- O olho humano é limitado a enxergar 24 quadros (frames) por segundo (FPS). Então, por que as grandes produtoras de jogos eletrônicos, câmeras de vídeos, smartphones e cinema desenvolvem projetos que gravam e reproduzem a taxas acima de 24 FPS?
Você sabia que o olho humano possui, aproximadamente, 576 megapixels de resolução? 🔎 ➡Mesmo que as câmeras possuam tecnologia de ponta como várias opções de ISO, foco, diafragma (lâminas que regulam a passagem de luz), nossos olhos ainda são superiores a qualquer câmera fotográfica.
A velocidade do olho humano em objetos em movimento. O olho humano leva cerca de 40 milésimos de segundos para processar uma imagem. Um ser humano pode perceber 25 imagens diferentes por segundo, ou perceber o mesmo objeto 25 vezes em um segundo.
Em decorrência do comprimento da luz máximo e mínimo visíveis e da própria estrutura do olho, o menor tamanho que podemos enxergar é de cerca de 100 micrômetros (100.10-6 m), aproximadamente o diâmetro de um fio de cabelo.
Quando a expressão "30 quadros por segundo" é mencionada, significa que um vídeo possui 30 imagens a cada segundo. O mesmo vale para 60 quadros, 120 quadros, e assim por diante. No meio desses quadros há algo chamado de frametime, ou seja, o tempo que cada quadro leva para ser criado em um segundo.
O FPS é uma sigla que significa Frames per Second (Quadros por Segundo), uma taxa que determina quantos quadros estão sendo exibidos por segundo no monitor. Quanto maior a quantidade de quadros, maior será a fluidez na ação.
Segundo Haje Jan Kamps, que é fotógrafo e jornalista, o ISO mínimo do olho humano é 25 e o olho é 600 vezes mais sensível que as mais modernas câmeras digitais.
O que significa 8K? Uma TV 8K tem 7.680 pixels horizontais e 4.320 verticais na tela, totalizando aproximadamente 33 milhões de pixels. O “K” em 8K representa cerca de 1.000, o que significa uma TV com resolução horizontal de cerca de 8.000 pixels.
Isso porque o olho humano possui cerca de 7 milhões de cones e 130 milhões de bastonetes, células fotorreceptoras responsáveis por transformar a luz que entra no nosso globo ocular no impulso elétrico que vai chegar ao cérebro e ser transformado em imagem.
Quando falamos de quadros por segundo em monitores e TVs, muitas vezes encontramos o símbolo Hz (hertz), uma medida de quantos quadros um monitor pode atualizar a cada segundo. No entanto, o FPS é uma medida da capacidade da placa gráfica de desenhar um número de quadros na tela a cada segundo.
O FPS é a sigla que determina a quantidade quadros por segundo em um filme, uma animação ou uma cena de um jogo. Quanto mais quadros, mais fluída será a animação e mais detalhado será o movimento — graças à capacidade do cérebro humano de transformar imagens em sequência em um “filme” dentro de nossas cabeças.
Ampliando as vantagens abordadas no modelo anterior, o monitor 240Hz carrega 240 imagens por segundo e é indicado especialmente para gamers mais exigentes.
24fps: A maioria dos filmes e programas de TV são filmados e vistos a 24fps. É o padrão para filmes e televisão e é a velocidade mínima para capturar vídeo mantendo um movimento realista. 30fps: Isso ainda é amplamente usado, embora os produtores prefiram uma taxa de quadros de 24fps.
De acordo com as informações da equipe, os testes foram realizados nas seguintes opções gráficas em modo dinâmico: 1.080p/30FPS no PS4; 1.260p/~40FPS no PS4 Pro e 2.160p/60FPS no PS5.
Frame rate, também conhecido como taxa de quadros ou frequência é a quantidade de imagens ou quadros (frame) por segundo que a câmera é capaz de gravar. Por exemplo, ao escolher 30fps, a câmera capta 30 imagens em sequência dentro de um único segundo.
A condição de acuidade visual normal é chamada de visão 20/20, o que significa que o indivíduo consegue enxergar detalhes em uma distância de até 20 pés — cerca de 6 metros. Mesmo assim, ter uma visão 20/20 não significa, necessariamente, enxergar com perfeição.
Dependendo das condições de iluminação, do campo da visão (periférica ou central), do ângulo aparente do objeto sujeito à cintilação, e do próprio indivíduo, esta freqüência varia de 15 a 100 Hz aproximadamente.
A diferença com a cegueira é que, para uma pessoa ser considerada “legalmente cega”, a sua acuidade visual é igual ou menor que 0,1, ou seja, 10% da visão, e o campo visual é igual ou menor que 10º, no melhor olho.