O ouvido humano é capaz de perceber sons de frequências entre 20 Hz e 20 000 Hz, embora estes limites não sejam absolutos. Abaixo e acima desta faixa estão infrassom e ultrassom, respectivamente.
No homem, as pregas vocais são mais grossas e mais elásticas e vibram em torno de 125 vezes por segundo (125Hz). Na mulher, as pregas são mais finas e tensas e, como conseqüência, vibram com maior freqüência (250Hz).
A teoria por trás da afinação em 432 Hz é que essa frequência é mais natural e harmoniosa com a vibração do universo e da natureza. Alguns defensores da afinação em 432 Hz afirmam que ela pode ter efeitos positivos sobre a saúde mental e emocional, bem como aumentar a sensação de calma e relaxamento.
Observa-se que a frequência de 528Hz pode possuir propriedades restauradoras e consegue influenciar positivamente até mesmo o DNA humano. Frequências como essa são frequentemente aplicadas na medicina alternativa com o objetivo de alcançar harmonia entre corpo e mente.
Maior hertz faz diferença? Resumidamente, monitores com 60hz são indicados para jogadores casuais, aqueles com 144hz são para jogadores que pretendem elevar a gameplay a um bom nível, e os com 240 Hz são para aqueles que pretendem seguir caminho na estrada competitiva de jogos como o Counter-Strike 2, por exemplo.
Os cães conseguem ouvir muito melhor os sons agudos. Eles possuem alta frequência, com mais de 2000 Hz. Como exemplo, temos o choro dos bebês, o chilreio dos pássaros e os apitos. Chamados de ultrassom, os sons acima de 20.000 Hz não são ouvidos pelos humanos, mas os cachorros escutam até 65 mil Hz.
Medido em Hertz (Hz), este valor indica quantas vezes por segundo o dispositivo comunica-se com o PC. Por exemplo, um polling rate de 1000Hz significa que o dispositivo envia informações ao computador 1000 vezes por segundo.
Atualmente, o Decreto 5.296/2004 restringe a deficiência auditiva à perda bilateral, parcial ou total, de 41 decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz.
Em uma frequência de 1000 Hz, o ouvido humano suporta sem dor até a intensidade de 120 dB. Acima deste valor, os sons são nocivos e podem destruir de forma irreversível as estruturas do ouvido interno. Estar exposto a níveis sonoros superiores a 90 dB por mais de 4 horas já é altamente prejudicial.
A frequência de 963 Hz é conhecida como a "frequência de Solfeggio de Deus" e é considerada uma frequência de cura e despertar espiritual. Não há uma música específica que deva ser cantada nessa frequência, mas existem algumas práticas que podem ajudar a incorporá-la em sua vida.
É interessante notar que na direção longitudinal, ou seja, dos pés à cabeça, o corpo humano é mais sensível à vibração na faixa de frequência de 4 a 8 Hz. Enquanto na direção transversal, o corpo é mais sensível à vibração na faixa de frequência de 1 a 2 Hz.
Dependendo das condições de iluminação, do campo da visão (periférica ou central), do ângulo aparente do objeto sujeito à cintilação, e do próprio indivíduo, esta freqüência varia de 15 a 100 Hz aproximadamente.
O ouvido de um bebê percebe frequências entre 20 Hz até 20 000 Hz; enquanto o ouvido de um humano adulto percebe entre 20 Hz e 16 000 Hz. O ultrassom, o infrassom e outras vibrações físicas como vibrações moleculares encontram-se fora deste intervalo.