E também Israel, como nação, todas as nações da terra e os anjos caídos terão um justo julgamento. Assim como na terra existem tribunais ou juízos diferentes assim também a Bíblia revela sete julgamentos divinos.
Os justos, porém, depois do Juízo Final, viverão eternamente em uma nova terra, em novos céus: "Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça." (II Pedro 3:13), que, segundo as escrituras, se constitui no Reino de Deus realizado na sua plenitude e perfeição.
Jesus passou por dois julgamentos: um religioso, perante o Sinédrio, e outro político, diante de Pilatos. As acusações políticas eram: sedição, declarar-se rei e incitar o povo a não pagar impostos a César.
O Juízo Final, realizado por Jesus no último dia, com a separação de eleitos e condenados, conforme narra o evangelho de Mateus foi associado ao Apocalipse. O texto de Mt 25,34.34 diz: “Vinde, benditos de meu Pai, recebei por herança o Reino preparado para vós desde a fundação do mundo”.
O ÚLTIMO DIA DO JULGAMENTO SERÁ ASSIM PARA OS CRISTÃOS - Veja Isso Urgentemente!
Quanto tempo durará o julgamento final?
A configuração "100 segundos para a meia-noite" permaneceu inalterada em 2021 e 2022. Em 24 de janeiro de 2023, o Relógio foi movido para 90 segundos (1 minuto e 30 segundos) antes da meia-noite, o que significa que a configuração atual do Relógio é o mais próximo que já esteve da meia-noite desde sua criação em 1947.
Na narrativa dos evangelhos canônicos, após sua prisão, Jesus é levado ao Sinédrio, uma instituição judicial judaica. Do ponto de vista histórico, na época da história, esta instituição tomava a forma de uma reunião ad hoc (formada por ocasião de um evento) ao invés de uma "corte" fixa.
O que aconteceu com Pilatos depois da morte de Cristo?
Pilatos é levado como prisioneiro com ela a Roma para ser julgado, mas toda vez que o imperador vê Pilatos para condená-lo, sua raiva se dissipa. Isso se revela porque Pilatos está vestindo o casaco de Jesus; quando o casaco é removido, o imperador o condena à morte, mas Pilatos comete suicídio primeiro.
Seremos também julgados pelo “livro da vida” que é mantido nos céus (ver D&C 128:6–8). “Todos nós (…) compareceremos ante o 'tribunal do Santo de Israel (…), então (…) [seremos] julgados de acordo com o santo julgamento de Deus' (2 Néfi 9:15.)
A Segunda Vinda e Advento do Cristo não será em um corpo físico, mas nos novos corpos e almas de cada indivíduo na Região Etérica do Planeta onde o homem "será arrebatado nas nuvens ao encontro do Senhor nos ares." O "dia e hora" em que se dará esse evento, como descrito na Bíblia, não é do conhecimento humano.
O Relógio do Juízo Final, também conhecido como “Doomsday Clock”, está funcionando há 76 anos. Mas esse não é um relógio qualquer. Ele tanta avaliar o quão perto a humanidade está de destruir o mundo. Após 2022, o relógio foi acertado em 100 segundos para a meia-noite; a mesma hora de 2020.
Diferentemente daqueles que serão julgados e condenados em razão de viverem uma vida de pecados e distantes de Deus, no Tribunal de Cristo, os cristãos salvos terão as suas obras julgadas (Rm 14.10).
Jesus Cristo nos julgará por atos, palavras e coração. Seremos julgados pelo que fizemos ao próximo, a nós mesmos e a Cristo. Não escaparemos em nada. Cada um de nós receberá a recompensa sobre cada feito.
Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que julgará todos os seres humanos, tanto os que estiverem vivos como os que estiverem mortos, eu ordeno a você, com toda a firmeza, o seguinte: por causa da vinda de Cristo e do seu Reino, pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não.
Eclesiastes 12:14 Nova Versão Internacional - Português (NVI) Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, até mesmo tudo o que está escondido, seja bom, seja mau.
É tradicional a interpretação de que as passagens de Mc 3,28-29, Mt 12,31-32 e Lc 12,10 retratam a “blasfêmia contra o Espírito santo” como o pecado impossível de perdoar: o “pecado imperdoável”.
O Catecismo da Igreja diz que Jesus pode voltar a qualquer momento, mas ninguém sabe quando: “A partir da Ascensão, o advento de Cristo na glória é iminente, embora não nos 'caiba conhecer os tempos e os momentos que o Pai fixou com sua própria autoridade' (At 1,7).
A Bíblia diz que o Juízo Final vai acontecer no fim dos tempos, depois da segunda vinda de Jesus. O Juízo Final é um tribunal: Deus será o juiz e todas as pessoas que alguma vez existiram serão julgadas. Todos ressuscitarão para esse julgamento.
O Juízo é realizado em três fases: a) “Investigação”: Teve início em 1844 e terminará pouco antes da volta de Cristo (Dn 8:14; 9:24-27). b) “Comprovação”: Ocorrerá durante os mil anos (Ap 20:4; 1Co 6:2). c) “Execução”: Juízo final que ocorrerá após os mil anos (Ap 20:7-10).
No dia da morte ou no dia do Juízo Final? De acordo com a Bíblia, no dia do Juízo Final, comparecerão diante de Cristo todos os seres humanos, sem exceção ( 2 Coríntios 5.10; Romanos 14.10), tanto os vivos como os mortos ( Atos dos Apóstolos 10.42 ), de corpo e alma ( 1 Coríntios 15 ).