24fps: A maioria dos filmes e programas de TV são filmados e vistos a 24fps. É o padrão para filmes e televisão e é a velocidade mínima para capturar vídeo mantendo um movimento realista. 30fps: Isso ainda é amplamente usado, embora os produtores prefiram uma taxa de quadros de 24fps.
A maioria dos filmes e séries é filmada a 24 quadros por segundo. Essa taxa de quadros foi adotada como padrão devido a diversos fatores técnicos, econômicos, históricos e estéticos.
24p (ou 24 fps) é a cadência padrão do cinema desde 1929, tanto na filmagem quanto na projeção. Esta cadência é hoje largamente utilizada por produções rodadas em vídeo que mais tarde transferem o sinal eletrônico para película, permitindo sua exibição em salas de cinema.
Lembro que o frame rate do cinema sempre foi 24 quadros por segundo, pois segundo consta é a cadência mais natural para os olhos humanos observarem. Tudo vai depender da aplicação. Se precisar aplicar uma câmera lenta, a cadência de 24 frames por segundo já não é a mais adequada.
Dentre as principais razões para essa escolha, 24 fps foi considerada uma taxa de quadros suficientemente alta para criar a ilusão de movimento suave na tela, ao mesmo tempo em que era economicamente viável para a produção e distribuição de filmes na época.
Boa parte das televisões e monitores tem como frequência nativa os 60Hz de taxa de atualização, significando que a é a imagem é atualizada 60 vezes por segundo.
Em termos práticos: uma tela com taxa de atualização de 60 Hz é atualizada 60 vezes por segundo. Já uma tela de 120 Hz dobra essa frequência. Esse ganho faz imagens com ações rápidas serem reproduzidas de modo mais responsivo e suave.
Qual é a melhor taxa de fotogramas para a transmissão de vídeo em direto? A melhor taxa de fotogramas para a transmissão em direto deve ser de, pelo menos, 30 fps para o vídeo em direto.
Em vídeos e jogos, essas imagens são gravadas e exibidas por um determinado período, resultando em FPS. Portanto, é essa taxa de quadros que determinará a qualidade da imagem na tela do computador ou da TV. Na verdade, quando um jogo está rodando a 60 FPS, significa que ele exibe 60 quadros (imagens) por segundo.
O valor de 24 frames por segundo é uma das taxas de frames mais comumente usadas pelo setor de vídeo. Esse número é parcialmente arbitrário, mas é um valor ideal entre um vídeo "descontínuo" (com uma taxa de frames excessivamente baixa) e um vídeo "travado" (com uma taxa de frames alta).
24fps: Esta taxa de quadros é perfeita para obter a aparência clássica do cinema. Filmes e conteúdo de streaming de vídeo usam esse tipo de taxa de quadros. 30fps: Isso é usado por transmissões de televisão ao vivo, como esportes e notícias.
Jogos com altos FPS proporcionam movimentos suaves, precisos e envolventes, enquanto jogos com baixos FPS podem resultar em atrasos, engasgos e uma experiência menos satisfatória. Ao escolher um monitor para jogos, é importante considerar a relação entre o FPS do jogo e a taxa de atualização do monitor (HZ).
Um cachorro consegue ver de 70 a 80 imagens por segundo, um gato vê 100 imagens; e o porquinho-da-índia 33 imagens por segundo. Nós enxergamos até 24 imagens por segundo.
Com 30 quilômetros por hora, o campo de visão é amplo. Com o aumento da velocidade, os olhos não percebem a redução. Ao chegar aos 60 km/h, há grande redução (veja na imagem abaixo).
No campo dos celulares, existem ainda o padrão de 120 Hz e 144 Hz — quanto maior o número, mais fluída é a imagem. Honestamente falando, a diferença é mais perceptível entre 60 Hz e 90 Hz, do que entre 90 Hz e 120 Hz.
Maior hertz faz diferença? Resumidamente, monitores com 60hz são indicados para jogadores casuais, aqueles com 144hz são para jogadores que pretendem elevar a gameplay a um bom nível, e os com 240 Hz são para aqueles que pretendem seguir caminho na estrada competitiva de jogos como o Counter-Strike 2, por exemplo.