Consumo Graute: SikaGrout®-250 : 2088 kg/m³ (84 sacos para cada 1m³). Nota: A quantidade de água poderá variar em função da consistência dese- jada na aplicação e fatores como temperatura, vento, dosagem de pedris- co, etc.
Recomenda-se como estimativa inicial usar fgk = 2 x fbk (resistência características do graute o dobro da resistência característica do bloco). O graute deve trabalhar com resistência próxima à do material constituinte para se aproximar do seu módulo de elasticidade.
Consumo Graute: SikaGrout®-250 : 2088 kg/m³ (84 sacos para cada 1m³). Nota: A quantidade de água poderá variar em função da consistência dese- jada na aplicação e fatores como temperatura, vento, dosagem de pedris- co, etc.
O graute é composto por água, areia, cimento e pedras pequenas (normalmente brita zero). Nele pode (e é recomendável) acrescentar alguns aditivos industrializados para fazer a regulagem da densidade da mistura.
Para utilização como concreto adicionar 3 litros de água para 20 kg da Mistura de GRAUTE mais 50% de brita zero ou 25% de brita 01 até obter mistura homogênea, sem a presença de grumos secos. A mistura pode ser manual ou mecânica. O GRAUTE deve ser lançado até no máximo 30 minutos, após este prazo a fluidez diminui.
Cura: Após a finalização dos trabalhos, preserve as formas por, no mínimo, 24 horas e aplique membrana de cura química da linha Quartzolit ou promova a cura úmida por, no mínimo, 3 dias. Não aplique os produtos sob insolação direta e, se necessário, utilize anteparos.
Descrição: Graute pré-dosado, composto de cimento Portland, areia com granulometria selecionada e aditivos especiais. Pronto para utilização, bastando adição de água na proporção adequada para obtenção da consistência e desempenhos mecânicos característicos.
O produto já vem pronto para uso e pode suportar cargas superiores a 100 MPa, ideal para o grauteamento de torres eólicas e uso diversos em grandes obras.
Com a superfície na condição saturada e seca, executar o lançamento do VEDACIT GRAUTE de forma contínua sempre por uma das extremidades da estrutura. Para espessuras maiores do que 60 mm, adicionar até 30% de brita 0 ou brita 1 em massa.
Realizar a desforma após 24 horas. Em seguida iniciar a cura úmida durante no mínimo 3 dias, ou aplicar membrana de cura. Com adição de Brita I e de água pode acontecer certo retardamento do endurecimento do material. Nesses casos, recomenda-se realizar a desforma com maiores cuidados ou num tempo superior a 24 horas.
O graute é um tipo específico de concreto utilizado para preencher espaços vazios de blocos e canaletas, visando aumentar a capacidade portante da estrutura. Com consistência mais fluida, o graute garante alta resistência e expansão controlada.
O processo de grauteamento é feito depois que as paredes são levantadas e serve para preencher as cavidades dos blocos de cerâmica. É de extrema importância, afinal, reforça a estrutura e permite que a distribuição de cargas na alvenaria seja uniforme.
Existem dois tipos de graute, sendo eles o mineral e o orgânico. O graute mineral é o mais utilizado em obras, com uma composição à base de Portland e aditivos como calcário, sílica e outros materiais. Já o graute orgânico possui aplicações um pouco mais específicas, sendo utilizado em preenchimentos de fissuras.
É uma argamassa de reparo à base de cimento, areia, agregados e aditivos com consistência tixotrópica de alta resistência para fixação de equipamentos e reparos em concretos.
Além disso, ele também pode ser usado para chumbar tirantes, fixar equipamentos ou preencher colunas de alvenaria estrutural. Dessa forma, fica claro que o graute é uma composição usada na estrutura, seja para preencher vazios ou dar reforço a certas partes da edificação.
Material indicado para preenchimento de espaços vazios em estruturas, o graute é uma argamassa semelhante ao concreto autoadensável. Ambas as soluções dispensam a vibração, mas se diferenciam devido às dimensões dos agregados que são utilizados nas misturas.
O Graute é um tipo específico de concreto ou argamassa de alta resistencia usado para preencher espaços vazios de blocos e canaletas, com o objetivo de aumentar a capacidade portante.
Para ilustrar, o traço 1: 2: 3: 0,55 que dizer uma parte de cimento para 2 partes de areia para 3 partes de brita e a/c 0,55. A relação água cimento é um valor proporcional entre a resistência e ao fck do cimento, essa relação é capaz por meio da Curva de Abrams (disponível no material de apoio).