As bolhas de queimaduras podem levar dias ou até semanas para secarem sozinhas, não há um padrão geral para a recuperação. O período varia de acordo com a gravidade da ferida e a área afetada, além da boa resposta do organismo ao tratamento usado para auxiliar na cicatrização do machucado.
Afetam a epiderme e parte da derme, formando bolhas ou flictenas. Elas podem ser classificadas como superficiais, quando a base da bolha é rósea, úmida e dolorosa; ou profundas, quando a base da bolha é branca, seca, indolor e menos dolorosa (profunda). A restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias.
Use uma agulha esterilizada e faça um pequeno furo na borda da bolha; Pressione suavemente para drenar o líquido, evitando rasgar a pele saudável. Coloque curativo e evite esfregar a área para permitir a cicatrização.
Se a sua bolha estiver rasgada ou a soltar-se: Aplique antisséptico na sua bolha para prevenir infeções. Se não tiver acesso a um antisséptico, pelo menos lave a bolha com solução salina (água salgada) ou água corrente limpa. Uma vez feito isto, a melhor estratégia é cobrir a bolha drenada com um curativo limpo.
A maioria das bolhas estoura por si mesmo; estourá-las pode causar infecção. Lave sempre as mãos antes e depois de tocar em uma bolha. Se não puder movimentar-se por causa de uma bolha, drene cuidadosamente picando com uma agulha ou pino esterilizado. Aplique uma pomada antibiótica e um curativo para bolhas.
Não estoure a bolha da queimadura! | Dica de Esteticista #shorts
Qual o curativo para bolhas?
Os curativos para Bolhas Nexcare são ideais para proteger e cobrir bolhas, pequenos ferimentos como cortes e arranhões e pequenas queimaduras, auxiliando na cicatrização. São produzidos com gel hidrocolóide, um componente que absorve a secreção da bolha, aliviando a dor da região e ajudando na cura.
O que fazer: é recomendado lavar o local com água fria e sabão neutro, e evitar o contato com a substância ou objeto irritante. Além disso, o médico também pode recomendar o uso de remédios antialérgicos e corticoides, que poderão ser aplicados na pele ou tomados na forma de comprimidos.
Embora pareça que estourar a bolha seja a solução mais rápida e prática para aliviar o incômodo, essa nunca deve ser uma opção, pois quando se estoura a bolha, é criada uma pequena abertura na pele que permite a entrada de bactérias, podendo resultar em uma infecção.
Para o escritor e especialista em sustentabilidade, André Carvalhal, o caminho para furar a bolha é ouvir diferentes histórias. É preciso "buscar ler escritores negros, indígenas e pessoas com diferentes identidades de gênero para que elas nos tragam outras perspectivas de vida", diz.
As bolhas de queimaduras podem levar dias ou até semanas para secarem sozinhas, não há um padrão geral para a recuperação. O período varia de acordo com a gravidade da ferida e a área afetada, além da boa resposta do organismo ao tratamento usado para auxiliar na cicatrização do machucado.
Você precisa limpar muito bem a região da bolha, com água e sabonete ou com um antisséptico, como iodo ou álcool. Com uma agulha estéril faça um pequeno furo, para drenagem do líquido. Isso normalmente gera um alívio imediato.
De acordo com a dermatologista Joanne, vários fatores podem levar ao surgimento de bolhas, desde causas agudas e transitórias, até mesmo doenças complexas. “As causas transitórias são, por exemplo, atrito de um calçado, queimadura, picada de um inseto ou o contato com alguma substância que cause irritação ou alergia.
É preciso estar dentro da bolha da investigação e da produção científica de forma a estar actualizado, mas é fundamental saber sair da bolha e perceber que qualquer novo estudo ou guideline é totalmente contraproducente se estiver a piorar a relação com a alimentação da pessoa que eu tenho à minha frente.
Pode estourar bolhas? Embora a tentação seja enorme, é importante resistir a essa vontade. Estourar uma bolha abre uma porta de entrada para bactérias, o que aumenta o risco de infecção e retarda o processo de cicatrização.
O melhor a fazer é colocar um algodão, uma gaze ou até mesmo um band-aid ou micropore para poder isolar a área machucada. Nesse estado inicial, o mais importante é eliminar o atrito que estava causando a bolha, impedindo que ela se transforme em uma bolha com líquido.
Se a bolha já estourou, realize limpeza cuidadosa com água e sabonete 2 vezes ao dia, seque bem, e aplique spray anti-séptico de clorexidina 10mg/ml (encontrado nas farmácias) até cicatrizar.
Os médicos especialistas orientam não furar ou estourar a bolha se a mesma não estiver realmente incomodando e você puder manter a área afetada em repouso. No entanto, se ela estiver incomodando muito, você pode drenar o líquido que está dentro da pele.
Há curativos especiais com camadas de gel que ajudam a cicatrização mais rápida da bolha. Estes tipos de curativos aderem à pele até caírem por si mesmos. Se a bolha já estiver aberta, primeiro desinfete a ferida e depois use um curativo específico: a almofada de gel não vai grudar na ferida que supura.
O Curativo Hidrocoloide para Bolhas e Calos Cremer Advanced, além de ser indicado para calos e bolhas, é ideal para quem pratica esportes e busca prevenção e proteção contra atrito, fricção e pressão, sem abrir mão de conforto e performance.
As pomadas cicatrizantes, como a pomada de sulfato de neomicina + bacitracina, o gel de silicone ou a pomada de sulfadiazina de prata são uma ótima forma de acelerar o processo de cicatrização, pois possuem substâncias com ação anti-inflamatória ou antimicrobiana, ajudando as células da pele a recuperar mais ...
Feitos com gel hidrocolóide, eles absorvem a secreção da bolha, promovendo rápida cicatrização e aliviando a dor da região. Além disso, seu formato diferenciado sela melhor ao redor da ferida e impede a entrada de água, germes e sujeira.
Geralmente, caracterizam-se pela fragilidade da pele e das mucosas devido à falta de aderência entre as suas camadas. Assim, por atrito ou pressão, as camadas da pele se separam e formam bolhas dependendo do grau de intensidade.
Como surgem as bolhas na pele? As bolhas na pele ou “bolinhas vermelhas no corpo” surgem quando a camada superior da pele é danificada. O corpo responde produzindo fluido para proteger a área danificada, criando uma bolha. Esta é uma parte normal do processo de cura do corpo.