4º A faixa elevada para travessia de pedestres pode ser implantada somente em trechos de vias que apresentem características operacionais adequadas para tráfego em velocidade máxima de 40 km/h, seja por suas características naturais, seja por medidas para redução de velocidade.
3º A faixa elevada para travessia de pedestres não deve ser utilizada como dispositivo isolado, mas em conjunto com outras medidas que garantam que os veículos se aproximem numa velocidade segura da travessia, tais como: o controle da velocidade por equipamentos, alterações geométricas, a diminuição da largura da via, ...
De modo geral, ficam localizadas antes do cruzamento com outra rua. Sua identificação consta de linhas brancas grossas e horizontais, que delimitam o espaço para a travessia segura.
I - Comprimento: igual à largura da pista, garantindo as condições de drenagem superficial; II - Largura da superfície plana (plataforma): no mínimo 4,00m e no máximo 7,00m, garantindo as condições de drenagem superficial.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) os pedestres têm prioridade sobre os veículos por serem os mais vulneráveis em casos de sinistros de trânsito. O artigo 70 diz que se o pedestre estiver atravessando a via sobre as faixas delimitadas para essa finalidade terá prioridade de passagem.
Noções sobre a faixa elevada de travessia de pedestres parte final
Qual é a regra da faixa de pedestre?
Atravesse sempre na faixa de pedestres. Respeite a sinalização de trânsito e só atravesse uma via na presença do sinal vermelho. Certifique-se de olhar para ambos os lados ao desembarcar de um veículo. Sempre olhe para ambos os lados antes de atravessar uma via.
Dessa forma, sim, estacionar em cima da sinalização horizontal é uma infração. E existem vários outros casos de infração que estão relacionados à faixa de pedestres, como: ultrapassar sobre a faixa, fazer retorno por cima da faixa e deixar de dar preferência ao pedestre.
Essa é a faixa mais importante, pois é aqui que garantiremos a circulação de todos os pedestres. Ela deve ter, no mínimo 1,20 m de largura, não apresentar nenhum desnível, obstáculo de qualquer natureza ou vegetação.
Embora não haja consenso na legislação sobre a distância exata, entre uma faixa de pedestre e outra, os especialistas apontam que a distância não deve ultrapassar os 500 metros e estes precisam estar em condições adequadas para o pedestre.
Quando há faixa de pedestres em até 50 metros de distância, deve-se atravessar por ela e, caso exista agente de trânsito, deve-se obedecer sua sinalização. Devido a importância da faixa, também é proibido estacionar sobre ela, o que é uma infração grave.
Seu padrão de traçado pode ser: Contínuo: são linhas sem interrupção pelo trecho da via onde estão demarcando; podem estar longitudinalmente ou transversalmente apostas à via. Tracejado ou Seccionado: são linhas interrompidas, com espaçamentos respectivamente de extensão igual ou maior que o traço.
Qual a distância da faixa de pedestre para a esquina?
Sendo assim, é proibido parar para pegar ou descer qualquer passageiro em cima da faixa de pedestres ou a menos de 5 metros da esquina, e o infrator estará sujeito a multa.
As faixas devem ser aplicadas nas laterais e na traseira do veículo, de forma a aumentar a visibilidade do veículo em condições de baixa luminosidade. São uma importante medida de segurança para aumentar a visibilidade de veículos e pessoas em condições de baixa luminosidade.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as faixas da esquerda são destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade. As faixas da esquerda são destinadas a ultrapassagem e ao deslocamento de veículos de maior velocidade.
A implantação só pode ocorrer em vias dotadas de calçadas para travessia de pedestres. A colocação de faixa elevada para travessia de pedestres sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via sujeita o infrator às penalidades previstas no § 3° do Art.
A utilização de faixas ou passagens a ele destinadas (faixa de pedestres, passarelas, passagens subterrâneas) somente é obrigatória, quando existir numa distância de até 50 metros de onde ele se encontra (se existir em uma distância maior, o pedestre não é obrigado a caminhar até a faixa ou passagem, para atravessar a ...
As medidas mais comuns são: 30X90cm, 60X90cm, 70X120cm, 80X120cm, 100X120cm, 100X150cm e 100X200cm. No entanto, nada impede que você opte por fazer a sua faixa em um tamanho personalizado. Dentre as especificações, uma boa alternativa é fazer faixas com mesh, que é como uma tela perfurada, onde a faixa é impressa.
“A faixa elevada serve para auxiliar os pedestres ao atravessarem uma determinada via, sem a necessidade de mudar o nível da calçada em que a pessoa se encontra, facilitando a mobilidade de quem tenha restrições físicas e utilizam cadeira de rodas, crianças e idosos, por exemplo”, explicou Hodislan Maciel.
Onde houver guia rebaixada destinada à entrada ou saída de veículos. Afastado mais de um metro da guia da calçada. Em estradas, rodovias e vias de trânsito rápido. Sobre faixa de pedestre, ciclovia, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público.
O pedestre é instruído a fazer a travessia na faixa, quando ela está presente em até 50 metros de distância. Porém, em casos em que não há faixa de pedestres, deve-se atravessar perpendicular ao eixo da via, e antes de atravessar, deve-se certificar que não há veículos passando.
Faixa de retenção exclusiva | nittrans. A Faixa de Retenção Exclusiva foi incorporada a nova lei de trânsito, que entrou em vigor em abril de 2021, e incluiu ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a definição de uma sinalização destinada exclusivamente para motocicletas, motonetas e ciclomotores.
Qual a distância entre uma faixa de pedestre é outra?
O texto determina que as passagens sejam demarcadas com distância mínima de seis metros em relação aos cruzamentos. O objetivo do projeto é possibilitar que os condutores consigam ter visibilidade para a travessia sem parar sobre a faixa de pedestres, evitando infração ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).