O que fazer quando o INSS demora para analisar o pedido?
Caso a demora não seja por ausência de algum documento, é possível ingressar com um mandado de segurança, a fim de requerer judicialmente que o INSS analise o pedido do benefício.
Porque o INSS demora tanto para analisar um recurso?
Como eu disse, o principal motivo pelo qual o INSS demora na análise dos requerimentos é a existência de defeitos nos próprios requerimentos. Todavia, esse não é o único motivo. A grande quantidade de requerimentos no INSS também não pode ser desconsiderada.
Recurso na junta do INSS demora quanto tempo? O INSS tem um prazo de até 85 dias para analisar um recurso após o seu protocolo. Caso não haja resposta dentro desse período, é aconselhável fazer uma reclamação na ouvidoria do INSS ou entrar em contato pelo telefone 135.
Em agosto de 2023, o tempo médio que o segurado tinha de esperar por um atendimento pericial era de 70 dias. Agora, esse tempo caiu para 39 dias. Essa é a média nacional. No entanto, em alguns estados, como Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC), esse tempo não chega a dez dias.
QUANTO TEMPO O INSS DEMORA PARA ANALISAR UM RECURSO ADMINISTRATIVO?
Quanto tempo o INSS pode ficar em análise?
45 dias para o benefício de prestação continuada (BPC) à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família; 60 dias para a pensão por morte, o auxílio-acidente e o auxílio-reclusão; e.
Quanto tempo demora para sair a resposta do recurso do INSS?
Quanto tempo leva o recurso no INSS? O tempo de resposta para o recurso também demora em torno de 30 dias corridos, tanto para recursos ordinários quanto para recursos em segunda instância.
Quanto tempo demora a análise do INSS a distância 2024?
O que mudou em 2024? “Benefício em análise” é um status que indica que o pedido de aposentadoria, auxílio ou pensão está aguardando a avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O prazo fixado por lei para a análise de qualquer benefício é de 45 dias.
O prazo do INSS para recorrer de uma sentença é de 30 dias corridos, a partir da data em que toma conhecimento da decisão. O recurso apresentado será analisado nas Câmaras de Julgamento, a segunda instância do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS).
Qual prazo o INSS tem para analisar um requerimento?
Os pedidos de benefícios seguem a mesma lógica: prazo de 30 dias para processos envolvendo salário-maternidade e pensão por morte e de 60 dias para os que tratem de auxílio-doença.
tempo médio de espera em tribunais federais demora em torno de 1 a 7 meses; Tribunais Regionais do Trabalho tendem a ser mais rápido e levam em torno de 5 meses; No Superior Tribunal de Justiça, o julgamento leva em torno de 8 meses.
Neste último caso, será preciso contar com a ajuda de um advogado especialista na área previdenciária para analisar o caso e pedir o mandado de segurança, exigindo retorno imediato do INSS. Lembre-se, a abertura do “acerto pós-perícia” só poderá ser feita através da Central 135.
Quando o benefício está em análise, é bom ou ruim?
Benefício em análise é um status que indica que o seu requerimento está aguardando a avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Na fila de espera para ser analisado!
No caso de um recurso ou benefício que está demorando mais do que o tempo previsto, o segurado pode entrar com essa ação para forçar o INSS a emitir uma resposta rapidamente, justificável e fundamentada.
O CRPS possui prazo de 365 dias para efetuar a análise e julgamento dos recursos em geral; para os recursos em processos que envolvam suspensão ou cancelamento de benefícios resultantes do programa permanente de revisão da concessão e da manutenção dos benefícios do Seguro Social, o prazo é de 60 (sessenta) dias.
Por que o INSS demora tanto para analisar um processo?
Mas por que o INSS demora tanto? A demora da análise de um benefício no processo administrativo do INSS pode ter origem em falhas internas do instituto ou por desatenção do próprio segurado, por exemplo.
Para dar entrada no benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) por até 180 dias, os segurados podem fazer o requerimento via Atestmed, pelo aplicativo ou site Meu INSS.
Pode pedir um novo benefício enquanto espera a resposta do recurso do INSS?
O pedido de reconsideração deve ser solicitado até 30 dias depois da perícia contrária. É possível solicitar este serviço uma única vez em cada benefício.
Quantas vezes o INSS pode recorrer de um processo de aposentadoria?
Quantas vezes o INSS pode recorrer de uma sentença? O INSS pode recorrer de uma decisão da junta de recursos até 2 vezes. Inicialmente, é possível apresentar um recurso ordinário. Se este for negado, o INSS tem a possibilidade de mostrar um segundo recurso, denominado recurso especial.
Neste processo, a Previdência tem até 85 dias para dar uma resposta. Esse período é contado a partir do dia em que o seu recurso for protocolado. Caso o órgão não dê resposta até esse prazo máximo, então é possível fazer uma reclamação formal na ouvidoria pelo site ou pelo telefone do INSS 135.
A regra da contagem do prazo é a mesma utilizada no CPC de 2015. Para a Fazenda Pública, Ministério Público do Trabalho e a Defensoria Pública o prazo é dobrado, ou seja, 16 dias úteis.
A Lei 9.784/99 (Lei do processo administrativo), estabelece o prazo de 30 dias, que podem ser prorrogados por mais 30 dias, desde que seja justificado. Ou seja, pela lei, o prazo máximo que o INSS possui para analisar os requerimentos é de 60 dias.