Calendário de feriados 2024: veja todas as datas e dias da semana. No ano de 2024, o país contará com 13 dias feriados nacionais. Apenas dois deles serão prolongados.
Entre os nacionais, apenas três feriados vão ser prolongados, isto é, quando será possível emendar com o final de semana. São eles: o da Confraternização Universal, em 1 de janeiro; o da Paixão de Cristo, em 29 de março; e o da Proclamação da República, no dia 15 de novembro.
Além disso, ainda restam cinco feriados que cairão em fins de semana (Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados) ou em quartas-feiras (Consciência Negra e Natal).
As leis brasileiras fixam oito datas comemorativas como feriados nacionais: Confraternização Universal (1º de janeiro), Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalhador (1º de maio), Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro) e Natal (25 de dezembro).
Quais são os feriados que não podem trabalhar em 2024?
Portanto, os únicos dias de folga no segundo semestre de 2024 serão a Proclamação da República (15 de novembro), Consciência Negra (20 de novembro) e o Natal (25 de dezembro), que serão celebrados numa sexta-feira, quarta e numa quarta-feira, respectivamente.
Mas quem estava contando com folgas prolongadas, vai se decepcionar um pouco este ano: pelo fato de 2024 ser um ano bissexto, alguns feriados foram empurrados para o fim de semana, o que deixou o calendário bem mais enxuto do que o dos anos anteriores.
A maioria dos feriados nacionais em 2024 ocorrerá em fins de semana ou em quartas-feiras, como o dia da Independência do Brasil, Consciência Negra e Natal. Ainda restam seis feriados nacionais e cinco pontos facultativos.
A celebração de São João não é um feriado nacional e sua adoção depende de legislação específica de cada cidade ou, ainda, da previsão em instrumento coletivo da categoria profissional. Desse modo, a depender da localidade, o empregador poderá impor o comparecimento do funcionário durante a data.
O feriado de Corpus Christi é celebrado nesta quinta-feira, 30 de maio, e ocorre 60 dias depois do domingo de Páscoa. Muitos brasileiros usam a data como um dia para viajar ou descansar. No entanto, não se trata de um feriado nacional, mas sim de ponto facultativo.
Este ano abril terá apenas um feriado que ainda cai no domingo (Tiradentes - 21 de abril). Já o dia 1º marca os 60 anos do início da ditadura civil-militar no Brasil, que manteve um regime militar no poder entre 1964 a 1985. A EBC já publicou várias reportagens e programas.
Apesar de não ter feriado nacional, junho é marcado pelo mês das festas juninas. Em algumas capitais e estados, as datas de São João, São Pedro e Santo Antônio são feriados.
O próximo feriado nacional do Brasil em 2024 é em 7 de setembro, devido ao Dia da Independência. O calendário inclui datas como 12 de outubro, 2 de novembro e 25 de dezembro, com oportunidades de emenda.
Art. 1º São feriados nacionais os dias 1º de janeiro, 1º de maio, 7 de setembro, 15 de novembro e 25 de dezembro. Art. 2º Só serão permitidas, nos feriados nacionais, atividades privadas e administrativas absolutamente indispensáveis.
Quando ir: De dezembro a abril, desde as festas de fim de ano até as férias de primavera no hemisfério norte, os dias são praticamente garantidos como ensolarados e azuis, mas os preços atingem o pico. Experimente maio e junho para temperaturas semelhantes e valores muito melhores.
Dos 13 feriados nacionais, nove ocorrerão em dias úteis de trabalho, dando direito de folga aos profissionais com carteira assinada. Há também seis datas de ponto facultativo, que podem ser acordadas com os empregadores ou sindicatos para garantir o dia de folga.
Quando um colaborador trabalha aos domingos, ele deve receber um adicional de 100% do salário normal ou uma compensação em folga antes de completar 7 dias de trabalho consecutivos. É uma escolha entre as duas opções, não ambas.
E o motivo é simples: 2024 é um ano bissexto, isto é, terá 366 dias (um dia a mais em fevereiro), em vez dos 365 normais. O último ano bissexto que vivemos foi 2020. Depois de 2024, o próximo será 2028. Para saber se o ano é bissexto, basta que seja divisível por 4.
Quem trabalha no feriado tem direito a folga e 100?
Quem trabalha no feriado tem direito a tirar folga? Sim, para as atividades em que for permitido o trabalho nos feriados, a empresa tem duas opções: Realizar o pagamento em dobro por aquele dia; Conceder folga compensatória em dia posterior.