1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2 E tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; 3 E chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se façam pães.
A Tentação de Cristo é um episódio da vida de Jesus relatado nos evangelhos sinóticos (Mateus 4:1–11, Marcos 1:12,13 e Lucas 4:1–13) no qual, após ter sido batizado por João Batista, Jesus jejuou por quarenta dias e noites no deserto da Judeia.
1 – 3 FORMAS DE JEJUM VISTA NA BIBLIA: a) JEJUM NORMAL- Abstenção de alimentos sólidos e líquidos mas não de água. (Mt. 4.2) Jesus após jejuar 40 dias e 40 noite teve fome.
Jesus foi conduzido ao deserto pelo Espírito, para ser posto à prova pelo diabo. Ele jejuou durante quarenta dias e quarenta noites. Depois, teve fome.
Moisés ficou ali com Deus, o SENHOR, quarenta dias e quarenta noites e durante esse tempo não comeu nem bebeu nada. Ele escreveu nas placas de pedra as palavras da aliança, isto é, os dez mandamentos.
O Que Realmente Acontece Quando Jejuamos? || Dr. Moacir Rosa
Quantos dias Jesus ficou com fome?
1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2 E tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; 3 E chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se façam pães.
Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. O tentador aproximou-se dele e disse: “Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães”. Jesus respondeu: “Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'.
Elias, Moisés e Jesus foram os únicos jejuarem 40 dias e 40 noites, amados a bíblia é a palavra verdadeira. Jesus jejuou parcialmente, pois ele bebeu água.
Um pastor em Moçambique morreu após tentar jejuar por 40 dias, emulando um episódio semelhante descrito na Bíblia e atribuído a Jesus Cristo. Francisco Barajah, fundador da Igreja Evangélica de Santa Trindade, faleceu aos 39 anos num hospital da cidade da Beira, para onde foi levado em estado crítico.
Apenas uma passagem descrita na Bíblia se refere a isso: quando Ele come um pedaço de peixe grelhado (Lucas 24:41). O que nos faz saber que “sim, Ele comia” é o fato de ter ficado em jejum por 40 dias, episódio citado por Mateus, Marcos e Lucas, o que implica que em todos os outros, ele se alimentava.
Naqueles dias não comeu coisa alguma, e terminado eles, teve fome”. Algumas pessoas alegam com base nisto, que por não ter sido mencionado que Ele não bebeu coisa alguma, Ele tenha feito Jejum parcial e durante este período tenha bebido água, pois no deserto é muito quente e sofria uma desidratação se não bebesse água.
Na época do novo testamento, Jesus Cristo jejuou por 40 dias e 40 noites em preparação para seu ministério (ver Mateus 4:1–4). Ele ensinou seus discípulos sobre o poder e a importância do jejum. Esse mandamento de jejuar continua em nossos dias.
Denominamos esta forma de jejum como normal, pois entendemos ser esta a prática mais propícia nos jejuns regulares (como o de um dia). c) Jejum TOTAL. É abstinência de tudo, inclusive de água. Na Bíblia encontramos poucas menções de ter alguém jejuado sem água, e isto dentro de um limite: no máximo três dias.
A bíblia diz que Daniel e seus amigos fizeram um jejum no qual somente comeram legumes e água por 21 dias, para não se contaminar com a comida do rei, que era um idólatra. As pessoas que fazem o jejum de Daniel geralmente fazem desta forma durante 21 dias.
"O jejum prolongado pode afetar o músculo cardíaco, levando a uma diminuição da força de contração e da frequência cardíaca", diz. Segundo ele, isso ocorre porque, durante o jejum, o corpo começa a consumir proteínas, incluindo as do músculo cardíaco, após esgotar suas reservas de gordura.
“ Moisés intercedeu em nome de Israel por 40 dias e 40 noites (Deuteronômio 9:18, 25). Os espias levaram 40 dias para espionar a terra de Canaã (Números 13:25). No Novo Testamento, Jesus foi conduzido pelo Espírito para ser tentado por 40 dias e 40 noites (Mateus 4:2).
Elias - Jejuou 40 dias. "Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus." (I Reis 19:8.)
Segundo Colbert, "Jesus comia, basicamente, comidas naturais em seu estado natural - muitos vegetais, principalmente feijão e lentilhas". "Ele teria comido pão integral, muita fruta, bebido muita água e um pouco de vinho."
Jesus não precisava se submeter à penitência e à tentação. O Filho de Deus jamais cometeu pecado algum! Sujeitou-se a isso para nos mostrar a necessidade da penitência e para se apresentar como “Novo Adão”. Adão fora seduzido pela serpente e desobedeceu a Deus no Éden.
Por tudo isso que foi falado, acima, provavelmente, o número 40 sinaliza o início de um novo período de atividade de Deus. No NT, o simbolismo do número 40 continua. Por exemplo, Jesus recolhe-se no deserto por 40 dias e 40 noites (Mt 4.3; Mc 1.1; Lc 4.2).