Dessa forma, nossos olhos são capazes de captar apenas um pequeno intervalo de frequência das ondas eletromagnéticas – entre 750 nanômetros (7,5.10-7 m) e 400 nanômetros (4,0.10-7 m), referentes ao vermelho e ao violeta –, ao qual damos o nome de espectro visível.
Dependendo das condições de iluminação, do campo da visão (periférica ou central), do ângulo aparente do objeto sujeito à cintilação, e do próprio indivíduo, esta freqüência varia de 15 a 100 Hz aproximadamente.
Você sabia que o olho humano possui, aproximadamente, 576 megapixels de resolução? 🔎 ➡Mesmo que as câmeras possuam tecnologia de ponta como várias opções de ISO, foco, diafragma (lâminas que regulam a passagem de luz), nossos olhos ainda são superiores a qualquer câmera fotográfica.
Maior hertz faz diferença? Resumidamente, monitores com 60hz são indicados para jogadores casuais, aqueles com 144hz são para jogadores que pretendem elevar a gameplay a um bom nível, e os com 240 Hz são para aqueles que pretendem seguir caminho na estrada competitiva de jogos como o Counter-Strike 2, por exemplo.
Geralmente, os olhos processam um espectro de luz entre 380 e 780 nanômetros. Eles não percebem luzes de ondas mais curtas (UV) e mais longas (infravermelho), ou seja, tudo o que está abaixo e acima do espectro de luz visível.
Em decorrência do comprimento da luz máximo e mínimo visíveis e da própria estrutura do olho, o menor tamanho que podemos enxergar é de cerca de 100 micrômetros (100.10-6 m), aproximadamente o diâmetro de um fio de cabelo.
- O olho humano é limitado a enxergar 24 quadros (frames) por segundo (FPS). Então, por que as grandes produtoras de jogos eletrônicos, câmeras de vídeos, smartphones e cinema desenvolvem projetos que gravam e reproduzem a taxas acima de 24 FPS?
Num ser humano, cuja visão seja considerada normal, o campo visual cobre cerca de 180 graus. O olho humano pode focalizar objetos muito distantes ou objetos que estejam bem próximos, a até 25 cm do olho, variando a distância focal do cristalino.
Um cachorro consegue ver de 70 a 80 imagens por segundo, um gato vê 100 imagens; e o porquinho-da-índia 33 imagens por segundo. Nós enxergamos até 24 imagens por segundo.
Mais fps dá uma maior sensação de fluidez… e uma menor sensação de atraso na resposta aos comandos. E isso percebe-se facilmente vendo o efeito no ecrã de diferentes cadencias de fotogramas.
O olho humano é capaz de enxergar de 30 a 60 FPS. Até então a ciência não possui um grau definido da resolução do olho humano, estudos indicam que ela pode variar de indivíduo para indivíduo, de acordo com a necessidade e adaptação desses.
Por causa da curvatura da Terra, nosso olho é capaz de enxergar, no máximo, até 5 km de distância. Mas isso, claro, depende de diversos fatores, como saúde ocular, luminosidade, obstáculos visuais etc.
No olho humano, o papel do photosite é desempenhado por cones e bastonetes, dois tipos de células fotossensíveis distribuídos ao longo da retina. Nos dois olhos temos cerca de 250 milhões dessas células e, portanto, podemos captar 250 milhões de pontos luminosos. Ou 250 megapixels.
Os nossos olhos não vêm em FPS, nós temos a percepção através do espaço-tempo. Nós usamos milissegundos para descrever o tempo num segundo, não frames per second. Se o olho humano não for capaz de processar mais de 30FPS porque os jogadores ainda querem 60FPS, eles desejam aumentar a capacidade de visualização?
A vista sobreposta dos olhos humanos cobre um ângulo de cerca de 130 graus em média. No entanto, o ângulo central da vista que impacta a percepção é em torno de 40 a 60 graus.
Dessa forma, nossos olhos são capazes de captar apenas um pequeno intervalo de frequência das ondas eletromagnéticas – entre 750 nanômetros (7,5.10-7 m) e 400 nanômetros (4,0.10-7 m), referentes ao vermelho e ao violeta –, ao qual damos o nome de espectro visível.
As coisas que enxergamos a olho nu são consideradas macroscópicas e o nosso olho só tem a capacidade de ver até 100 micrômetros (10-4 m), o que for menor que isso é microscópico e só pode ser observado com o auxílio de uma ferramenta óptica.
Já se perguntou porque não enxergamos muito bem no escuro? A resposta se dá através de dois tipos de células que são responsáveis pela nossa capacidade de enxergar: cones e bastonetes. Os cones são responsáveis pela visão de cores, e os bastonetes, pela melhor capacidade de enxergar no escuro.
Mas, o que provavelmente quase ninguém sabe é que o músculo responsável por fazer o olho piscar é o mais rápido de todo o corpo humano. Traduzindo essa informação em números, uma piscada dura cerca de 100 a 150 milissegundos. Assim, o olho consegue piscar em torno de 5 vezes em apenas 1 segundo.
O espectro visível diz respeito às ondas eletromagnéticas cujas frequências são localizadas entre o infravermelho e o ultravioleta. Essas ondas, que têm frequências que se estendem de 4,3.1014 Hz até 7,5.1014 H, são aquelas que podem ser percebidas pelo olho humano e interpretadas pelo cérebro.
A fotopsia acontece quando o vítreo (fluido gelatinoso que preenche grande parte da cavidade interna do olho) fricciona ou pressiona a retina, fazendo com que os fotorreceptores sejam ativados e, com isso, resultando na sensação de flashes luminosos.