De acordo com dados publicados pela Adobe, 64% dos jovens utilizam o TikTok como ferramenta de pesquisa. Existem muitos estereótipos sobre os jovens nascidos entre 1995 e 2010.
Dados da TIC Kids Online Brasil 2023 revelam que 63% das crianças e adolescentes têm acesso ao TikTok. Outro relatório da Reuters Institute Digital News indica que 1 em cada 5 jovens, entre 18 e 24 anos, busca informações apenas pelo TikTok.
Com 98,6 milhões de usuários ativos no TikTok, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking de países com mais contas na rede social, segundo dados DataReportal do início de 2024.
Segundo dados da própria plataforma, 66% dos usuários do TikTok têm menos de 30 anos. Além disso, a grande maioria das pessoas que usam a rede têm entre 16 e 24 anos.
Qual o impacto do TikTok no comportamento dos jovens?
Comentários rápidos e julgamentos instantâneos podem resultar em bullying online, afetando a saúde mental dos jovens. Além disso, a pressão para se enquadrar em padrões estéticos ou comportamentais específicos, muitas vezes destacados na plataforma, pode criar uma sensação de inadequação.
O TikTok tem 1 bilhão de usuários ativos mensais (MAU's). Dos 4,8 bilhões de usuários da Internet em todo o mundo, 20,83% usam o TikTok. Dos 4,48 bilhões de usuários ativos de redes sociais, 22,32% usam o TikTok regularmente.
As pessoas ficaram, em média, 112 minutos por dia no app, uma alta de 5% em relação a 2022. O público infanto-juvenil ficou 60% do tempo a mais na plataforma chinesa do que no YouTube, até pouco tempo o site mais acessado por esse grupo.
A função básica do TikTok é que os usuários possam filmar vídeos de si mesmos dublando, dançando ou atuando. Geralmente, os vídeos têm, em média, 15 segundos de duração — podendo chegar até três minutos — e podem ser editados e personalizados com uma variedade de ferramentas.
A atividade mais realizada pelos jovens na internet é ouvir música (87%); seguida por assistir vídeos, filmes ou séries (82%); pesquisa para trabalhos escolares (80%); envio de mensagens instantâneas (79%); pesquisa por iniciativa própria (65%); conversas por chamadas de vídeo (32%).
Criada na China, a rede social de vídeos está crescendo mundo afora e, cada vez mais, conquistando o público entre 13 e 24 anos. Hoje, ela já é a 4º maior rede social em termos de usuários, atrás apenas de gigantes como Facebook e Instagram.
A plataforma, por ser dinâmica e acessível, permitiu que muitas pessoas criassem e compartilhassem vídeos curtos que rapidamente se tornaram virais. Seu algoritmo, diferente do Instagram, facilitou esse processo. É pensando nisso que o Opinion Box, mais uma vez, pesquisou os hábitos dos usuários de TikTok no Brasil.
O WhatsApp reúne 78% desses usuários, o Instagram 64% e o TikTok 60%. Já o Facebook possui 47% de consumidores crianças e adolescentes. A rede mais usada na faixa de 9 a 12 anos é o TikTok. Já entre os mais velhos, ou seja, de 13 a 17 anos, é o Instagram.
WhatsApp, YouTube, Instagram e TikTok são os apps mais populares entre adolescentes brasileiros. O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado por adolescentes brasileiros entre 13 e 16 anos de idade.
Isso porque somos influenciados pelo viés cognitivo da unidade, tendência do cérebro humano a querer terminar a atividade que começou. Sendo assim, ao terminar de assistir cada vídeo, mais dopamina é liberada para o usuário.