Quantos funcionários pode ter um MEI?

Lembre-se: você como MEI pode ter apenas um empregado que ganhe salário mínimo ou piso da categoria, então a escolha deste empregado é muito importante para auxiliar no dia a dia da sua empresa. O cadastro é feito online pelo gov.br/esocial com os dados do empregador e do novo contratado.
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Sou MEI e tenho 2 funcionários.?

Conforme estabelecido pelo artigo 18-C da Lei Complementar 123/2006, que aborda o Simples Nacional, o Microempreendedor Individual (MEI) está autorizado a ter, no máximo, um empregado. Isso implica que, além do titular da empresa, é possível contratar apenas um funcionário.
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Quantos empregados pode ter um MEI em 2024?

O microempreendedor individual pode contratar até 1 (um) funcionário, e seu salário não pode ser superior ao piso da categoria ou ao salário mínimo nacional, o empregado receberá o que for maior.
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O que acontece se o MEI contratar mais de um funcionário?

O que acontece se contratar mais de um empregado? A princípio, caso o MEI contrate mais de um empregado, ele perderá o direito ao recolhimento tributário do MEI e deverá pagar impostos de acordo com as regras da categoria empresarial para a qual migrou, sendo possível o recolhimento pelo Simples Nacional.
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O que muda para o MEI 2024?

Novo teto do MEI 2024: nova proposta

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) desenvolveu uma nova proposta para elevar o limite MEI anual de R$81 mil para R$144,9 mil no dia 24/08/2023. No entanto, para a proposta ser válida, ainda é necessária a aprovação do Congresso Nacional.
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MEI pode CONTRATAR funcionário? 🤔 Como CALCULAR os CUSTOS da CONTRATAÇÃO? [EXEMPLOS PRÁTICOS]

Como ficou o limite do MEI para 2024?

Então, a média de faturamento mensal para MEI deve ser de até R$6.750 em 2024. Este valor mensal é uma média e pode variar de um mês para outro, mas é importante manter um controle rigoroso das finanças para garantir que o faturamento anual não exceda os R$81 mil.
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Qual o valor mensal do MEI para 2024?

Em 2024, o valor do DAS-MEI variará entre R$ 71,60 e R$ 76,60, dependendo da natureza da atividade empreendedora, distribuído da seguinte maneira: Comércio e Indústria (R$ 71,60) Serviços (R$ 75,60) Comércio e Serviços (R$ 76,60)
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Quanto custa um funcionário com salário mínimo 2024 MEI?

O custo de contratação de um funcionário pelo MEI, além do salário bruto, é de 11% sobre o salário mínimo vigente ou o piso da categoria com encargos legais. Desse valor, 8% são depositados no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e 3% vão para a contribuição previdenciária patronal.
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Quantos empregados um MEI pode ter?

Lembre-se: você como MEI pode ter apenas um empregado que ganhe salário mínimo ou piso da categoria, então a escolha deste empregado é muito importante para auxiliar no dia a dia da sua empresa. O cadastro é feito online pelo gov.br/esocial com os dados do empregador e do novo contratado.
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Qual o custo de um funcionário para o MEI?

O custo total da contratação de um funcionário pelo MEI é de 11% sobre o valor total da folha de salário: 3% referentes ao INSS e 8% ao FGTS. Assim, o custo para o MEI ter um funcionário em 2021 é de R$ 121,00 (cento e vinte e um reais).
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O que o MEI paga quando tem funcionário?

Ou seja, todo mês o MEI deverá descontar do funcionário de 8% a 11% do salário do mês e pagar através de Guia de Recolhimento Previdenciário junto com a cota patronal de 3%. Cadastro PIS: caso o empregado não possua matricula, o empregador deverá efetuar o cadastro para seu funcionário.
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Quantos anos de contribuição do MEI para se aposentar?

Ao completar a idade mínima , atualmente 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, e cumprir o tempo mínimo de contribuição exigido - sendo 180 meses (15 anos) para mulheres e 240 meses (20 anos) para homens, o MEI terá direito a esse benefício.
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Sou MEI quanto paga de imposto nota fiscal emitida?

Como é feito o cálculo de Imposto MEI Simples Nacional? R$ 5,00 de ISS, para prestadores de serviço; R$ 1,00 de ICMS, para comércio e indústria; 5% do valor do salário mínimo para INSS todas as empresas da categoria.
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Quantos funcionários o MEI pode ter em 2024?

Segundo a legislação, o MEI pode contratar apenas um empregado, que terá acesso a todos os direitos trabalhistas.
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Sou MEI, posso contratar meu filho?

O MEI pode registrar um parente de qualquer grau como funcionário, incluindo filho, cônjuge, marido, esposa, irmão, mãe, Isso porque, atualmente, não existe nenhuma restrição legal que impeça o MEI de empregar familiares.
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Quem é MEI tem direito a férias e décimo terceiro?

Não, um MEI que é contratado por uma empresa como Pessoa Jurídica (PJ) não tem direito ao 13º salário. Esse benefício é exclusivo para empregados com vínculo CLT. Contratos com Microempreendedores Individuais são acordos entre empresas e não geram os mesmos direitos trabalhistas que os contratos CLT.
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Sou MEI, posso contratar 2 funcionários?

Atualmente a Legislação permite ao MEI um faturamento de R$ 81.000,00 anuais, e a contratação de apenas um funcionário.
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O que mudou no MEI 2024?

Quais são as novas mudanças para o MEI em 2024? Com o Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/21, uma das mudanças mais esperadas é o aumento do limite de faturamento anual para até R$ 130 mil, o que poderia qualificar ainda mais o MEI como um regime atrativo para pequenos empresários.
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Quem paga MEI tem direito a FGTS?

Quem é MEI tem direito a FGTS? O Governo Federal não concede o benefício do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quem trabalha unicamente como microempreendedor individual. Para que o MEI ganhe o direito ao FGTS, é preciso a atuação simultânea no regime de carteira assinada.
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Sou MEI precisa de contador para registrar funcionário?

O MEI não precisa de contador, porém, essa modalidade também tem, sim, obrigações a cumprir. Todo ano, por exemplo, é necessário fazer a declaração MEI de seus ganhos. Além disso, é válido lembrar que o MEI tem a obrigação de emitir notas fiscais eletrônicas para pessoas jurídicas.
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Quem é MEI tem direito a férias?

O MEI não tem direito ao PIS, Programa de Integração Social. Também não tem direito a 13º salário, férias remuneradas, FGTS e seguro desemprego.
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Quanto de INSS é descontado do funcionário do MEI?

Além da contribuição previdenciária de 3% de responsabilidade do empregador, o MEI também deve depositar o FGTS, calculado à alíquota de 8% sobre o salário do empregado. Sendo assim, o custo total da contratação de um empregado pelo MEI é de 11% sobre o valor total da folha de salários (3% de INSS mais 8% de FGTS).
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Quem paga MEI tem direito a aposentadoria?

Para se aposentar por invalidez como MEI é preciso ter contribuído por 12 meses. Essa regra é válida caso o empreendedor não tenha sido vítima de acidente ou doença do trabalho.
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Quanto o MEI paga de INSS?

A contribuição mensal do MEI para o INSS é de 5% sobre o salário mínimo vigente. Com o salário mínimo de R$ 1.412,00, o valor da contribuição previdenciária mínima do MEI é de R$ 70,60.
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Quantas notas fiscais o MEI pode emitir por mês?

Não existe limite na quantidade de notas fiscais que o MEI pode emitir, a única regra é se manter dentro do limite de faturamento de até R$81 mil por ano. Caso o limite seja ultrapassado, é necessário migrar para outro regime empresarial.
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