Os curativos protetores e imobilizadores com fita microporosa devem ser utilizados o mais precocemente possível, e pelo período mínimo de 1 a 3 meses, ou mais, conforme orientação médica.
Pode-se ficar com o micropore de 7 a 14 dias. Cada cirurgião tem uma preferência para curativo. O princípio do bom curativo é aquele que mantém um nível de umidade ideal na ferida além de absorver o excesso de secreção.
Após a rinoplastia, o paciente fica com o curativo “aquaplast” de 7 a 10 dias. Após a retirada do mesmo, permanece com uma fita adesiva cor da pele sobre o nariz (micropore) por mais sete dias.
Pode tomar banho com o micropore? Pode tomar banco com o micropore fixado diretamente na pele, não há problemas em molhar o micropore. Porém, recomenda-se que evite esfregar a região com buchas de banho ou levar jato de água diretamente no curativo.
Rinomodelação definitiva - Micropore no pós-operatório.
É melhor cobrir o machucado ou deixar ele respirar?
E já adiantamos que deixar o ferimento “respirar” não acelera em nada a cicatrização. Pelo contrário. Isso pode atrasar o tempo de cura, além de a área ficar mais dolorida e exposta a infecções.
A ferida deve ser sempre mantida fechada, com um curativo adequado que mantenha a umidade ideal necessária ao processo de cicatrização, dessa forma evitará a formação da crosta e o processo de cicatrização será efetivo.
Para que serve a Fita Micropore Nexcare Bege? A Fita Micropore Nexcare Bege é a melhor escolha para fixação de curativos ou gazes. Isso porque, além de proteger o ferimento, ela mantém a pele respirando, não deixa resíduos ou irritações na pele e é resistente à água.
O Sensi Care é um novo produto da Convatec. Ele é ideal para retirar adesivos da pele, como, por exemplo, micropore, hidrocoloides, placas de colostomia. É um produto que pode ser utilizado em casa, em hospitais e em consultórios.
Se o curativo estiver preso na pele, pode ser necessário mergulhar a área em água morna para soltar o adesivo antes de removê-lo. Além disso, é importante remover o curativo com cuidado e lentamente, puxando-o suavemente na direção oposta à ferida.
PERÍODO DE TROCA O curativo deve ser trocado toda vez que estiver saturado com a secreção ou, no máximo, a cada 24 horas. Quando na presença de pouco exsudato, a gaze deverá ser umedecida duas a três vezes ao dia, com SF0,9%.
Nas áreas já cicatrizadas e secas, lavar e cobrir com fitas de micropore trocando de 2/2 dias até 15 dias (use somente micropore da marca da 3M). Nas áreas que não estiverem completamente secas, lavar diariamente e aplicar pomada prescrita pelo cirurgião todos os dias, cobrir com gazes e micropore.
Após a troca, é realizado um novo curativo com fita micropore bege, que ficará por mais 5 a 7 dias contínuos, até a total retirada. Em alguns casos o paciente é orientado a utilizar a fita micropore no nariz pelo período de um mês, apenas na hora de dormir, para reduzir o edema e fibrose.
Permite que a pele respire, evitando infecções por umidade. Ideal para peles sensíveis, pois geram mínima remoção de pelos. Remoção suave sem dor. Pode ser aplicado diretamente na pele, sem a necessidade de gaze ou curativo adicional.
O que substitui micropore? Algumas opções que podem substituir incluem outros tipos de fita adesiva para curativos, como a fita transpore ou a fita coban.
Os curativos protetores e imobilizadores com fita microporosa devem ser utilizados o mais precocemente possível, e pelo período mínimo de 1 a 3 meses, ou mais, conforme orientação médica.
A orientação normalmente é usar a cinta o dia inteiro no primeiro mês retirando apenas para tomar banho e colocar novamente. Após os primeiros dias o curativo costuma ser apenas com fita de micropore o que permite a lavagem com água e sabonete neutro por cima.
Olá, A hiperpigmentação causada pelo micropore pode ser clareada com o uso de alguns ácidos clareadores. O ideal é procurar uma avaliação dermatológica para indicar o melhor tratamento para seu caso.
A Fita Médica Microporosa 3M™ Micropore é uma fita de papel hipoalérgica e livre de látex, feita de não tecido de rayon. Possui boa adesão em regiões úmidas e em aplicações prolongadas.
A Fita Micropore™ Nexcare® é a escolha número um em fitas hospitalares. Ela foi projetada para ter o máximo de suavidade, não interferindo nas funções normais da pele e permitindo que ela transpire para melhor conforto. É perfeita para a fixação de curativos, gazes, cateteres, sondas e curativos de drenos.
Os esparadrapos são fitas que possuem uma parte adesiva, que se fixa firmemente na pele, sendo muito utilizados em curativos e primeiros socorros de forma geral. Por outro lado, o micropore é um tipo de fita adesiva mais fina e respirável, que não apresenta tanta fixação quanto os esparadrapos.
Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrização.
Qual é a parte do corpo que cicatriza mais rápido?
Em geral, as áreas do corpo que são bastante vascularizadas têm uma cicatrização melhor do que as demais. Esse é o caso da pálpebra, do couro cabeludo e das mucosas. Entre as piores regiões quando o assunto é cicatrização, estão os tornozelos e o colo (para as mulheres).
O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação. O colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano e também é o principal componente da matriz extracelular dos tecidos.