No início da década de sessenta a média mundial era de 4,92 filhos por mulher, o valor começou a diminuir na segunda metade dessa década, para 4,73 em 1970, é de lembrar que esta década coincidiu com o início do uso da pílula, pois nessa década passaram de 50 mil utilizadoras em 1962 até 1 milhão em 1969.
No Brasil rural de 1970, as mulheres tinham, em média, 7,7 filhos, ou seja, três filhos a mais do que aquelas que viviam nas cidades. Trinta e dois anos mais tarde, a diferença se atenuou, mas permanece num valor de 1,3 filhos, em média, a mais nas áreas rurais (Gráfico 5). Fonte: Elaborado a partir de dados do IBGE.
A taxa de fecundidade tem diminuído, ao longo dos anos, no Brasil, que noutros tempos já registrou uma das mais elevadas do mundo. De acordo com levantamento do IBGE, entre 2000 e 2023, seguindo uma tendência mundial, a taxa caiu de 2,32 para 1,57 filho por mulher.
Porque as pessoas tinham tantos filhos antigamente?
Redução do trabalho familiar: essa era uma prática comum no meio rural, consistia em ter muitos filhos para exercer atividades nas propriedades rurais, assim a família não precisava pagar um trabalhador assalariado.
💩 ANTICONCEPCIONAIS DA IDADE MÉDIA: como as mulheres medievais evitavam gravidez?
Qual era a média de filhos por família antigamente, muitos ou poucos?
Em 1960, a taxa de fecundidade no Brasil foi de 6,3 filhos por mulher. Desde então, a redução ocorreu de forma gradativa: 1970 (5,8), 1980 (4,4), 1991 (2,9), 2000 (2,3) e, em 2006, com 2 filhos por mulher, registrou média abaixo da necessária para a reposição populacional.
Vassilyev, cujo nome é desconhecido, detém o recorde de filhos, um total de 69, sendo 16 pares de gêmeos, 7 conjuntos de trigêmeos e 4 conjuntos de quadrigêmeos entre 1725 e 1765. Feodor Vassilyev era um camponês de Shuya , Rússia.
Por outro lado, a Europa e partes da Ásia, incluindo Japão e China, verão suas populações diminuírem. O número considerado necessário para se manter uma população é de 2,1 filhos por mulher, algo que em 2100 apenas seis países terão.
Homem de Sergipe tem seis mulheres e 57 filhos e diz que e o melhor pai do mundo. Chefe de uma família diferente dos padrões tradicionais, José de Paula Almeida, o Zé do Baião, se considera o melhor pai do mundo.
Já os 20% mais pobres aparecem como os que mais têm filhos, são 2,9 por mulher. Mulheres que estudaram entre cinco e oito anos também são as que mais têm filhos, com taxa média de 3 para cada mulher. As com mais de doze anos de estudos têm 1,18.
Quantos filhos uma mulher pode ter ao longo da vida?
“A espécie humana e os mamíferos de maior porte, em geral, têm gestação única ou, no máximo, dupla”, diz o ginecologista Caio Parente Barbosa, professor de genética e reprodução humana da Faculdade de Medicina do ABC.
As taxas de fertilidade mais baixas foram registradas no sul da Europa e no Japão, com cerca de 1,2 filhos por mulher, sendo a Coreia do Sul o país com a menor taxa de natalidade, com cerca de 0,7.
Foi uma russa que teve 69 filhos entre 1725 e 1765, segundo o Guinness. O livro dos recordes não registra o nome da supermãe, mas afirma que ela era a esposa do camponês Feodor Vassilyev, que, é claro, não tinha televisão em casa.
A pesquisa aponta que o mais comum para os homens, ao longo da história, foi ter filhos aos 30,7 anos. Para as mulheres, é mais cedo: a maioria se tornava mãe aos 23,2 anos. Mas, segundo a pesquisa, a diferença de idade vem diminuindo nos últimos 5 mil anos: hoje as mães têm, em média, 26,4 anos.
Com apenas 33 anos, a cearense Rosângela Cunha já deu à luz a 33 filhos. "Se pudesse, teria até mais." Hoje, 21 são vivos, mas passará o Dia das Mães em companhia de apenas 4. A supermãe gerou 40 filhos em 20 gestações, todas de gêmeos.
Pelé - O Rei do Futebol, , que morreu em 29/12/2022, se casou 3 vezes e tinha 7 filhos conhecidos, inclusive Sandra Regina (1964-2006), que travou uma luta judicial e comprovou a paternidade por DNA. Pelé admitiu que viveu numerosos casos e poderia ter filhos que não conhecia.
Na mesma semana em que se confirma o projeto sobre planejamento familiar no Brasil, João Domingos Araújo, pai de 65 filhos, corre o risco de ir para cadeia. Ele é casado com duas mulheres.
Na década de 1970, a China adotou uma política de filho único por casal, para tentar controlar a alta taxa de natalidade da época. A China abandonou essa política em 2016, substituindo-a por um limite de dois filhos.
Agora, autoridades chinesas têm adotado medidas diversas para reverter o declínio populacional e evitar uma crise demográfica. A Política do Filho único previa que casais de áreas urbanas e rurais só poderiam ter um filho.
Ela já foi considerada a mulher mais fértil do mundo . Por mais que esse seja um título bastante audacioso, quem conhece sua história dificilmente negaria essa afirmação. Conhecida como " Mama Uganda ", ela teve 44 filhos antes de completar 40 anos, ao longo de "apenas" 15 gestações.
Ao todo, acredita-se que Valentina Vassilyev teve impressionantes 69 filhos graças ao nascimento de gêmeos, trigêmeos e quádruplos ao longo de sua vida. Atualmente, Vassilyev ainda detém o Recorde Mundial do Guinness como a "Mãe Mais Prolífica" de todos os tempos.
Qual é o máximo de filhos que uma pessoa pode ter?
Afinal, o homem pode produzir milhões de espermatozóides diariamente ao longo de sua vida, o que significa que ele não tem nenhum limite para quantas crianças pode conceber.