O uso ininterrupto de esmalte causa ressecamento e enfraquecimento das unhas. O esmalte também é uma das principais causas de alergias ao redor das unhas. Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) orienta deixar as unhas sem esmalte ao menos uma semana por mês.
"O ideal é não deixar o esmalte por mais de sete dias, e um bom momento para a remoção é quando ele começa a descascar. Deixe a unha sem o produto e faça uma hidratação", recomenda Gabbi. Convém ainda deixar a unha descansar por um período de três dias, antes de esmaltar novamente.
Deixar as unhas sem esmaltes por pelo menos 24 horas, tirar o esmalte um ou dois dias antes de ir a manicure permite que as unhas recuperem a hidratação natural.
MITO: O que deixa as unhas fracas é a ausência de cuidados constantes e a falta de produtos corretos. Os esmaltes, apesar de darem um “up” em qualquer visual, não são responsáveis pela saúde das unhas.
É verdade que a unha precisa respirar sem esmalte?
Especialistas desmistificam a necessidade das unhas "respirarem" entre esmaltes, mas alertam para sinais de problemas como ressecamento e manchas. A remoção correta do esmalte é crucial para evitar danos, especialmente com unhas de gel.
"É sempre bom usar base para fortalecer as unhas, mas antes tem que tratar hidratar bem a superfície e cutículas", ensina. Para hidratar, prefira usar óleo, vale até usar umas gotinhas de azeite de oliva, que todo mundo tem em casa.
A presença de alterações nas unhas pode ocorrer por um processo de envelhecimento natural ou alguma lesão como pancadas, mas também pode ser sinal de alguns problemas de saúde, como deficiência de vitaminas, alterações hormonais, infecções por fungos, diabetes, doenças do coração e pulmões ou, até mesmo, câncer.
Porque as unhas ficam doloridas quando tiramos o esmalte?
Esmaltes com biotina, cálcio ou casco de cavalo também podem ajudar a endurecer as unhas, afirmou a dermatologista. Algumas pessoas sentem dor nas unhas após retirar o esmalte, porque a lâmina ungueal delas é muito fina e fica exposta.
As unhas de gel quando são bem aplicadas não fazem mal a saúde porque não danificam as unhas naturais e são ideias para quem tem unhas fracas e quebradiças. Além disso, pode até ser uma solução para quem tem o hábito de roer muito as unhas, porque o gel funciona como uma capa protetora.
Porque a unha fica amarela depois que tira o esmalte?
As unhas ficam amareladas após a retirada do esmalte e até um pouco ressecadas. Pois alguns esmaltes em cores escuras, principalmente a cor vermelha, tem presente em sua composição o óxido de ferro, que causa o amarelamento quando se retira o esmalte.
As bases fortalecedoras podem ser encontradas em farmácias, drogarias ou supermercados, de diversas marcas, como a Biolab Onicut Gel, a Base e esmalte fortalecedor de unhas Lakesia ou a Base fortalecedora Dermage Force Nail, por exemplo.
De maneira geral, os tons claros dão a impressão de unhas maiores porque refletem a luz, causando essa sensação ótica. Contudo, a dica para você sentir que ganhou comprimento nas pontas dos dedos é apostar nas cores próximas ao seu tom de pele.
O uso ininterrupto de esmalte causa ressecamento e enfraquecimento das unhas. O esmalte também é uma das principais causas de alergias ao redor das unhas. Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) orienta deixar as unhas sem esmalte ao menos uma semana por mês.
Qual o tempo máximo que posso ficar com esmalte nas unhas?
Qual o tempo máximo que posso ficar com esmalte nas unhas? O ideal é que a pessoa não passe mais do que 5 dias com o esmalte nas unhas. Depois de 5 dias, o mais indicado é tirar o esmalte com um removedor e deixar a unha respirar por pelo menos 2 dias antes de você pintar de novo.
A longo prazo, esse hábito pode trazer prejuízos para a saúde das unhas, deixando-as frágeis e ressecadas. Para evitar que isso aconteça, é preciso ter alguns cuidados e saber como utilizar outros métodos para tirar o esmalte, sem agredir a região.
Embora as unhas dos pés pareçam resistentes, elas estão longe de ser impermeáveis. Na realidade, elas absorvem muito mais substâncias, como o esmalte, que são aplicadas na superfície, do que a pele, por exemplo. O perigo de manter o esmalte por muito tempo é que o pigmento pode penetrar nas camadas da unha e secar.
Algumas das causas mais comuns incluem deficiências nutricionais, exposição frequente à água e produtos químicos, traumatismo repetitivo e uso excessivo de esmaltes e removedores. No entanto, unhas fracas também podem indicar alguma doença, como hipotireoidismo, anemia e diabetes.
Algumas dicas para fortalecer as unhas fracas e quebradiças são usar uma base fortalecedora, proteger as mãos diariamente com luvas durante as tarefas domésticas, usar creme hidratante e manter uma alimentação saudável, incluindo alimentos fontes de ferro, vitamina A e vitaminas do complexo B.
É preciso dar um descanso para que as unhas possam crescer fortes e saudáveis. “É possível evitar que as elas se tornem frágeis evitando permanecer por muito tempo com o mesmo esmalte, dando um intervalo de pelo menos três dias sem o produto até fazê-las novamente”, aconselha a médica.
Nos primeiros 15 dias de tratamento, aplique diariamente sobre as unhas limpas e sem esmalte. Não precisa retirar a base para realizar nova aplicação, tá? Para fazer a manutenção do resultado, é só usar uma vez por semana, antes do esmalte. Os resultados aparecem após 30 dias de uso!
Muitas doenças graves são capazes de afetar a oxigenação e alterar o processo de crescimento e desenvolvimento das unhas, podendo causar alterações que podem ser “pistas” de que alguma coisa não vai bem. As unhas saudáveis, geralmente, têm um aspecto branco transparente com base rosada.