Se os pontos externos ainda estão na pele é devido a força da cicatriz não ter atingido um ideal, portanto o mais recomendado é repouso e seguir a orientação do seu cirurgião, que deve ter lhe recomendado a quantidade de dias necessários para uma boa segurança da cicatriz.
É uma cirurgia com grande potencial de infecção, sendo necessário um cuidado especial com a ferida operatória. O ideal é que o retorno ao trabalho ocorra após a certeza de uma boa cicatrização da ferida operatória, que nem sempre acontece após a retirada dos pontos.
Posso andar e ir para a escola? Depende de qual parte do pé foi a lesão e há quanto tempo ela ocorreu... Lembrando que essas orientações deveriam ser dadas pelo médico que realizou a sutura.
Para garantir a melhor cicatrização possível, dos pontos cirúrgicos, o paciente deve tomar bastante cuidado como qualquer tipo de atividade que possa forçar a área operada.
O que acontece se passar do dia de tirar os pontos?
O que acontece se não retirar os pontos
Manter os pontos além do período indicado para retirada pode desfavorecer o processo de cicatrização local, causar infecções e deixar cicatrizes. Mas existem os pontos que são absorvidos pelo próprio corpo e que não necessitam de remoção nos serviços de saúde.
Eventualmente podem soltar antes do tempo, mas se não estiver interferindo na cicatrização, não tem motivos para preocupação. Tente manter a área muito limpa para que não entrem resíduos da alimentação, isso poderia causar um processo infeccioso e complicar o processo cicatricial.
Em quantos dias posso tirar os pontos? De modo geral, os pontos podem ser retirados entre 7 ou 14 dias após a cirurgia. Porém, a depender do caso e da saúde do paciente a cicatrização pode demorar até 21 dias, de acordo com a sua coagulação sanguínea.
Recomendamos o afastamento para repouso físico por um período de 7 a 15 dias. Alguns pacientes já sentem-se confortáveis para retornar ao trabalho cerca de 3-5 dias após a operação e não há restrição para que as atividades sejam retomadas.
Um pouco de sangramento após a remoção dos pontos é perfeitamente normal. Entretanto, a remoção precoce da sutura pode comprometer o resultado da cirurgia. Faça um acompanhamento de perto com o dentista e siga as recomendações pós-cirúrgicas adequadamente. Normal sangrar um pouco, quando se tira em 3 dias os pontos.
Movimentos ⇢ Repouso é fundamental para a recuperação do organismo e cicatrização. O local da cirurgia suporta muito pouco a tração nos primeiros dias. Então, evite todo esforço físico. Tome cuidado ao tomar banho e evite molhar o corte.
Vitamina A: possui ação antioxidante, estimula a produção de colágeno e auxilia na regeneração da pele. Fontes alimentares: fígado, gema de ovo, óleos vegetais, cenoura, espinafre, manga e mamão. Vitamina C: possui efeito antioxidante, estimula novos tecidos da pele e a produção de colágeno.
A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).
Esterilize a ferida – Você deve utilizar gaze umedecida com a solução indicada pelo médico e limpar a ferida em forma circular. Comece por onde se encontram os pontos de sutura e, a partir dele, esterilize toda a área em volta, de dentro para fora, pois assim evita que as bactérias externas entrem.
Você pode escovar os dentes com pontos, mas com cuidado. Dia após dia escove ao redor do local, aproximando-se dos pontos gradativamente até que estejam secos o suficiente para que não sejam rompidos.
Desde que tenha sido uma cirurgia tranquila, você esteja tomando corretamente a medicação prescrita e que você evite pegar peso e abaixar muito a cabeça, dá para você trabalhar sim. Caso contrário, o ideal é esperar pelo menos 3 dias em repouso.
Alguns exemplos comuns de cores para fios de sutura absorvíveis são violeta, verde, marrom, incolor ou até mesmo um tom natural do material usado. Essas cores ajudam na identificação e na distinção dos tipos de fios utilizados durante a cirurgia.
Qualquer tipo de curativo as trocas variam dependendo da saturação do curativo, provocada pelo exsudato (secreção) eliminado pela ferida. Agora quando se trata limpeza da ferida, é importante realizar apenas uma vez ao dia. Realizar mais vezes ao dia, apenas se for um orientação existente na bula do produto.
A retirada dos pontos depende da evolução do pós operatório,do tipo de cirurgia,do tipo de incisão,do tipo de fio e do biotipo da paciente (se tem paniculo adiposo mais espesso ou não). Deve ser orientada pelo médico ou serviço que fez a cirurgia.
Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrização.
As instruções para cuidar de pontos recém-costurados são universais: manter as suturas limpas e secas, evitar molhá-las por pelo menos 48 horas. A ideia é reduzir acentuadamente o índice de infecção e melhorar a cicatrização.
Tem algum problema passar do dia de tirar os pontos?
Se os pontos são absorvíveis, então não é preciso retira-los, já que o próprio organismo acaba os absorvendo com o tempo. Mas para os convencionais, o tempo de retirada pode variar, em média, entre 7 a 14 dias, ou até mais.