A legião era um corpo que poderia ter em torno de 4 a 5 mil homens divididos em até 10 coortes; cada coorte poderia ser dividida em 6 centúrias, cada uma comandada por um centurião, soldados com muitos anos de experiências, normalmente promovido das frentes (KEPPIE, 1996, p. 372).
A Legião Romana (do Latim legio) era a maior unidade militar do exército romano, contando com mais de 3 000 homens (os legionários) em suas fileiras no início da Era Republicana, chegando posteriormente a ter mais de 5 200 soldados no período do Império, consistido de centúrias como a unidade básica.
palavra original é, fundamentalmente, o de indicar uma grande quantidade de entidades e não o padrão romano de “legião”, que era uma unidade do exército constituída por seis mil homens.
A unidade básica do Exército da Roma antiga era uma força armada com 6 mil homens, que se destacava pelos movimentos rápidos e flexíveis. A maior arma dessa força armada era a quantidade de integrantes: uma legião podia ser formada por até 6 mil homens!
Um dos maiores mistérios do período romano é o desaparecimento da Legio IX Hispana, que desapareceu por volta de 120 d.C. O primeiro registro do aparecimento da Nona foi durante o cerco de Asculum na Guerra Social. Durante as Guerras Gálicas e a Grande Guerra Civil Romana, a Nona foi incorporada por Júlio César.
Nesse sentido, o exército romano foi uma das bases para o desenvolvimento da civilização romana desde seu início. Durante a Monarquia e parte da República, o exército era comandado pelos patrícios, e o recrutamento era feito de forma obrigatória, principalmente entre os camponeses.
O exército romano era a força militar mais temível e eficaz do mundo antigo. Um soldado romano se diferenciava de um soldado de outro lugar, pois era muito bem treinado, tinha as melhores armas e as melhores armaduras.
Um soldado romano era submetido a rigorosos treinamentos; a disciplina era a base para o sucesso do exército. Os soldados eram constantemente treinados com armas e especialmente treinados em marchas, marchas forçadas com toda a carga que um soldado pudera carregar e em formação de guerra.
Entre os romanos uma legião se compunha de uma tropa de seis mil homens de infantaria ou da cavalaria. Doze legiões seriam 72 mil anjos, que poderiam ter livrado a Jesus dos soldados romanos.
Os pretores eram os magistrados que tratavam das questões jurídicas. Esses eram divididos em pretores urbanos, responsáveis pela justiça na cidade, e os pretores peregrinos, que tratavam da justiça no meio rural e entre os estrangeiros.
Centúria era uma unidade de infantaria do exército romano, que constituía as coortes romanas, que continha oitenta legionários, correspondendo a dez contubérnios (a unidade mínima do exército romano, constando de oito soldados a dez).
A legião era um corpo que poderia ter em torno de 4 a 5 mil homens divididos em até 10 coortes; cada coorte poderia ser dividida em 6 centúrias, cada uma comandada por um centurião, soldados com muitos anos de experiências, normalmente promovido das frentes (KEPPIE, 1996, p. 372).
Com o tempo, o crescimento das forças armadas não parou: com Septímio Severo (145-211) o exército somava 442 mil unidades, enquanto no século III a máquina de guerra atingiu cerca de 500 mil soldados, dos quais 200 mil legionários.
"Estas armaduras pesam entre 30 e 50 kg, é uma fração muito grande do peso do corpo da pessoa que a estava usando", disse o pesquisador britânico Graham Askew, que conduziu o estudo. No século 15, as armaduras eram construídas a partir de placas de aço interligadas, que cobriam o soldado da cabeça aos pés.
O centurião seria o equivalente ao posto de capitão, na hierarquia militar no exército de um qualquer país. Responsável pelos tribunos, Centuriões-Chefe e contingente de cavalaria.
No ano de 117, a Nona Legião Hispânica do Império Romano se perdeu nas neves da Caledônia, atual Escócia, para entrar na História. E na lenda: nunca mais se teve notícia do batalhão que servia na fronteira do Reino Unido.
De qualquer forma, o efetivo regular que compõem essa unidade das Forças Armadas está entre 500 a 1000 militares. Além disso, dependendo da brigada enquadrante, a unidade contará com diversos apoios para o combate.
Legião foi o demônio que possuía um (segundo Marcos e Lucas) ou dois (segundo Mateus) homens e que passou a habitar uma vara de porcos após o encontro com Jesus Cristo na região ao Leste do Mar da Galileia (vide Jesus exorcizando o geraseno).
Em 15 de março de 44 a.C., o chefe militar e ditador romano Júlio César é assassinado por 60 membros do Senado, segundo os quais ele governava de forma autocrática e autoritária. É o fim da República e começo do Império. Veni vidi vici – vim, vi e venci – é uma de suas frases célebres.