior é o gasto calórico, então pode ajudar dessa forma também”, esclarece Rafael Castro.
Para quem deseja não se preocupar com horários específicos, tomar creatina diariamente, pela manhã ou antes de dormir, é uma opção válida. O importante é ser consistente com a dose recomendada para que os músculos mantenham níveis adequados da substância.
Segundo Alex Feitoza, a creatina demora cerca de três semanas contínuas para começar a fazer efeito na resistência e força. Em relação ao ganho de massa muscular, os benefícios normalmente aparecem entre a 6ª e a 8ª semana. Isso varia de indivíduo para indivíduo, e conforme os exercícios realizados.
Porém, a creatina não aumenta a gordura corporal e pode ser eficaz na perda de peso, já que ela ajuda a manter o tecido muscular e o metabolismo ativo. Além disso, a creatina ajuda a repor a reserva de energia, o que aumenta o desempenho durante a atividade física e contribui para a perda de peso.
A suplementação com monohidrato de creatina demonstrou ser segura e muito eficiente para saúde gastrintestinal, tendo em vista a creatina pode diminuir os marcadores de inflamação e reduzir à sensibilidade à dor, associada à inflamação, modulando a formação de barreira epitelial do intestino.
A creatina para emagrecer possibilita treinos mais intensos e eficazes, o que pode resultar em maior queima calórica. Por se tratar de uma proteína, o whey protein pode ajudar a reduzir a fome e, consequentemente, promover uma menor ingestão total de calorias.
A creatina não atrapalha o processo de emagrecimento, mas aumenta a quantidade de água intramuscular, podendo alterar as medidas e o peso. A creatina auxilia aa performance para o ganho de massa muscular e como o músculo pesa mais que a gordura, pode ter aumento do peso, sem ter aumentado gordura.
Sim, você pode! Apesar das preocupações, estudos sugerem que a combinação de cafeína e creatina não apenas é segura, mas também pode potencializar os efeitos de aumento de força e potência. Então, se você ama seu café e não quer abrir mão da sua dose de creatina, saiba que pode continuar com ambos sem preocupações.
Outra forma de evitar o inchaço é ingerir bastante água e, em alguns casos, fazer uso de chás com potencial diurético como chá de cavalinha, hibisco, dente de leão, etc. Mesmo assim, algumas pessoas podem sentir que a creatina incha a barriga no início do uso, mas esse efeito é geralmente passageiro.
Isso porque o consumo desses substratos induz o aumento da osmolalidade plasmática — ou seja, a quantidade de soluto presente no sangue — principal estímulo para o aumento da sede e, por isso, maior consumo de água.
É necessário dar uma pausa na creatina? Você não precisa dar uma pausa na suplementação de creatina, pois os estudos já demonstraram que essa suplementação pode ser feita durante vários anos sem qualquer prejuízo na função renal ou na saúde, contando que você respeite as doses de suplementação.