Se pela voz de Brás Cubas o escritor Machado de Assis afirmava que não teve filhos porque não queria transmitir a nenhuma criatura o legado de nossa miséria, seu legado comprova-nos que transmitiu a todas as criaturas um sentido verdadeiramente superior de nossa condição. Mas isso não estava em seu testamento.
1841 - Nasce sua única irmã, Maria Machado de Assis, que morre de sarampo aos 4 anos. 1849 - Morre sua mãe, Maria Leopoldina Machado de Assis. 1854 - Seu pai, Francisco José de Assis, casa-se com Maria Inês da Silva.
Ele também gostava dos temas de amor. Em toda a sua biografia é pública a dedicação a Carolina Augusta Xavier de Novais, sua mulher durante 35 anos. Portuguesa, Carolina teria vindo para o Brasil a fim de superar uma desilusão. Aqui conheceu o futuro marido e lhe apresentou grandes autores portugueses e ingleses.
Machado de Assis faleceu na madrugada de 29 de setembro de 1908, cercado por Mario de Alencar, José Veríssimo, Euclides da Cunha, Coelho Neto, Raimundo Correia e Rodrigo Otávio, seus companheiros mais chegados. Consta como causa da sua morte uma lesão neoplásica em sua língua. Foi decretado luto oficial no país.
“As revelações de que Machado de Assis morreu com a cor branca (e não mulato), de arteriosclerose generalizada (e não de câncer na língua), e às 3:20 da madrugada de 29 de setembro de 1908 (e não às 3h45min), foram surpreendidas, agora, na leitura da peça inicial do seu inventário: o atestado de óbito”.
Machado não era pessoalmente um indivíduo religioso, embora não fosse um materialista. é certo que conhecia a doutrina e a Escritura cristã, quando jovem fora educado pelo Padre Silveira Saramento, de quem permaneceu amigo até a vida adulta.
Se pela voz de Brás Cubas o escritor Machado de Assis afirmava que não teve filhos porque não queria transmitir a nenhuma criatura o legado de nossa miséria, seu legado comprova-nos que transmitiu a todas as criaturas um sentido verdadeiramente superior de nossa condição.
Não tiveram filhos, não transmitiram a nenhuma criatura o legado de nossa miséria, mas, segundo a unanimidade dos biógrafos, as quase quatro décadas de vida em comum transcorreram na mais absoluta harmonia. Viúvo em 1904, Machado duraria pouco sem a esposa.
Era filho de dois ex-escravos mulatos alforriados: o pintor de paredes Francisco José de Assis e a lavadeira Maria Leopoldina Machado de Assis. Essa situação marcou toda a sua vida, já que a escravidão só seria abolida no Brasil 49 anos depois do seu nascimento.
Porque o nome de Machado de Assis é Joaquim Maria?
Maria José tornou-se madrinha do bebê e Joaquim Alberto de Sousa da Silveira, seu cunhado, tornou-se o padrinho, de modo que os pais de Machado resolveram homenagear os dois nomeando-o com seus nomes.
Ele era filho de Francisco José de Assis, um operário mestiço de negro e português, e de Maria Leopoldina Machado de Assis, que morreu quando o escritor ainda era bem pequeno. Foi criado pela madrasta, Maria Inês, que cuidou da criança de saúde frágil, pois Machado sofria de epilepsia.
10 Romances de Machado de Assis: Ressurreição, A Mão e a Luva, Helena, Iaiá Garcia, Mémórias Póstumas de Brás Cubas, Casa Velha, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó, Memorial de Aires.
Machado de Assis, um dos mais notáveis escritores brasileiros, reverenciado principalmente por seus romances e contos, possui também uma extensa obra em verso. Dentre os poemas mais celebrados estão “Circulo vicioso”, “A mosca azul”, “Mundo interior” e “O corvo”, tradução de um poema de Edgar Allan Poe.
O túmulo de Machado de Assis, considerado o mais importante escritor brasileiro, foi vendido no Rio por R$ 120 mil. O jazigo fica no cemitério São João Batista, na zona sul do Rio. A família decidiu vender o túmulo porque os restos mortais do escritor foram transferidos para o mausoléu da Academia Brasileira de Letras.
Paixão grande de verdade, só por Carolina, recebida como esposa em matrimônio sacramentado. A jovem Carolina Xavier Novais (de Assis) foi a grande companheira de Machado durante os longos 35 anos de casamento.
Biografia. Machado de Assis (Joaquim Maria Machado de Assis), jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 21 de junho de 1839, e faleceu também no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908.
Porque Machado de Assis era chamado de Bruxo do Cosme Velho?
Uma curiosidade: Machado de Assis foi apelidado pelos vizinhos de “Bruxo do Cosme Velho”, pois teria queimado cartas em um caldeirão em sua casa que ficava na Rua Cosme Velho.
Nasce no Rio de Janeiro, em 21 de junho, Joaquim Maria Machado de Assis, filho do brasileiro Francisco José de Assis e da açoriana Maria Leopoldina Machado de Assis, moradores do morro do Livramento.