De acordo com o estudo, 2024 terá 7,5 dias de feriados móveis em dias úteis (houve o acréscimo da Consciência Negra, em 20 de novembro) contra 8 em 2023.
Dos 13 feriados nacionais, nove cairão em dias úteis, possibilitando folgas prolongadas. Publicado em 27 de setembro de 2024 às 14h49. Última atualização em 27 de setembro de 2024 às 14h54. Outubro está chegando e as pessoas começam a planejar as férias de verão e a pensar nas festas de Natal e Ano Novo.
Mas quem estava contando com folgas prolongadas, vai se decepcionar um pouco este ano: pelo fato de 2024 ser um ano bissexto, alguns feriados foram empurrados para o fim de semana, o que deixou o calendário bem mais enxuto do que o dos anos anteriores.
Como 2024 é um ano bissexto, tem 366 dias. Vamos retirar 52 sábados e 52 domingos. Restam 262 dias. Agora, vamos remover 8 feriados que não caem durante um fim de semana e obteremos 254 dias úteis em 2024 .
As leis brasileiras fixam oito datas comemorativas como feriados nacionais: Confraternização Universal (1º de janeiro), Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalhador (1º de maio), Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro) e Natal (25 de dezembro).
Você sabia que o quinto dia do mês não necessariamente é o "quinto dia útil"? Os cálculos não são tão simples e podem confundir muitas pessoas. Os dias úteis são somados de segunda-feira a sábado. Sim, os sábados também são considerados úteis.
O calendário de 2024 contará três feriadões — os feriados prolongados. Começa pelo Dia da Confraternização Universal (1º de janeiro), que cairá em uma segunda-feira. O segundo é o da Sexta-Feira Santa, em 29 de março, quando se comemora a Páscoa, no domingo seguinte.
Quais são os feriados que não podem trabalhar em 2024?
Portanto, os únicos dias de folga no segundo semestre de 2024 serão a Proclamação da República (15 de novembro), Consciência Negra (20 de novembro) e o Natal (25 de dezembro), que serão celebrados numa sexta-feira, quarta e numa quarta-feira, respectivamente.
O feriado de Corpus Christi é celebrado nesta quinta-feira, 30 de maio, e ocorre 60 dias depois do domingo de Páscoa. Muitos brasileiros usam a data como um dia para viajar ou descansar. No entanto, não se trata de um feriado nacional, mas sim de ponto facultativo.
VI - 29 de março, sexta-feira, Paixão de Cristo (feriado nacional); VII - 21 de abril, domingo, Tiradentes (feriado nacional); VIII - 1º de maio, quarta-feira, Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
Art. 1º São feriados nacionais os dias 1º de janeiro, 1º de maio, 7 de setembro, 15 de novembro e 25 de dezembro. Art. 2º Só serão permitidas, nos feriados nacionais, atividades privadas e administrativas absolutamente indispensáveis.
Depois de um final de maio com pontos facultativos, o mês de junho de 2024 não terá nenhum feriado nacional (o próximo é apenas em 7 de setembro). Isso não significa que o mês não tenha datas marcantes.
1° Ficam declarados feriados, no âmbito do Município do Rio de Janeiro, os dias 18 e 19 de novembro de 2024, em razão da realização da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do G20 ("Grupo dos Vinte") sob presidência do Governo Federal.
2024 contará com apenas três feriados nacionais prolongados; saiba quais. Faltando poucos meses para a virada do ano, muitos brasileiros já pensam nos planos para 2024. Pensando nisso, confira lista dos feriados nacionais e pontos facultativos previstos para o ano que vem.
Quando um colaborador trabalha aos domingos, ele deve receber um adicional de 100% do salário normal ou uma compensação em folga antes de completar 7 dias de trabalho consecutivos.
13 de fevereiro (terça-feira): Carnaval (ponto facultativo); 14 de fevereiro (quarta-feira): Quarta-Feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14h); 29 de março (sexta-feira): Paixão de Cristo/Sexta-Feira Santa (feriado);
E o motivo é simples: 2024 é um ano bissexto, isto é, terá 366 dias (um dia a mais em fevereiro), em vez dos 365 normais. O último ano bissexto que vivemos foi 2000. Depois de 2024, o próximo será 2028. Para saber se o ano é bissexto, basta que seja divisível por 4.
Quando ir: De dezembro a abril, desde as festas de fim de ano até as férias de primavera no hemisfério norte, os dias são praticamente garantidos como ensolarados e azuis, mas os preços atingem o pico. Experimente maio e junho para temperaturas semelhantes e valores muito melhores.
Quando falamos em dia útil, estamos nos referindo aos dias de segunda-feira a sexta-feira, excluindo os feriados nacionais e regionais. É o período em que as pessoas geralmente trabalham e as transações financeiras, envios de documentos e atividades operacionais ocorrem normalmente.