O Sela Brasil PU 40 é indicado para realizar trabalhos de colagem, selagem e vedação em diversas etapas de construção civil. Unindo diversos substratos como: aço, alumínio, vidro, aço galvanizado, fibra de vidro, plástico, zinco, materiais cerâmicos. Temperatura: Suporta trabalho entre -40 C a 80 C.
Temperatura Máxima Até 315°C Pode ser utilizado tanto na indústria automotiva como na construção civil. Possui excelente resistência a óleo de motor e óleos lubrificantes, pode ser aplicado em tampas de válvulas, caixas de câmbio, caixas de engrenagens, tampa de motores etc.
O PU40 é mais duro, possui efeito emborrachado é e comumente utilizado em locais que sofram menos movimentações. Já o PU30 possui consistência mais gelatinosa, podendo ser utilizado em locais que sofram maiores movimentações.
Com alto poder de aderência, o selante PU 30 ou 40 pode ser usado para fixação, colagem e vedação em uma variedade de substratos porosos e não porosos, tais como madeira, MDF, concreto e alvenaria, pedra natural, cerâmica e porcelanato, alumínio, aço natural e aço galvanizado.
Metais: capaz de aderir a metais como aço, ferro, alumínio e latão, entre outros; Plásticos: usada para colar plásticos como PVC, policarbonato, acrílico e ABS, entre outros.
Os selantes são classificados a partir da medida conhecida como dureza Shore, seguindo uma regra: quanto menor o número indicado, menor é a dureza do produto, ou seja, mais flexível ele é. Sendo assim, a diferença entre os selantes PU30 e PU40 está relacionada à elasticidade. Ou seja, o PU30 é mais flexível que o PU40.
Os dois são usados para os fins descritos acima, porém o PU 40 foi desenvolvido para oferecer maior resistência garantindo uma boa elasticidade. Um PU 55, por exemplo, terá sim uma resistência maior que o 40, porém já não tem a mesma elasticidade.
Esses plásticos de temperatura ultra-alta incluem; Vespel®, Torlon®, PEEK, Teflon®, Meldin® e Celazole®. Para aplicações de temperatura ainda mais altas, oferecemos materiais cerâmicos e compostos, como Macor®, Alumina e Nitreto de Boro, que operam a 1000° C ou mais.
Amolece a partir de 62°C; à 180°C fica pastoso e, a 220°C carboniza. O material deverá ser transportado ao abrigo do Sol, chuva e outras intempéries, cuja temperatura de exposição não deverá ultrapassar a 50°C. Evitar batidas, principalmente em partes pontiagudas, evitando-se assim o amassamento e furos no produto.
Possui temperatura máxima de trabalho de 90°C. Uma das vantagens do poliuretano é a resistência ao ozônio e boas propriedades em baixa temperatura (até -25°C).
Qual é a diferença entre silicone e PU? A diferença está na composição, mas basicamente o PU (poliuretano) não tem a flexibilidade do silicone, sendo mais duro, por isso não é indicado para vidros para evitar trincar o material.
Para áreas externas com alta incidência de sol ou muito movimentadas o poliuretano pode ter seu tempo útil reduzido. Já em áreas internas e com pouca movimentação o material pode durar ainda mais tempo. Entretanto, mesmo nessa diante dessas adversidades, o poliuretano pode durar anos sem a necessidade de refazê-lo.
O PU 40 da Tekbond tem base de poliuretano e é ideal para ser usado em juntas de dilatação, junções de placas metálicas (calhas, rufos e pingadeiras), na instalação de soleiras de portas, preenchimento de rachaduras/tricas, lajes, pré-moldados, peças e painéis de madeira, locais ou peças submetidas à trepidação, ...
O PU 40 da Tekbond tem base de poliuretano e é ideal para ser usado em juntas de dilatação, junções de placas metálicas (calhas, rufos e pingadeiras), na instalação de soleiras de portas, preenchimento de rachaduras/tricas, lajes, pré-moldados, peças e painéis de madeira, locais ou peças submetidas à trepidação, ...
Caso a cola ainda não esteja seca, é possível tentar realizar sua retirada utilizando álcool ou acetona, tirando assim todo e qualquer vestígio. Caso a cola que está em contato com as mãos já esteja seca, é indicado que se deixe a área submersa em uma mistura de água morna com sabão em pó por alguns minutos.
- Os selantes de silicone proporcionam menor consumo em relação aos selantes orgânicos (PU). - Após 100 dias (2.400 horas) de exposição a UV em testes acelerados de intempéries e estabilidade térmica, o selante de uretano deteriora, ao passo que o selante de silicone permanece inalterado.
O Selante PU 60 Piso, da Wurth, é um produto ideal para o selamento de juntas longitudinais e de controle em pisos de concreto, juntas (de movimentação, periféricas, entre outras). É durável, fácil de aplicar e isento de solvente. O Selante PU 60 Piso aceita pintura, não escorre e é resistente a intempéries.
Já o PU30 significa que por ter uma capacidade de movimentação 30, ele possui uma textura mais elástica que é mais resistente à quebras - fazendo dele a opção ideal para juntas e vedações de esquadrias, calhas, rufos, janelas, entre outros.
Adere perfeitamente em cerâmica, porcelana, madeiras, metais, concreto, vidros, mármore, entre outros. É antifungo, com resistência às ações do tempo como sol, chuva e maresia, a vibrações e a diferentes condições atmosféricas. Portanto pode ser usado em áreas internas ou externas.
PREPARO DA SUPERFÍCIE: A superfície deve estar seca, limpa, livre de pó e óleos. Remover todos os resíduos de materiais, especialmente os que não estão aderidos suficientemente às camadas (lixar, se necessário). Limpar e desengordurar a superfície com álcool isopropílico e a manter seca antes da aplicação.