A língua portuguesa tem 12 fonemas vocálicos e 19 fonemas consonantais. Quando se trata das consoantes, a situação é mais complexa. A correspondência entre som (o fonema) e sua representação (a letra) às vezes é simples, mas também pode dar muita dor de cabeça.
Na palavra 'fixa', a letra 'x' representa os fonemas /k/ /s/, ou seja, foneticamente, é igual a "ficsa”. Por essa razão, é uma palavra que possui 4 letras e 5 fonemas.
Uma vez identificados os fonemas de uma língua eles serão sempre fonemas naquela língua. Por exemplo: não existe um par mínimo para a palavra 'frio' (porque a palavra 'vrio' não existe em português).
Há letras que não representam nenhum fonema, como a letra H (agá). O alfabeto português é composto de 26 letras. Com essas letras, representamos todos os fonemas da língua portuguesa. Além dessas letras utilizamos também, em abreviaturas, palavras estrangeiras e nomes próprios, mais três letras.
Nós temos um som na palavra que é formado por duas letras: a letra L e a letra H formam o som /λ/ ("LH") que, com a letra A, vira "LHA". De "car-ti-lha".
Outros dígrafos, porém, representam sons equivalentes ao som de outras letras, como os dígrafos “sc”, “sç” e “ss”, que têm o mesmo som que a letra “s” em algumas palavras, o dígrafo “rr”, que tem o mesmo som que a letra “r” tem em início de palavra, e o dígrafo “ch”, que tem o mesmo som que a letra “x”.
A palavra homem tem quantos fonemas? A palavra homem tem quatro fonemas: /o/, /m/ e termina nos dois fonemas que constituem o ditongo /ãi/, que são /ã/ e /i/. É conveniente considerar dois fonemas no ditongo, porque, na transcrição fonética, representa-se o /ã/ e o /i/.
Os fonemas se classificam em vogal, consoante e semivogal. A vogal, na fala, é o fonema sonoro produzido pela passagem sem obstrução do ar pela boca. Na escrita, é a letra que representa esse fonema. São ruídos que, em sua articulação, resultam de algum obstáculo encontrado pela corrente de ar.
Se os pequenos sons das palavras são os fonemas, mesa tem quatro fonemas, cadeira tem seis fonemas, pois raramente alguém fala o /i/, e chuva tem quatros fonemas. Respectivamente, estas palavras têm quatro, sete e cinco letras.
VERMELHO: A VOGAL A AZUL: A VOGAL O VERDE: A VOGAL E AMARELO: A VOGAL I LARANJA: A VOGAL U Page 2 1. EM SEU NOME TÊM VOGAIS? ESCREVA O SEU NOME COMPLETO ABAIXO E PINTE AS VOGAIS QUE CONTÉM NELE, SEGUINDO A LEGENDA DAS CORES DO TEXTO.