Quantos Hz é bom para jogar? Para uma experiência de jogo fluida, o ideal é superar os 60 Hz. Os 120 Hz ou 144 Hz oferecem uma jogabilidade mais suave, especialmente em jogos de ação rápida. Gamers competitivos geralmente preferem monitores de 240 Hz para melhor desempenho.
Maior hertz faz diferença? Resumidamente, monitores com 60hz são indicados para jogadores casuais, aqueles com 144hz são para jogadores que pretendem elevar a gameplay a um bom nível, e os com 240 Hz são para aqueles que pretendem seguir caminho na estrada competitiva de jogos como o Counter-Strike 2, por exemplo.
Para quem joga com console, uma tela de 240 Hz não é necessária, sendo mais do que suficiente uma de 144 Hz. de 144 Hz é super adequado, especialmente para jogar games de ação ou aventura, que não exigem uma taxa de atualização muito alta.
Caso você ainda não tenha tido a experiência de ter um monitor de 144Hz, a diferença entre ele e o 240Hz será extremamente perceptível por conta do salto de tecnologia que você irá sentir na hora de jogar.
Um monitor de 144Hz ou 240Hz devem ser o sweet spot em ganhos de desempenho e custo. Mas um fator importante a ser considerado é o hardware para jogar em alta taxa de quadros.
Uma TV que possua uma taxa de atualização máxima de 60 Hz exibirá um jogo rodando a 120 quadros por segundo respeitando seu limite. Ou seja, a 60 quadros por segundo, independente da fonte, se um videogame, um PC de ponta ou um serviço de streaming.
É por isso que celulares, notebooks, monitores e TVs com taxas de 90 Hz ou superior costumam ser indicados para jogos, já que esse tipo de conteúdo costuma ter cenas muito movimentadas. Uma taxa de atualização elevada ajuda o jogador a melhorar o desempenho em razão da percepção mais apurada das ações no game.
Quanto maior for a frequência de uma onda sonora, mais agudo será o som, que será denominado de som alto. Em contrapartida, quanto menor for a frequência das ondas sonoras, mais grave será o som, que será denominado de som baixo.
Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e selecione "Configurações de exibição". Em seguida, clique em "Configurações avançadas de exibição" e selecione a guia "Monitor". Verifique se a taxa de atualização está definida para 240Hz.
Boa parte das televisões e monitores tem como frequência nativa os 60Hz de taxa de atualização, significando que a é a imagem é atualizada 60 vezes por segundo.
A quantidade de Hz em um monitor refere-se à sua taxa de atualização, ou seja, quantas vezes a imagem na tela é renovada por segundo. Monitores com taxas de atualização mais altas oferecem transições e movimentos mais suaves e naturais, sendo especialmente úteis para jogos e visualização de filmes.
Se você busca alta performance, é bom ter pelo menos 144 de FPS no VALORANT. Se você apenas quer rodar o VALORANT “liso”, recomendamos pelo menos 60 de FPS.
Além de afetar a capacidade de resposta, uma baixa taxa de quadros também pode afetar a experiência visual, especialmente se o jogo for baseado em animação e tiver recursos gráficos avançados. Portanto, os jogos rodam melhor com uma taxa de quadros mais alta, sendo 60 considerado ótimo e 30, o valor mínimo aceitável.
Isso pode significar, por exemplo, que jogos reproduzidos a resoluções entre 1080p e 1440p com 30 FPS no PS5 comum podem ser melhorados no PS5 Pro para resoluções entre 1280p e 2160p — no entanto, mantendo os 30 FPS.
O olho humano é capaz de enxergar de 30 a 60 FPS. Até então a ciência não possui um grau definido da resolução do olho humano, estudos indicam que ela pode variar de indivíduo para indivíduo, de acordo com a necessidade e adaptação desses.
Em decorrência do comprimento da luz máximo e mínimo visíveis e da própria estrutura do olho, o menor tamanho que podemos enxergar é de cerca de 100 micrômetros (100.10-6 m), aproximadamente o diâmetro de um fio de cabelo.