Quantos dias Jonas passou na barriga do Grande peixe?
Ele disse aos marinheiros que o jogassem ao mar para que a tempestade parasse. Deus enviou uma baleia para salvar Jonas. Ele ficou na barriga do animal por três dias.
Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra.
A tempestade parou, mas então Jonas foi engolido por um peixe. Jonas ficou três dias e três noites na barriga do peixe. Enquanto estava lá, Jonas orou e se arrependeu.
Porque Jonas ficou 3 dias e 3 noites na barriga do peixe?
Quando Jonas foi lançado ao mar, a fúria da tempestade se acalmou (Jonas 1:15), e Deus se fez conhecer àqueles marinheiros. Foi então que “deparou o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe” (Jonas 1:17).
Ele disse aos marinheiros que o jogassem ao mar para que a tempestade parasse. Deus enviou uma baleia para salvar Jonas. Ele ficou na barriga do animal por três dias.
Porque assim como Jonas ficou três dias e três noites dentro de um grande peixe, assim também o Filho do Homem ficará três dias e três noites no fundo da Terra?
Porque assim como Jonas ficou três dias e três noites dentro de um grande peixe, assim também o Filho do Homem ficará três dias e três noites no fundo da terra. No Dia do Juízo o povo de Nínive vai se levantar e acusar vocês, pois eles se arrependeram dos seus pecados quando ouviram a pregação de Jonas.
A expressão de Jesus: 'três dias e três noites' significa apenas três dias de calendário. A Bíblia menciona vários períodos de três dias que terminaram no terceiro dia, cobrindo, portanto, menos de três dias completos, de 24 horas (Gênesis 42:17-19; 1 Reis 12:5 e 12: 2 Crônicas 10:5 e 12).
Exatamente por conta de quem Deus é, não é de se estranhar que a salvação não seja um direito exclusivo do povo eleito, e essa é a segunda importante lição que Deus está comunicando por meio de Jonas a Israel (ou lembrando-os do que já sabiam) e a todos que, hoje, querem ouvi-lo.
O sinal eterno do Deus de Jonas, que é o mesmo de Jesus, é o da misericórdia com os que voltam para o caminho do Amor. Quem tem medo, como o Jonas da parábola, não fala o que pensa. Quem fala que o pensa cultiva amigos e inimigos! Jesus sabia disso, por isso foi e é maior que Jonas.
Jn 3,4-10 relata a resposta de Jonas a Javé. Ele anuncia e os ninivitas se arrependem — desde o rei até os animais —, e ocorre também o arrependimento de Javé: “E Deus viu suas obras, que eles se converteram de seu caminho perverso, e Deus arrependeu-se do mal que ameaçara fazer-lhes e não o fez” (3,10).
1) Nem sempre sua missão é aquilo que você deseja. 2) Fugir da presença e da vontade de Deus, pode trazer perdas para os que estão com você "no barco". 3) Fora do propósito, você não tem vontade de viver. 4) Mesmo quando pensar que tudo acabou, Deus ainda te chama.
O que aprendemos com a história de Jonas e a baleia?
A história de Jonas e a baleia nos ensina que Deus é amoroso, misericordioso e sempre está presente para nos ajudar quando precisamos. E mesmo que às vezes possamos errar, Deus sempre nos dará uma segunda chance para fazermos as coisas certas.
7 Mas Deus enviou um bicho, no dia seguinte ao subir da alva, e feriu a aboboreira, e ela secou. 8 E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus ordenou um vento quente oriental, e o sol feriu a cabeça de Jonas; e ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver.
Qual o motivo de Jonas não queria pregar em Nínive?
2 – Por que Jonas se recusou a pregar?: Para entender a razão porque Jonas tentou fugir do compromisso de pregar a Nínive, é preciso saber que o povo dessa cidade era guerreiro, extremamente cruel, violento e avassalador. Os ninivitas, portanto, representavam uma séria ameaça e um tremendo perigo para Israel.
Jonas ora ao Senhor, e o peixe o vomita em terra seca. 1 E orou Jonas ao Senhor seu Deus, das entranhas do peixe. 2 E disse: Da minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.
Em seguida, Jonas contou que estava fugindo de Deus, o SENHOR. Aí os marinheiros ficaram mais apavorados ainda e disseram: — Veja só o que você fez! A tempestade piorava cada vez mais, de modo que os marinheiros perguntaram a Jonas: — Que devemos fazer com você para que o mar se acalme?
JONAS pediu a MORTE, porque NÃO GOSTOU de ver QUE a CONTRIÇÃO dos ninividas TOCOU o coração de Deus a ponto de Deus não destruir a cidade conforme Jonas HAVIA profetizado (Jn 3:10; 4:1-3).
Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o filho do homem estará três dias e três noites no coração da terra?
Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites dentro do grande peixe, assim também o Filho do Homem estará no fundo da terra por três dias e três noites. Os homens de Nínive se levantarão contra esta nação no Juízo e a condenarão.
Ele então foi pregado à cruz, que foi erguida entre a de dois ladrões condenados. De acordo com Marcos 15:25, ele resistiu ao tormento por aproximadamente seis horas, da hora terça (aproximadamente 9 da manhã) até a sua morte (Marcos 15:34–37), na hora nona (três da tarde).
Ele foi tragado e “cuspido” por uma baleia jubarte e devolvido à água enquanto mergulhava em busca de lagostas, na sexta-feira, 11. Packard conta que estava mergulhando quando, por coincidência, o gigante do mar abriu a boca. O inusitado aconteceu na costa de Provincetown, no estado de Massachusetts.
Nos textos bíblicos, o profeta Jonas foi chamado por Deus para viajar até Nínive e cometeu uma desobediência, ao rumar para Társis. Preso em uma tempestade, foi tragado por um “peixe gigante”, que o vomitou, três dias depois, assim que decidiu corrigir a rota.